quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

adeus, ciclo básico

e olá primeiro ano real da graduação!!!!! :)

não sei se vocês sabem, mas o curso de letras na minha faculdade tem duração de cinco fucking anos. isso porque existe o ciclo básico (vontade de morrer só de digitar esse nome). nosso primeiro ano é totalmente introdutório e geral, não é voltado ainda pra área de cada aluno. e não sei se vocês sabem disso também, mas lá na letras existem infinitas 14 habilitações diferentes (português, linguística e línguas estrangeiras) e, ao final do ciclo básico, baseado nas médias de todas as matérias, o aluno vai pra uma ou outra habilitação. existem as concorridíssimas (inglês, por exemplo) e aquelas que ninguém quer mas que tão sempre lá esperando pra dar e receber muito amor (oi, armênio!). euzinha particularmente não fazia ideia de nada disso quando entrei no curso, mas até aí eu não fazia ideia de quase nada. e fui me surpreendendo (positiva e negativamente) incontáveis vezes ao longo desses dois semestres.

as quatro matérias do primeiro semestre tinham sua versão II no segundo. minha primeira aula da faculdade foi com uma professora que era nova e nenhum dos veteranos conhecia. MEDO. além disso, era de uma matéria que eu nunca na vida tinha ouvido falar. linguística. MAIS MEDO AINDA. agora, quase 1 aninho depois, digo que::: ô matéria filhadaputa!!!!! mas depois que você supera o desespero, as coisas passam a fazer sentido e você enxerga as línguas de uma forma muito diferente. as coisas se explicam, parece que as pecinhas do quebra-cabeça se encaixam. mesmo que às vezes meu cérebro tenha dado alguns nós durante as aulas, essa foi a minha matéria preferida. e a professora foi a minha preferida também, porque a mulher é ótima no que faz e é uma fofaaa. até escolhi ela de novo pra elementos de linguística II <3 estudos literários foi a matéria que eu menos gostei, porque não sou lá das mais fanáticas por poesia. mas no segundo semestre o objeto de estudo foi a prosa e, quando eu me animei e pensei que tudo fosse melhorar: FUÉN. a professora era uma maluca que só falava de psicanálise e parava a aula de 5 em 5 minutos pra ~contar uns causos~ relacionados a qualquer coisa, menos à matéria em si. me fez sentir até saudade do professor do primeiro semestre, que me dava vontade de dormir do começo ao fim de todas as aulas (mas era uma graça e gostava de trabalhar com poesia marginal, AFF <3). também tive aula de língua portuguesa, que é tudo MENOS o português que a gente aprende no colégio. a gente estuda a história da língua e se preocupa muito mais com a tradição oral do que com a escrita. gramática normativa sucks! ;) os professores dessa matéria são todos malucos, mas os meus foram de longe os piores que eu vi por lá hahah dois picaretas! que têm 0 didática, porém conhecem absurdamente muito da língua portuguesa e, se fossem bons pra passar o conteúdo, certeza que seriam ótimos. a última matéria é estudos clássicos, voltada pra grécia e roma. achei que eu fosse odiar, acabei amando e agora vivo uma relação de amor e ódio simultaneamente porque apesar de achar tudo muito legal, tô até agora procurando a utilidade disso no meu futuro. mas ok, os professores foram bons, eu aprendi coisas bacanas e me diverti nas aulas. acho que isso compensa! :)

as pessoas da letras são uma coisa de louco. os corredores são lotados de cabelos coloridos, tatuagens diversas e roupas com cara de "oi, sou de humanas". e o que mais tem por lá é gente revolucionária que quer acabar com a fome no mundo sem fazer nada pra que isso aconteça e atrapalha toda santa aula pra falar "nós somos da chapa X, votem na gente nessas eleições pro centro acadêmico!!!11". os coleguinhas pregam a sustentabilidade mas fazem bilhões de panfletos que absolutamente ninguém lê (mesmo que eles enfiem o papel na nossa cara contra a nossa vontade) pra divulgar o quanto a chapa deles é maravilinda e as chapas concorrentes são bobas chatas e feias.... acontece, né? gente sem noção a gente encontra em todo lugar. mas a quantidade de gente pedante da letras é um pouco assustadora.. o cara entra no curso sabendo falar duas línguas além do português e já se sente a bolacha mais gostosa do pacote, que sabe tudo e é superior aos outros todos. mas aí chega na hora das provas e as notas dele não são assim tão invejáveis. que coisa, né? (wally e vóvis: eu tô falando é de vocês!! ^^)

bom, no meio de tanto maluco eu encontrei os mais retardados possíveis pra serem meus amigos. se não fosse por eles, com certeza teria sido muito mais difícil acordar todos os dias às 5h20 pra ter aulas quase sempre muito massantes. mas as risadas compartilhadas, as piadas internas e as brincadeiras tornaram as coisas mais leves. tava todo mundo sofrendo junto, um ajudando o outro sempre que possível. agradeço imensamente ao universo, que me permitiu conhecer tanta gente amor e fazer amigos lindossss <3 mas agora que estamos esgotadíssimos da faculdade, vamos aproveitas as férias para não nos vermos tão cedo assim :D amizade boa é desse jeitinho, quando você e a pessoa passam pelos mesmos cansaços e entendem que alguns dias de distância só vão fazer bem pra todo mundo. aí a saudade aumenta e o momento do reencontro fica muito mais legal!

olha, minha dica pra você que quer estudar letras é: pensa bem antes de fazer isso, sério. não faço ideia se também é assim nas outras faculdades, mas na usp só dá conta de terminar o curso quem REALMENTE ama. se você tá pensando em cursar só porque gosta de ler uns livros tipo john green e dan brown, seu lugar definitivamente não é lá. mas se você tá certo do que quer da vida e vai encarar de frente o desafio, te desejo boa sorte e muita paciência pra lidar com a infinidade de dificuldades que vão aparecer pelo caminho. se você virar meu bixo/minha bixete, me procura que eu te dou todas as minhas xerox (e assim me livro de quilos de papel)! :) AH, pra você que julga a galera da letras pela nota de corte baixa no vestibular: migo, cê num sabe de nada. fazer conta e entender das leis da física é ótimo, mas isso não te ajudaria nem 1 tiquinho quando você tivesse que analisar os três níveis do percurso gerativo do sentido na semiótica e você com certeza ia correr pro colo da sua mãe pedindo socorro. beijos de luz pra essas almas inocentes que não fazem a menor noção do que se passa nas aulas dos cursos de humanas ;*

finalmente::: torçam muito por mim e pela minha média ponderada, pra que ela seja alta o suficiente pra eu poder cursar português e inglês!! caso eu consiga, obviamente virei aqui pra contar as novidades. stay tuned! ;)


ps: se você aguentou ler até o final, parabéns pela força de vontade! haha

Nenhum comentário:

Postar um comentário