domingo, 30 de agosto de 2015

livrinhos de agosto

agosto foi um mês tão longo que deu tempo até de ler uma infinidade de livros, olha só que coisa boa! :)

às vezes eu passo por umas fases chatas, em que não consigo me concentrar o suficiente e, sendo assim, fico sem saco pra leitura. me sinto mal quando isso acontece, é como se fosse contra meus princípios!! haha em junho, por exemplo, eu li só 2 livrinhos (e confesso que, às vezes, esse número fica no 0, porque passo dias e dais sem pegar num livro). mas em agosto, milagrosamente, consegui ler 5! foram eles:

1. são bernardo - graciliano ramos


eu não pretendia ler esse livro esse mês (ou nunca na vida, sinceramente), mas meu professor de literatura brasileira II passou como leitura obrigatória pro semestre e eu achei por bem encarar o desafio. não vou me alongar na história, mas o livro é narrado por paulo honório, que passa de menino órfão a proprietário de uma grande fazenda. o cara é ambicioso e rude pra caramba, sequer me simpatizei com ele. não li com tanta atenção assim, mas são tantas personagens e tantos nomes aparecendo o tempo todo que eu me confundi várias vezes no meio da narração hahah no fim das contas, não curti o livro. não odiei também, só achei que não me acrescentou nada - que meu professor nunca leia isso aqui!

2. carcereiros - drauzio varella


pra aliviar a leitura do são bernardo, eu li esse aqui ao mesmo tempo. e achei incrível! o drauzio faz muito mais do que só aparecer na tv pra falar sobre câncer, por exemplo haha o cara passou anos e anos envolvido com o sistema carcerário brasileiro, trabalhando como voluntário nos presídios, e teve uma experiência muito rica. diferente do seu outro livro, estação carandiru, o foco desse aqui são os carcereiros das prisões. o livro traz uma grande quantidade de relatos e informações de vários anos de trabalho naquele ambiente pesado sob o ponto de vista dos funcionários, que têm uma relação sempre tensa com os presos. a leitura é rápida e tranquila, algumas passagens me fizeram dar bastante risada, mas eu também cheguei a chorar com um pedaço do livro (tenho coração mole, me deixa). recomendo bastante, deu pra refletir sobre muita coisa lendo esse livro.  

3. nga muturi - alfredo troni


eu tô cursando literaturas africanas de língua portuguesa I esse semestre e o foco do curso é angola. antes de entrarmos na literatura em si, o professor passou um belo contexto histórico, falando sobre a colonização portuguesa e tal, até chegarmos na parte em que ele explicou como a sociedade de luanda era organizada no período do estado novo em portugal. depois disso, o primeiro livro que ele passou pra gente ler foi esse aí, nga muturi. é uma novela bem curtinha, li tudo de uma vez, e tem como personagem principal a moça que dá nome ao livro, mas a história dá uma visão da sociedade da época como um todo. vários termos africanos são utilizados no livro, então eu precisei consultar o glossário que tinha no final da edição que eu li pra conseguir entender tudo o que tava acontecendo. foi meu primeiro contato com a literatura africana e achei interessante pra caramba.   

4. angústia - graciliano ramos


mais um livrinho do graciliano que meu professor de literatura brasileira passou pra gente. esse eu até cogitaria ler em alguma época da vida, eu acho. o livro é narrado por luís da silva, um funcionário público que acaba se envolvendo com a vizinha dele, marina, e tem problemas com julião tavares, homem rico que usa seu dinheiro pra conseguir o que quer. a narrativa é lotada de idas e vindas, o narrador mistura coisas que ocorreram no passado com acontecimentos do presente com suposições pro futuro, tudo ao mesmo tempo, falando consigo mesmo em vários momentos, e é preciso um certo grau de atenção pra conseguir entender e distinguir o que tá acontecendo. mais do que a narração da angústia da personagem, o livro trata da decadência do cidadão, que veio de família importante e passou por diversas coisas na vida, chegando até a mendigar. achei o livro todo meio difícil de ler, mas meu problema maior foi com o final. ave maria!  

5. comer rezar amar - elizabeth gilbert


peguei esse livro pra ler anos atrás e não consegui, desisti antes da história de fato começar porque não tava gostando. aí minha mãe me convenceu a dar uma segunda chance a ele, talvez eu não estivesse na época certa de ler quanto tentei pela primeira vez. e ela estava certíssima. dessa vez, eu gostei de tudo. da história, da narração, da divisão dos capítulos. o livro trata da vida da própria autora na busca pelo prazer, pela espiritualidade e pelo equilíbrio. depois de passar por situações complicadíssimas e enfrentar a depressão, liz passa um ano viajando pela itália, pela índia e pela indonésia pra se reencontrar. achei bem legal! e gostei mais das personagens secundárias do que da liz exatamente, mas talvez seja por causa do modo como elas foram apresentadas. a narradora fala dessas pessoas com tanto carinho que foi meio impossível não me afeiçoar aos amigos que ela encontrou nesses lugares.

menção honrosa:
madame bovary - gustave flaubert (falei dele aqui!). comecei em julho, mas só terminei em agosto. então ele não entra na lista, mas fica aqui, singelamente, só porque eu não quis deixá-lo de fora. :)


2 comentários:

  1. Caraca, nunca ma minha vida eu seria capaz de ler 5 livros em um mês, ainda mais com faculdade no meio disso tudo. Eu passei 5 anos não vendo a hora de terminar pra poder ler meus livros queridos em paz, li 3 livros completos num intervalo de 8 meses e já to pensando em prestar vestibular de novo, ou seja da-lhe lista de livros da FUVEST e mais 6 anos de leituras academicas.
    Comer, rezar, amar é um que tô há tempos querendo ler. Não sou muito fã do genero, mas quando saiu o filme eu lembro que amei, então o livro deve ser lindinho igual - e eu vou querer sair por ai viajando, então tenho que me preparar psicologicamente pra isso. De resto eu to com uma lista imeeeeeensa pra ler, e talvez eu junte esse do Drauzio Varella, hein, paresse bem maneiro.
    Mas antes isso tudo só depois de eu terminar meu querido Dom Quixote, <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha eu aproveito minhas várias horas dentro do transporte público pra colocar a leitura em dia! às vezes fica difícil de se concentrar, mas só assim mesmo pra conseguir ler tudo :)
      lê comer, rezar, amar sim!! a leitura é bem divertida, a autora faz piada com a própria situação o tempo todo, mas também tem bastante reflexão sobre "como cuidar melhor de si próprio", achei amor. e o do drauzio é bem interessante sim, vale a pena (inclusive gostei mais de carcereiros do que de comer, rezar, amar haha)!
      ah, dom quixote tá na minha lista de futuras leiturinhas, espero que esse dia não demore a chegar! :D

      Excluir