domingo, 22 de março de 2015

SDDS: extreme makeover home edition

quando eu era mais nova, eu era viciada num canal chamado people + arts. ele era uma espécie de discovery home & health só que bem mais legal, digamos assim. em 2010, não sei porque raios, o canal mudou de nome, a programação mudou também e ele se tornou tão blargh que inclusive parou de fazer parte da grade de canais da minha tv a cabo. eu fiquei bem sentida na época. eu e o P+A (íntimos, olha só) tínhamos uma relação maravilhosa. ele me fazia feliz, eu assistia vários programas junto com o meu irmão e era tudo muito legal. e até hoje eu me pego com saudades disso tudo.

mas o que mais me faz falta, com certeza, é o meu programa favorito da época (e talvez da vida?): extreme makeover home edition, que existiu de 2003 até 2012. basicamente era uma equipe de arquitetos/designers que reformava a casa das pessoas. mas não era só isso. as famílias escolhidas eram sempre aquelas que passavam por dificuldades, aquelas que moravam em locais onde não havia condições de comportar todos os moradores, aquelas que realmente precisavam de ajuda, já que sozinhos eles jamais dariam conta de mudar a situação. seja por falta de dinheiro, deficiência física, morte de algum familiar, catástrofe que destruiu a residência da família... os motivos eram sérios e a mudança pra casa nova normalmente significava também uma reviravolta positiva na vida dos escolhidos.


se não me engano, a equipe tinha uma semana pra demolir a casa antiga e reconstruir uma nova do zero. enquanto a reforma acontecia, a família passava um tempo se divertindo em alguma viagem patrocinada pelo programa. as pessoas não sabiam como seria o resultado final, a graça do programa era a reação sempre absurdamente surpreendida que elas tinham quando retornavam pra casa. o "líder" da equipe tinha sempre um projeto especial: ele escolhia um cômodo da casa e reformava em segredo total. nem o resto dos designers, nem o público via o que acontecia lá dentro. todo mundo descobria a cara nova desse ambiente junto com a família toda.

equipe de designers :)

não houve sequer 1 episódio que não tenha me feito chorar. a emoção que eu sentia ao assistir àquelas famílias necessitadas vendo pela primeira vez a casa nova (normalmente uma mansão com diversos quartos, toda a tecnologia necessária, área de lazer...) era tão imensa que eu não conseguia segurar as lagriminhas. dava pra sentir pela tela da tv que aquele era o melhor momento da vida daquelas pessoas. a realidade delas era dura, mas ao final do programa a esperança deles se renovava. além da casa nova, eles percebiam o quanto eram queridos pelas pessoas que os cercavam e percebiam também que no final da tempestade sempre tinha o arco-íris. a vizinhança sempre auxiliava na reforma, dinheiro era arrecadado pra garantir o futuro da família... eles se sentiam amparados, aliviados, felizes. e, pra mim, esse era o ponto principal do programa. mesmo que eu gostasse muito mesmo de acompanhar a reforma, de ver o quanto os designers pensavam, criavam e recriavam pra agradar e atender todas as necessidades daquela família, o que me motivava a assistir todos os dias era essa sensação de "renascimento" e esperança total que eles sempre sentiam. 




queria que esse programa voltasse a passar. aí quem sabe eu pararia de ligar a tv só pra assistir desenho animado e série policial, né? :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário