terça-feira, 25 de agosto de 2015

em defesa da menina bela

acredito que todo mundo que reside nesse imenso território brasileiro conhece bela gil. ninguém sabe muito bem quando ela surgiu, às vezes não se sabe nem como é que se ouviu falar dela pela primeira vez, mas a moça passou a ser tão comentada por todos os cantos que fica muito difícil de não saber de quem se trata. (caso você não a conheça, me diz: por onde cê andou nos últimos tempos, meu amô?)

a moça, dona de um sorriso gigantesco, que não tá nem aí pra isso e usa batom vermelho sim obg de nada, é filha do gilberto gil. coisa que dá pra gente adivinhar por causa do sobrenome, mas fica perceptível só de olhar pra ela. a menina é A. CARA. do pai. o que significa que ela não tem nada a ver com a irmã, de igual é só o gil mesmo. ENFIM.

sorrisão com 284 dentes

bela gil apareceu na minha tevê de um dia pro outro com um programa de culinária. ele seria só mais um dos nove mil setecentos e doze programas que passam em todos os canais possíveis, caso ela não fosse o que ela é. e aí vocês me perguntam: "miga, qq ela é?". e eu lhes digo: DIFERENTE e AUTÊNTICA. e saudável também, claro. falemos do último ponto primeiro, acho mais fácil.

ela é dessas que defende com unhas e dentes uma alimentação saudável. a mais saudável que existe, de um jeito que a maioria das pessoas sequer sabia que era possível se alimentar um dia. comida crua, todos os tipos de vegetais existentes, a menor (ou nenhuma) quantidade de açúcar e sal além do que já existe no alimento, só coisa orgânica, nada industrializado, pouca (ou nenhuma) carne. e por aí vai. 

pra galera que vive a base de fast food, refrigerante e chocolate, a ideia é absurda. pra mim, filha de mãe natureba, a ideia é bem ok. LONGE DE MIM comer melancia grelhada, inclusive no churrasco não me venha com arroz e salada porque o que eu quero ali é comer pão com linguiça e farofa, mas optar pela alternativa mais saudável em vez de ingerir um monte de porcaria: SIM, POR FAVOR. 

eu assisto o programa dela quando dá. não por me interessar pelas comidas (na maioria das vezes, penso que jamais comeria aquilo na vida), mas porque acho legal. acho legal que exista alguém fazendo alguma coisa diferente. acho legal que o programa se destaque por não seguir o mesmo caminho de todos os outros. acho legal que ela use o espaço dela na mídia pra tentar passar pros outros que é possível comer sem se estragar por dentro. acho legal que ela continua se assumindo como essa maluca radical em vez de se vender e mudar o estilo da sua ~gastronomia mesmo em meio a tantas críticas.

meu pai também assiste. ele, carnívoro em última instância, que faz questão de colocar mais sal em todas as comidas, também acha legal. não pelos mesmos motivos que eu, muito pelo contrário. ele acha engraçado. papai morre de rir (ele gargalha de verdade, é incrível) quando ela fala com a maior empolgação do planeta que "NOSSA QUE DELÍCIA ESSA MINHA ALGA MARINHA ASSADA COM PASTA DE GERGELIM E BROTO DE ALFAFA". pra ele, não é possível que alguém ache tudo isso tão gostoso assim. eu acho possível, apesar de, na minha cabeça, ser tudo bem horrível. minha mãe também assiste. ela, que segue linhas alternativas e evita medicamentos ao máximo, também acha legal. não pelos mesmos motivos que eu (ou talvez também por eles), mas porque realmente gostaria de comer aquelas coisas. mamãe não usa tempero industrializado, mamãe já fez comida com biomassa de banana verde, mamãe só não pira mais nessa história de alimentação saudável porque aqui em casa a gente tem um limite.

eu acho normal que alguém queira se alimentar com produtos naturais. tenho um total de 0 problemas com bela gil e seu programa de culinária que me diz que comer mato é muito loko™. mas se eu não estivesse acostumada com essa filosofia de vida mais saudável no quesito alimentação, eu também não veria nenhum problema na menina. e isso é o que me deixa indignada: não faz sentido que ela receba uma quantidade absurda de críticas e reclamações (WHAT?) por defender uma coisa que faz bem pra saúde. além do mais, ela só tá cozinhando e mostrando pra todo mundo, ela não tá enfiando a própria comida maluca goela abaixo de ninguém. se te incomoda tanto, muda de canal. se te incomoda tanto, é só não grelhar sua melancia. se te incomoda tanto, vai lá comer sua pizza. deixa a mina ser do jeito dela, cara.

ninguém achou ruim quando jamie oliver inventou de revolucionar a alimentação nas escolas americanas, trocando aquele monte de comida gordurosa que faz mal pra saúde por coisa mais natural. causou polêmica por lá no começo, mas depois todo mundo achou ótimo, todo mundo parabenizou, todo mundo falou bem do moço. aí os cara caem matando em cima da bela porque ela disse que o lanche que a filha levou pra escola era tipo chips de batata doce, banana da terra fatiada, granola e água pra beber. como se comer salgadinho de pacote e bolacha recheada fosse muito mais ok. como se ela tivesse forçando a criança dela e todas as outras a comerem aquilo. como se a atitude do jamie, em escala muito maior, não tivesse sido aplaudida. essa crítica seletiva é só por ela ser mais radical que ele? sei lá, não entendo qual o problema.

vocês precisam exercitar a tolerância e a aceitação, gente. já passou da hora de perceber que nem todo mundo é igual, tá? se você se contenta em comer quatro mil calorias numa única refeição industrializada, o problema é seu. se ela se contenta em comer folha e grão sem tempero nenhum, o problema é dela. bela gil não tá te forçando, bela gil não tá te oprimindo. bela gil só quer mostrar o outro lado da moeda. se você não concorda, segue em frente e assiste masterchef*mas deixa a mina em paz.

(só a nível de curiosidade: aqui tem uma infinidade de receitas dela MUITO ~normais~ e aparentemente bem gostosas. larga esse preconceito babaca pra lá! eu, hein...)



* eu não assisto masterchef brasil. nunca assisti. mas assisto as edições de outros países sempre que eu vejo passando. e qual é o meu problema com a versão nacional? os jurados. sei que eles são grossos sem necessidade, sei que eles rebaixam os participantes, sei que eles deixaram em casa a educação e a gentileza. ao meu ver, isso é absolutamente muito mais passível de reprovação do que uma pessoa que cozinha pensando no que faz bem pro próprio organismo. mas essa é só a minha singelinha opinião, né. o que cê curte ou deixa de curtir, desde que não interfira no meu espaço pessoal, não tem nada a ver comigo ;)


2 comentários:

  1. o-bre-gada por isso! Eu lembro quando conheci ela sim. Foi quando tava o maior auê na internet porque ela botou batata doce e mais algumas coisas na lancheira da filha. É claro que a gente, quando vê uma pessoa saudável e bem resolvida, a única coisa que pode fazer é criticar, destruir e se fazer de maioral diminuindo a tal. Não entendi foi é nada. Uma mãe fazendo o melhor pra filha aqui é quase um terrorismo, mas enfim.
    Eu ando tão fresca com comida industrializada que só consigo gostar cada vez mais da Bela. Quero ser a Bela.
    E parece que hoje ela fez uma coisa maneirissima no twitter, uma mensagem sobre violência domestica, que só fez minha admiração aumentar.
    Por mais gente Bela, deixando a vida mais bela (tinha que ter, né)
    :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nossa, simmm!! achei incrível o negócio da violência doméstica, foi uma maneira super sutil pra denunciar esse tipo de atitude <3

      super te apoio nessa aí de ser mais Bela, dá pra se inspirar tanto e os benefícios são inúmeros! por menos comida industrializada e mais beleza nas nossas vidas :D

      Excluir