quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

filme do mês: willy wonka and the chocolate factory

eu sou apaixonada pelo filme a fantástica fábrica de chocolates, naquela versão de 2005 com o johnny depp e tal. já assisti infinitas vezes e continuo achando tudo muito genial e divertido. mas eis que um dos meus melhores amigos, que inclusive já viu esse filme comigo um dia, me disse que a primeira versão, a de 1971, era mais legal ainda. fiquei meio desacreditada, mas achei que valia a pena arriscar. então procurei pra baixar na internet e, sendo uma bela boboca, não consegui achar. aí esqueci do filme, mil anos se passaram e ontem, enquanto a gente tomava café da manhã juntos, eu desafiei meu namorado a achar o filme pra mim. pois o boy é muito bom e fez isso em menos de 2 minutos <3 e como ele é realmente muito maravilhoso, ainda assistiu comigo e deu risada todas as vezes em que eu cantei em português (seguindo a legenda) enquanto as personagens cantavam em inglês. ah, ele odeia musicais. e qualquer canção cantada desnecessariamente no meio de um filme ou desenho. ¯\_(ツ)_/¯


a história dos dois filmes é exatamente a mesma: charlie, um menino pobre e muito fofinho, dá a sorte de achar um dos 5 bilhetes dourados que willy wonka, o dono da mais famosa fábrica de chocolates, espalhou pelo mundo. aqueles que encontrassem esses bilhetes teriam a chance de entrar na fábrica e conhecer tudo lá dentro. no final, o vencedor do concurso ganharia um estoque vitalício de chocolates. as outras quatro crianças que acompanharam charlie na visita à fábrica foram augustus gloop (a criança mais comilona da história da alemanha), veruca salt (uma menina tão mimada dá até vontade de morrer), violet beauregarde (uma maluca viciada em chiclete meio attention whore) e mike teavee (um doido que só sabe assistir tv e, segundo willy wonka, fala com a boca fechada haha). cada uma das crianças levou um acompanhante no passeio e, aos poucos, foram sendo "deixadas para trás". sempre que uma delas se mostrava deplorável d+, a própria fábrica dava um jeito de impedi-la de continuar. e quando isso acontecia os oompa loompas chegavam pra cantar, dançar e levar o responsável pela criança até a sala em que ela se encontraria novamente ^^

"oompa loompa doompadee doo..."
o charlie obviamente é o ganhador e seu prêmio na verdade é a própria fábrica de chocolates wonka, já que willy fez tudo isso pra descobrir alguma criança honesta e merecedora o suficiente de seguir com o seu legado <3 o menino é a coisa mais gracinha do mundo, todo educadinho e sempre disposto a ajudar a família que não tem muitas condições. dá até vontade de trazer pra casa de tão amor. o acompanhante escolhido por ele foi o seu avô joe, que conhecia muitas histórias sobre a fábrica e foi uma ótima companhia, já que os dois brincaram juntos e aproveitaram tudo do começo ao fim. logo no início é possível perceber a diferença entre ele e as outras crianças. o filme mostra o quanto é importante que os pais se empenhem de verdade na criação dos seus filhos, já que a culpa de as crianças serem péssimas é sempre deles. 


pelo fato desse filme ser da década de 70, a falta de tecnologia é algo muito nítido e que me chamou muito a atenção. na versão recente do filme, a fábrica de chocolates é absurdamente revolucionária e moderna e colorida e brilhante e maravilhosa... mas na versão mais antiga, o cenário todo é feito de uma forma tão simples que parece decoração de feira cultural de colégio hahaha imagino que na época as pessoas tenham achado tudo muito bom, mas olhando agora existe um abismo entre as duas fábricas. dá pra ver que as coisas são feitas de plástico, de isopor, de papel crepom. mas nada disso tira o brilho do filme, a primeira versão parece até mais "especial" do que a segunda (apesar de eu continuar preferindo a dos anos 2000).

olha a fofura desse barco!!!

o filme é curtinho e o tempo passa bem rápido enquanto a gente assiste, não fica maçante em nenhum momento. é bem divertido, bem colorido, coisas malucas acontecem o tempo todo. e caso vocês ainda não estejam convencidos a assistir, façam isso pelo willy wonka. ele não dá tanto medo quanto a versão do johnny depp (apesar de ficar assustador sim em alguns momentos) e tem um jeitinho muito engraçado que me fez gostar muito. sei lá, acho que vale a pena! :)


Nenhum comentário:

Postar um comentário