sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

bacharelado - habilitação: português/inglês

e quem foi que conseguiu entrar na habilitação mais concorrida do curso de letras? TCHARÃM: isso mesmo, EUZINHA! :)


ô gente, ceis nem fazem ideia do quanto isso me deixou feliz! saber que meu esforço ao longo do ano valeu a pena e foi recompensado, AI <3 agora sim o curso começa de verdade, sabe? as matérias do primeiro ano são só pra preparar o aluno pro que vem depois. é só pra pessoa não chegar sem noção nenhuma da vida e não entrar no mercado de trabalho com uma visão errada da língua portuguesa, também. apesar da chatice sem fim que foi esse ciclo básico, apesar de eu ter estudado coisas que não me interessavam nadinha, apesar de eu ter sofrido com professores que não foram lá dos melhores... bom, apesar de tudo: EU CONSEGUI. I DID IT!!!! :)

eu já contei aqui, mas vou dizer de novo rapidinho pq ninguém é obrigado a lembrar desse tipo de coisa: na minha faculdade, todos os alunos ingressantes (+- 840/ano) possuem uma vaga garantida no português. existem outras 13 habilitações além dessa, sendo umas bem concorridas. inglês costuma ser a mais de todas, inclusive. no final do primeiro ano, os alunos "se inscrevem" em até 7 opções de habilitação (podendo desistir do português ou até fazer só o português, cada um faz o que bem quiser da vida ^^). o critério que define em que habilitação a pessoa vai cair é a média ponderada de todas as matérias do ciclo básico. 

sendo inglês uma das três matérias que sempre têm a nota de corte maior (vejam vocês que esse ranqueamento - como o processo é chamado - é o verdadeiro vestibular da letras), eu fiz o ciclo básico inteiro com uma pressão maior nas costas. "preciso tirar notas altas pra estudar inglês" "não posso ir mal nessa prova senão a minha ponderada vai cair" "AFF se eu não conseguir inglês qq eu faço da vida???" "espanhol é bem massa né, vou colocar de 2a opção mas tomara que eu consiga a 1a" etc etc etc. gente, são só 55 vagas no matutino pra inglês!!! vocês tem noção disso? são infinitos alunos querendo e só tem umas cinquenta vagas! às vezes batia um desespero que só por deus D: no meio do percurso, cheguei a cogitar seriamente colocar espanhol como primeira opção de habilitação. gosto muito de literatura hispano-americana, acho que eu seria bem feliz nesse curso. MAS novamente bateu aquela pressãozinha né: "mas vai ser mais difícil arrumar trabalho" "inglês abre mais portas em qualquer lugar do mundo" "eu preciso saber se sou capaz de passar na habilitação mais difícil de entrar" etc etc etc. como vocês podem perceber, meu maior inimigo sou eu mesma. minha cabeça só me atrapalha, nunca ajuda em nada! mas aí veio o dono da razão, meu querídissimo coração, e me disse "gata, para de ser boba. cê consegue tudo nessa vida, vai lá e arrasa estudando o idioma que você mais gosta! afinal de contas, foi por isso que você escolheu esse curso, né? não vacila agora não". obviamente obedeci. ainda bem. 

no primeiro semestre, minha média já foi bem alta. ainda mais se levarmos em consideração que a gente estuda coisas que praticamente nunca vimos antes. aí no segundo semestre consegui melhorar ainda mais e minha média aumentou! o que foi ótimo, já que essa nota tem peso 2 :D mas como nada na vida é simplesmente tão lindo assim, passei por uns momentinhos bem chatos nesse final de semestre. uma das minhas professoras não liberou a minha nota. eu sabia que tinha ido bem, sabia que não tinha ficado de recuperação, mas independente disso, eu tava no escuro. mandei email pra moça, avisei o problema, perguntei qual a maneira de se resolver. não obtive resposta além de "vê isso aí pessoalmente, gata, bjs". no último dia do prazo pros professores colocarem as notas finais no sistema, a minha ainda não tava lá. fui até a faculdade, conversei com o pessoal da secretaria e descobri que algo tava errado na conta dessa prof, vários alunos dela tavam com o mesmo problema. bateu aquela sensação de alívio ao saber que a coisa não era só comigo, que tinha mais gente no mesmo barco. bom, dois dias depois de eu ter feito um requerimento pra mulher arrumar minha nota (que constava como zero, já que o prazo havia encerrado e ela não tinha colocado nada), apareceu lá que eu tinha, na verdade, um belo de um 8,3 pra enfeitar meu resumo escolar. <3 

no final das contas, consegui minha média ponderada alta o suficiente pra garantir minha vaguinha tão desejada no inglês. agora sim eu realmente vou começar a estudar só o que eu quero, vou focar no meu futuro e vou (espero eu!) descobrir qual área que eu me encaixo de verdade pra trabalhar. tô ansiosa! 


HEY, FOLKS: I'M COMING UP SO YOU BETTER GET THIS PARTY STARTED ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário