terça-feira, 6 de maio de 2014

as vantagens de se fazer o que gosta

como todo estudante do ensino médio, minha maior vontade era sair logo da escola e entrar na faculdade pra estudar só as matérias que eu havia, de certa forma, escolhido. em algum momento do colegial (final do segundo/começo do terceiro ano, talvez), eu decidi por qual caminho ia seguir. coloquei na cabeça o curso, a futura profissão e falei "letras, here i go" :)
aí chegou a fase pré vestibular, eu tive que estudar todas as matérias e fiquei louca. tudo bem que eu praticamente deixei física e matemática de lado (porque convenhamos que eu não sou obrigada), mas nesses meus estudos eu peguei gosto pela biologia e pela geografia e acabei por estudar mais em 3 meses do que em 3 anos (¯\_(ツ)_/¯). e eu sempre dei mais atenção pra química do que pra todas as outras matérias (com exceção de português e inglês), porque química é amor. então digamos que eu estivesse estudando muito, mas só as partes que me interessavam. e mesmo sabendo que isso provavelmente não seria o suficiente e tentando dar o meu melhor pra estudar além, eu não conseguia. focava no que me agradava e fim.
faltando 2 semanas pra segunda fase do vestibular, eu tive uma crise existencial do tamanho do universo e entrei em desespero. por algum motivo eu comecei a achar que tinha escolhido o curso errado e isso me fazia chorar que nem uma maluca... pensei em desistir, pedi ajuda pra mamãe e pros amigos que tavam passando pelo stress junto comigo e eles me ajudaram a me acalmar. eu enxerguei que na verdade eu tava é com medo de não passar, o coitado do curso nada tinha a ver com isso. mas, lá no fundinho, eu tava questionando de verdade se ele era ou não o certo pra mim.

fiz as três provas, fiquei confiante, esperei uma eternidade e descobri que tinha passado. entrei no curso empolgada, porque afinal de contas era o que eu tinha escolhido, na faculdade  ~dos sonhos~, pra estudar o que eu sempre gostei.
aíiii descobri que o curso talvez não fosse me agradar tanto assim. tava chato, tava massante, tava me irritando. passei 1 mês achando tudo uma bela porcaria e me agarrando à esperança de ver tudo mudar mais pra frente, já que os veteranos juravam de pés juntos que, apesar de sempre rolar uma vontade de desistir (pois é), o curso melhora e muito depois de um tempo.
e graças ao cosmos esse tempo chegou e já tá tudo tão melhor e tão mais lindo!!! as aulas ainda são meio confusas, alguns professores não colaboram tanto, alguns colegas de classe colaboram menos ainda. mas sentar pra estudar nunca foi tão prazeroso nessa vida! pego meus milhares de textos, as anotações, os resumos.. e passo horas lendo, relendo, escrevendo, reescrevendo. analisando, refletindo, sobrecodificando o material. eu conheço as matérias, eu entendo as matérias, eu SEI as matérias. e tô felizona por isso! :)

a letras é cheia de gente pedante, cheia de gente bancando o revolucionário, cheia de gente maluca. mas também é cheeeia de amor. e, mesmo com a parte um pouquinho desagradável, eu tô gostando muito mesmo de ser uma das (quase) 5000 pessoas que estudam naquele prédio. gostando a ponto de me animar quando o professor marca aulas extras e eu tenho que ir pra faculdade em um dia que normalmente não tem aula nenhuma. tomara que isso continue até o fim da graduação (que vai ser só em 2018. isso se tudo der certo e eu me formar no tempo certo. PQP).

Nenhum comentário:

Postar um comentário