sexta-feira, 15 de agosto de 2014

livrai-nos de todo o mal

sabe quando uma coisa já tá tão incorporada à sua vida ou à sua rotina que você nem percebe que ela existe? então. eu já não sou lá a rainha de prestar atenção no que acontece ao meu redor (muito pelo contrário, inclusive), o que significa que eu normalmente só percebo quando as coisas mudam. ou seja: uma cadeira foi rosa a vida inteira, mas de repente pintam ela de azul. aí sim eu sei que algo mudou. mas não me pergunte, por favor, qual era a cor antiga da cadeira que eu dificilmente saberei te responder. (queria só por 1 segundo conseguir me manter focada no assunto, sem divagar eternamente) ENFIM.
hoje, por algum motivo aleatório que nem eu sei, eu acabei reparando em uns enfeites que minha mãe colocou na cozinha aqui de casa há, sei lá, infinitos anos. uma leiteira muito gracinha com estampa de galinha d'angola, um sapatinho de madeira que minha tia trouxe da holanda e um vasinho com pimentas de mentira. tudo muito fofinho, muito harmônico e coisa e tal. 


aí eu acabei reparando (pasmem, 2x em um único dia) que existem mais pimentas espalhadas por essa casa. porque elas protegem da inveja e do mau olhado. e também existem mandalas, imagens de santos e outras coisas que afastam as energias negativas. isso me fez pensar que minha mãe é cheia das superstições, digamos assim. por exemplo, ela não deixa os chinelos virados pra baixo porque isso faz com que a mãe morra (mas assim, minha avó faleceu há tipo 18 anos. e ela não perdeu o costume ainda). e talvez eu tenha herdado algumas dessas coisinhas. não que de fato eu acredite que minha mãe vá morrer se eu deixar meu chinelo de ponta-cabeça, mas vamos deixar ele pra cima mesmo que assim ninguém corre o risco. 
mas eu não levo essas coisas a sério. passo embaixo de escada tranquilamente, já quebrei dois espelhos e o meu suposto azar continuou o mesmo de sempre, não tenho uma roupa da sorte. mas ainda assim eu tenho meu colar com um olho grego que eu bem uso em determinadas situações. 

porque né, VAI QUE? precaução nunca é demais.



Nenhum comentário:

Postar um comentário