terça-feira, 13 de janeiro de 2015

vampire academy - a série

antes de tudo, queria dizer que: não sei fazer resenha de livros do jeito que os outros blogs costumam fazer. não sei, não quero e nem pretendo fazer uma dessas. mas acho que o post vai ficar legal mesmo assim, então não desiste de ler ainda não, vai :)

olha, essa série de livros é uma coisa de louco na minha vida! comecei a ler há muito tempo (tipo uns 5 anos, talvez) e só fui terminar essa semana. e não porque eu não tivesse gostado, já que é uma das minhas séries favoritas, mas sim porque eu tenho diversas ressalvas a fazer a respeito dela. mas vamos por partes, vou tentar explicar tudinho sem ficar muito absurdamente completamente longo (mas vai ficar, com certeza. dsclp, gente). primeiramente, a série tem seis livros (e seis spin offs, que eu pretendo ler algum dia!). as traduções brasileiras pros títulos são um problema - as primeiras três me incomodam bastante, porque não têm nada a ver com os nomes originais -, mas enfim. os nomes são, em ordem: O Beijo das Sombras, Aura Negra, Tocada Pelas Sombras, Promessa de Sangue, Laços do Espírito e Último Sacrifício.  

essas capas são muito péssimas, AFF

resumir uma história tão longa é complicado, mas vou tentar fazer isso sem 1) enrolar demais 2) dar spoiler 3) ficar confuso. ou pelo menos vou tentar, né. oremos pela minha coesão e clareza no raciocínio! lá vai: 

como já deu pra perceber, trata-se de vampiros. mas não os vampiros "normais", já que a autora inventou ~espécies novas~ de vampiros, sendo elas: dampiros, moroi e strigoi. os dampiros são meio vampiros, meio humanos. eles têm "o melhor das duas raças". não são tão sensíveis ao sol, não bebem sangue, sua aparência pode ser confundida com a das pessoas, eles têm os sentidos bem aguçados e são bem resistentes. sendo assim, eles foram designados como os guardiões dos moroi. estes, por sua vez, são os chamados "vampiros vivos", já que os strigoi são os "vampiros mortos". os moroi são mais altos, mais pálidos e mais sensíveis que os dampiros. precisam de uma determinada quantia de sangue para sobreviver e possuem um sistema político próprio. no caso, eles ainda vivem em uma monarquia. existe a nobreza (dividida em 12 famílias reais) e os plebeus. apesar de estarem totalmente adaptados à modernidade, eles ainda seguem tradições muito antigas do mundo dos vampiros. já os strigoi são os vilões. é deles que os moroi precisam ser protegidos; os dampiros são treinados a vida toda para derrotarem essa raça em especial. os strigoi são praticamente imortais e um vampiro pode se tornar um deles de duas formas: ou sugando o sangue de alguém até que essa pessoa morra, ou sendo mordido por outro strigoi. eles não possuem sentimentos bons e estão sempre preparados pra atacar e matar o maior número de gente. por isso os guardiões são tão importantes. também por isso os guardiões existem em um número muito menor do que os moroi.    
a série é contada em primeira pessoa pela minha personagem feminina preferida de todos os tempos, rose hathaway. o começo da história se passa no colégio em que ela estuda e treina para ser uma das maiores guardiãs que o mundo já viu. sua melhor amiga é lissa dragomir, uma moroi da realeza. as duas são unidas por um laço muito mais forte do que o de uma amizade normal, já que lissa usou o seu poder do espírito pra trazer rose de volta a vida (fazendo com que ela se tornasse "beijada pelas sombras", uma vez que já esteve morta e retornou). a rose foi criada pra proteger os moroi, mas seu instinto natural faz com que isso se intensifique nela. além do seu temperamento impulsivo e estourado. ela sempre se mete em confusão, faz e fala muita besteira sem pensar e sempre envolve muita gente nas encrencas junto com ela, mas as intenções são as melhores em todas as situações. no fundo, apesar de ela só fazer coisa absurda, as motivações - e os resultados finais - costumam compensar. como ela é uma aluna problema (além de outros motivos), foi designada para treinar mais que o resto da turma com um guardião em particular, dimitri belikov. alguns anos mais velho, um guardião excepcional e, nas palavras de rose, um deus grego. o homem é apaixonante, até eu queria um desse na minha vida. como já era de se esperar, os dois acabam se envolvendo. mas o relacionamento deles é proibido (ela é menor de idade, eles são professor/aluna, os dois têm que manter sua função de protetor etc) e absurdamente conturbado - quando tudo tá prestes a se resolver, surge uma mega reviravolta e o suposto final feliz se transforma num pesadelo (o que rende mais dois livros!). no meio disso tudo, eles se separam, rose arruma outro namorado - adrian ivashkov, um moroi da realeza assim como lissa. esse aí é outro ser tão apaixonante quando dimitri. rose, quisera eu ter tanto homem maravilhoso me querendo, ave maria (brincadeira, amor! quero só você mesmo, te amo haha) -, mas o que existe entre ela e dimitri ainda está longe de ter terminado. falando em relacionamento, lissa também tem um namorado, christian ozera. ele também é um moroi vindo de uma família real, mas os dois não poderiam ser mais diferentes. lissa é sinônimo de calma, compostura e perfeição. christian é marcado por um estigma (seus pais se transformaram em strigoi por vontade própria), é antissocial e arruma tanta confusão quanto rose. aliás, em uma das aventuras perigosas que a personagem principal acabou se metendo, ela conheceu sydney sage, uma alquimista. os alquimistas são humanos que fazem uma "ponte" entre as pessoas e os vampiros. eles acabam por encobrir os ~estragos~ dos vampiros, ajudando-os a se esconderem dos humanos. os alquimistas não gostam dos vampiros, não costumam se misturar com eles, mas rose e sydney se tornam amigas, se importam realmente uma com a outra e se ajudam sempre que possível. o ambiente escolar é o cenário principal dos primeiros livros, mas isso é deixado pra trás assim que rose encara uma missão especial (inventada por ela mesma, diga-se de passagem) e larga o colégio para fazer uma viagem. quando essa parte fica resolvida, o cenário muda novamente e passa a ser a corte moroi. ali, o que predomina são os assuntos políticos (mas isso não impede rose e seus amigos de continuarem armando MUITA confusão e de resolverem os problemas com as próprias mãos).

créditos: (x)

basicamente, é isso. bem confuso, né? isso porque eu não contei nem 1/3 de tudo o que acontece nessa série maluca - e linda! maaaaas como nem tudo são flores, um problema em especial me fez demorar todo esse tempo pra terminar de ler: o quarto livro é, na minha opinião, péssimo. assim, eu comecei a ler a série duas vezes. da primeira vez, li O Beijo das Sombras em volume físico (emprestado pela minha amiga anna - na época, eu era a rose e ela era a lissa. saudades!) e os outros pela internet. mas eu fiquei muito viciada e li tudo tipo muito rápido! só que quando chegou no Promessa de Sangue, eu parei na metade. eu não me lembrava mais do motivo, mas não tive motivação pra continuar. e, sendo assim, não consegui terminar a série na época. agora, na faculdade, uma das minhas amigas tinha a série toda em volumes físicos e me emprestou todinhos, fazendo com que eu começasse do zero e fosse até o fim (obrigada, lauritcha!). dessa vez demorei menos de um ano pra ler tudo - o que foi um tempo curto, considerando que no meio disso tudo eu tive que ler muitos outros livros, tive várias provas/trabalhos e, novamente, parei na metade do quarto livro por simplesmente não conseguir continuar lendo. mas com os incentivos da dona laura, criei coragem, encarei aquele livro horrível e segui em frente. ainda bem, já que eu gostei muito mesmo do sexto! 
o que me fez não gostar do livro quatro foi o fato de ele ser muito inverossímil. não o livro todo, já que no começo eu tava bem envolvida e tava gostando bastante. mas aí chegou num ponto em que eu simplesmente não engolia mais aquilo. a personalidade da rose, que é minha parte preferida da série, foi totalmente alterada. eu ficava agoniada, queria ligar pra autora e gritar no telefone "MINHA FILHA PQ RAIOS VC TÁ FAZENDO ISSO COM A SÉRIE" etc etc etc. depois de alguns capítulos, já mais perto do final do livro, a rose simplesmente voltou a ser quem era antes e tudo se resolveu como num passe de mágica. o que, obviamente, foi uma babaquice sem tamanho. só perdoo a autora porque, de modo geral, eu gostei muito mesmo de vampire academy. mas olha, sempre lembrarei dessa parte com muito pesar e, inclusive, com um calafrio na espinha. 

bom, pra finalizar (porque isso aqui já ultrapassou os limites aceitáveis de tamanho): eu recomendo fortemente, caso você goste de vampiros, romance e aventuras malucas. outro ponto que contribui muito pra eu recomendar é o fato de as personagens femininas serem muito diversificadas, serem poderosas e não precisarem da ajuda dos homens - mesmo porque elas costumam bater neles (guardiãs são treinadas pra isso, afinal) ou vencê-los pelo intelecto. olha, isso é muito amor!  

AH, a série também ganhou uma adaptação pro cinema, chamada Academia de Vampiros: O Beijo das Sombras. ainda não assisti (e nem sei se pretendo fazer isso algum dia), porque ouvi dizer que é, basicamente, podre. só pelo poster e pelos atores escolhidos (mais precisamente, por causa da atriz que faz a rose) eu já sei que realmente deve ser bem ruim. então caso vocês prefiram assistir em vez de ler, acabem odiando e resolvam me xingar por ter recomendado algo péssimo: gente, o livro sempre será infinitas vezes melhor que o filme. sempre! :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário