quinta-feira, 16 de junho de 2016

livrinhos de 2016 - parte I

pela primeira vez na vida eu tô anotando de verdade os livros que eu leio (numa planilha do excel, já que não me dou muito bem com o skoob sei lá pq), então vou registrar minhas leiturinhas aqui :D não tem nada muito profissional, sem essa de anotar meu progresso diário, ou quantos dias demorei, é só o nome do livrinho e a ordem de leitura mesmo. pode ser que nos próximos posts eu volte com algo mais bem elaborado né, vai saber...

não vou fazer resuminho de cada livro, porque isso vocês encontram em dois tempos na internet (e porque a intenção não é essa, afinal de contas), vou só falar um pouquinho sobre as minhas impressões mesmo :) bom, vamos lá:


JANEIRO (1 livro)
Harry Potter e a Ordem da Fênix - J.K. Rowling (2003)
já falei sobre minha relação com esse livro aqui, então não vou me estender, só o que eu digo é: amo harry potter e irei protege-lo até o fim dos tempos 💕


FEVEREIRO (3 livros)
 O filho de mil homens - Valter Hugo Mãe (2011)
foi meu primeiro contato com esse escritor português (que, pelo nome, eu achava que era brasileiro) e eu não fazia ideia do que iria encontrar dentro daquele livro fininho, mas as pessoas falavam muito bem do trabalho dele. eu não me encantei, apesar de reconhecer que o livro é bom. algumas passagens fizeram meu coração bater mais forte, mas no geral eu achei ok, só isso. talvez eu releia daqui uns anos, pra ver se mudo de opinião :)

 Morte e vida severina - João Cabral de Melo Neto (1967)
já tinha lido trechos aleatórios desse texto, mas nunca ele completo. fui a uma feira do livro e esse exemplar tava baratinho, então não resisti. a edição tem o morte e vida severina e mais uma quantidade considerável de poemas do joão cabral, é bem amorzinho. eu li super rápido, porque esse texto é a coisa mais linda e dolorida do mundo! recomendo d+ 💕

 A Marca na Parede e outros contos - Virginia Woolf (2015)
comprei esse livro na feira também, só porque a capa era lindíssima! e porque eu gosto de contos, mas principalmente por causa da capa :) eu nunca tinha lido da nada da virginia woolf, nem dava muita bola pra ela pra ser bem sincera, mas li com aquela pontinha de esperança de ser fisgada em algum momento da leitura e isso não aconteceu :~ é uma coletânea de mais ou menos uns 20 contos. de todos eles, eu gostei mesmo de 3 ("Uma sociedade", "O legado" e "Lappin e Lapinova"). quanto aos outros, ou eu simplesmente não entendi (a maioria deles hehe), ou só achei ok...


MARÇO (4 livros)
 Viagem ao centro da Terra - Julio Verne (1864)
meu namorado queria um incentivo pra ler mais esse ano, então combinamos de escolher alguns livros pra lermos juntos. eu já tinha lido esse antes, mas tava em inglês, faz muitos anos e na época eu não tinha tanta facilidade com o idioma, então não entendi lá muita coisa. foi quase como se eu tivesse lido pela primeira vez, apesar de reconhecer e relembrar algumas coisas enquanto eu lia. a história é bem legal, mas podia ser muito mais bem aproveitada. no final, parece que o autor simplesmente cansou e escreveu qualquer coisa só pra terminar logo hahaha e a leitura foi um tanto cansativa, o ritmo do livro é meio lento... enfim, achei bem nota 6.

 O primo Basílio - Eça de Queiroz (1878)
tentei ler pela primeira vez no colegial, mas não rolou. achei chato, odiei tudo e larguei lá pela 30ª página. daí minha professora de literatura portuguesa desse semestre pediu essa leitura e eu criei coragem pra dar essa segunda chance ao livro. gente, que surpresa feliz, eu gostei muito! o eça é bem descritivo né, às vezes cansa um pouquinho ler aquele montão de detalhes, mas eu me empolguei de verdade e lia sempre ansiosa pra saber o que estava pra acontecer depois. minhas amigas me acharam louca quando eu disse que tinha gostado mais desse livro do que de lucíola, que vai aparecer nessa lista daqui a pouquinho... :)

 Fahrenheit 451 - Ray Bradbury (1953)
mais um volume do projeto de leitura com o boy! a gente leu super rápido e, conversando sobre ele depois, chegamos a uma conclusão: o livro é bem legal, mas é confuso pra caramba. algumas coisas não ficam bem explicadas, mas acho que talvez essa tenha sido a intenção do autor mesmo, pra deixar o leitor com a imaginação livre. o problema é que nós tivemos dificuldade pra imaginar várias coisas daquele mundo distópico, aí enquanto a gente discutia sobre o livro rolou vários "nossa, mas será que foi isso que ele quis dizer? eu entendi algo totalmente diferente..." hahaha sem contar que minha personagem preferida aparece por pouquíssimo tempo, o que me deixou meio triste. mas enfim, gostei do livrinho!

 Lucíola - José de Alencar (1862)
li porque o professor de literatura brasileira pediu, provavelmente nunca teria pego esse volume se não fosse leitura pra faculdade. bom, ele é super curtinho e eu li bem rápido, mas não curti muito não. no começo eu tava odiando, não me interessava por nada do que tava sendo narrado, tava achando tudo chato e cansativo.. daí chegou num ponto que a história engatou e eu fiquei mais empolgada, porque comecei a gostar. mas chegou no final e eu odiei tudo de novo hahaha é uma leitura legal se você se interessa em conhecer mais sobre esse período da literatura brasileira, porque dá pra ler rápido e tem características bem marcantes (literária e socialmente falando, eu diria), mas olha, sinceramente... que finalzinho mais porcaria, hein? e eu ainda não superei o fato de que a personagem principal sequer se chama lucíola!!!!!



e os resultados parciais desse trimestre são:

 livros terminados 8 x 0 livros abandonados
 literatura brasileira 2 x 6 literatura estrangeira (2 autoras inglesas, 2 autores portugueses, 1 francês e 1 americano)
 livros lidos no kindle 2 x 6 livros físicos
 autoras mulheres 2 x 6 autores homens
 releituras 2 x 6 livros novos

minha ideia inicial era escrever um post único sobre o primeiro semestre, mas tava ficando tão grande que eu me senti obrigada a dividir em trimestres - se eu tivesse pensado nisso antes, já tinha postado isso aqui há tempos, né? enfim, logo mais eu volto pra contar quais foram os livros de abril, maio e junho! :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário