quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

feliz aniversário, bonita!

olha, sei que no seu dia eu deixei um pouquinho a desejar... comemorei o seu aniversário dentro da minha própria casa, dançando ao som de uma banda absolutamente carioca, tomando gelinho - que me faz lembrar das minhas férias em santa catarina - e beijando muito o meu namorado, que nem é tão seu fã assim... mas eu sou, juro. gosto de você (quase) todinha, são paulo! inclusive dos prédios do centro, que eu continuo achando a coisa mais linda que existe, ainda que todas as pessoas do mundo façam cara de reprovação quando os veem.

pra compensar a falha comemorativa, saí nos dias anteriores. passei a tarde do sábado rodando pela avenida paulista com o boy e foi uma delícia! teve yakisoba por um preço bem em conta, show ao vivo (foi tão bonitinho que me fez chorar <3), livrarias, energias positivas no vão do masp, uma voltinha nadavê dentro do parque, um vento tão absurdo que mais um pouquinho eu saía voando e uma cerveja impressionante, porque foi a primeira na vida que eu tomei e gostei (milagre, eu diria). no domingo o passeio foi mais modesto: fomos passar a tarde no sesc mais perto de casa, um lugar maravilhoso que eu frequentava muito quando era pequena, mas já não ia mais há muitos anos. não fizemos nada de especial por lá, mas ver a criançada se divertindo com uma banda voltada inteiramente pra elas, ou andando de patins com o sorrisão no rosto independente dos incontáveis tombos, fez valer toda a chuva que a gente tomou pra chegar lá. terminamos o passeio comendo no lugar preferido do namorado, com direito a um baita milkshake de morango.

namorado e eu constatamos que, definitivamente, somos feito turistas dentro da nossa própria cidade. a gente não conhece quase nada, não aproveita quase nada, não faz por merecer toda essa miscelânea impressionante que a cidade tem a oferecer. ainda assim, mesmo sendo uma péssima paulistana, eu te acho incrível, são paulo! obrigada por ser essa coisa louca, capaz de abrigar tanta gente diferente no mesmo espaço, com esse seu ritmo acelerado que eu nunca serei capaz de acompanhar. tem tanta coisa errada acontecendo nas suas ruas que eu não sou capaz de falar que você tá de parabéns, mas te desejo, de coração, que nos próximos anos de vida você consiga evoluir e crescer sem parar, pra se tornar um lugar melhor pra todo mundo. que as pessoas que por você transitam sejam mais leves, mais educadas, mais pacientes. que a desigualdade diminua, que a mobilidade urbana melhore (respeita as bike!), que o governo e a prefeitura cuidem de você com mais carinho do que estão fazendo agora.

pretendo ser uma filha menos ingrata e, sendo assim, passar a usufruir muito mais dessa cidade caótica e maravilhosa. às vezes me dá vontade de sair correndo daqui e não voltar nunca mais, mas só de pensar eu já morro de saudade dessa linda. não sei dizer se são paulo é realmente o meu lugar no mundo (ainda preciso conhecer muita coisa antes de fazer esse tipo de afirmação!), mas garanto que eu me sinto muito feliz por ter nascido bem aqui, nela, nesse bairro periférico e meio desconhecido.


existe amor em SP, sim. e não é pouco!

Nenhum comentário:

Postar um comentário