segunda-feira, 10 de agosto de 2015

comidas, paisagens bonitas e as minhas raízes

o título desse post poderia ser a minha resposta caso alguém me perguntasse "mas miga, por que você tem tanta vontade de conhecer a itália?". e acho válido registrar que os itens estão em ordem de importância (sorry, família que eu nem conheço, mas comida boa me convence bem mais!).

eu disse aqui uma vez que morro de vontade de conhecer lugares menos badalados, eu sei, mas nem por isso eu sinto menos vontade de conhecer países que todo mundo visita. com a itália não seria diferente, já que eu tenho 107% de certeza de que esse lugar é incrível e eu vou amar com todo o meu coração. certeza essa que, inclusive, me faz jurar de pé junto que minha caminhada por essa vida só será completa se eu passar uns bons seis meses por lá, conhecendo e aproveitando tudo o que eu tiver direito. mas sonhos à parte, vamos aos meus grandes motivos:

1. COMIDAS
até esse momento, o post se chamava "macarrão, paisagens bonitas e as minhas raízes". mas parei pra pensar melhor e: pera lá, só macarrão é restrito demais pra uma pessoa como eu que mal consegue definir qual a sua comida preferida, certo? certo. sendo assim, achei necessária a adaptação do título devido a esse parágrafo em especial. voltemos aos fatos.

comer é uma das minhas coisas preferidas no mundo. comidas no geral me encantam, me empolgam e me inspiram (sim, sou uma maluca que tinha tudo pra ter ido cursar gastronomia, mas em vez disso tô lá estudando umas coisa sem noção no curso de letras) e por aí vai. a culinária italiana é uma das que eu mais amo, com grandes chances de ser a número 1, então é óbvio que estar lá e provar a comida local, aquela de verdade, é o ponto alto das minhas motivações. imagina só você estar num lugar famoso pelo seu macarrão, sua pizza e seu sorvete? IMAGINA SÓ, gente. meu olho brilha (e meu estômago ronca) só de pensar numa coisa dessas. talvez eu voltasse pra casa com alguns vários quilos a mais, mas com certeza também voltaria transbordando de felicidade.




2. PAISAGENS BONITAS
ô lugarzinho cheio de coisa pra ver, hein? pqp! o país nem é lá tão grande assim (se comparado com o tamanho do brasil, por exemplo) mas possui uma imensidão de lugares incríveis pra conhecer. tem muita natureza, tem muita construção histórica, tem muito ponto turístico que pede pra gente fazer pose boba pra tirar foto na frente, tem muita coisa que já vi em filmes ou li em livros que preciso conferir ao vivo com meus próprios olhinhos. 

tem florença, tem verona, tem a costa almafitana, tem veneza, tem siena, tem roma, tem mais uma lista gigante de lugares pra conhecer e se apaixonar... entendeu o por que dos seis meses? :)



3. MINHAS RAÍZES
tenho descendência italiana tanto por parte de pai quanto por parte de mãe. ainda que o sangue aqui seja uma bela duma mistura (gosto assim!), as raízes italianas se fazem bem presentes. sei que meu bisavô materno saiu de lá e veio pro brasil ainda criança, mas não faço ideia do caminho percorrido pelos parentes paternos (confesso que sei mesmo pouca coisa sobre esse lado da família, mas que culpa eu tenho se minha mãe fala sobre isso bem mais que meu pai, não é?). enfim, esse não é o ponto.

o que importa é que, mesmo que eu tivesse todas as informações possíveis sobre os que vieram antes de mim, aqueles que ainda moravam na parte europeia do nosso planeta, eu continuaria curiosa pra ir lá e conhecer pessoalmente. na verdade, acho até que eu seria ainda mais empolgada pra ir caso eu tivesse as tais informações. deve ser incrível percorrer as ruas daquele país e pensar que, de um jeito ou de outro, foi ali que boa parte do que eu sou hoje começou. seja pelos laços sanguíneos, seja pela influência tremenda que os italianos têm na cidade em que eu nasci e cresci. a marca deles tá aqui, em mim, e eu quero mesmo me debandar praqueles lados algum dia. não vejo a hora!




Nenhum comentário:

Postar um comentário