sábado, 7 de março de 2015

noruega: sim, por favor

eu tenho vontade de conhecer o mundo inteiro. de experimentar os temperos novos, de ouvir o idioma, de conhecer a cultura mais de perto, de ver infinitas paisagens diferentes das que eu estou acostumada, de sentir a atmosfera do local. e eu não me contento em querer visitar apenas lugares mais "famosos", com aqueles pontos turísticos clássicos. tenho vontade de ir pra cidadezinhas menores, conviver com nativos e não com turistas, visitar locais relativamente desconhecidos...

e nessa aí dos lugares menos mainstream, eu decidi que quero conhecer a noruega. a vontade surgiu lá em 2010, enquanto eu estava na disney. no parque epcot center, existe o epcot world showcase, uma área em que estão localizados stands de 11 países. a noruega está entre eles. achei o pavilhão tão bonito! mesmo podendo ser considerado como simples, sem nenhuma atração muito maravilhosa, eu gostei muito. as construções não tem nada a ver com as que eu estou acostumada a presenciar e isso me deixou muito empolgada!

(fotos do norway pavillion, no epcot center. créditos: http://www.panoramio.com/)

eu tenho uma quedinha pelos países nórdicos. principalmente pelo friozão do inverno e pelas diferenças nítidas na paisagem e nas cores dependendo da época do ano. além disso, existem os fiordes! eles são, segundo a definição da wikipedia, "uma grande entrada de mar entre altas montanhas rochosas (...) que têm origem na erosão das montanhas devido ao gelo". a presença deles é mais marcada lá na noruega, o que aumenta um pouquinho o meu encanto pelo país.

fiorde de geiranger, noruega

como eu não poderia deixar de citar, lá já teve uma ERA VIKING!! e existe todo um folclore em torno dos TROLLS na literatura nórdica!!! e quando eu penso na noruega, eu penso em FROZEN!!!! E EXISTE A POSSIBILIDADE DE VER A AURORA BOREAL!!!!!!!!!!! e nossa senhora que empolgação que me deu agora alguém por favor me leva pra láaaa! <3 mas tenho medo só de pensar em tentar me comunicar com alguém que não soubesse falar inglês e de comer alguma coisa muito diferentona que não tivesse uma cara boa. mas tudo isso faz parte da graça de viajar e, olhando pelo lado bom, aumentaria a quantidade de histórias divertidas pra contar :) 






Nenhum comentário:

Postar um comentário