quarta-feira, 8 de junho de 2016

remember to turn on the light

e essa peça de teatro que é tipo o oitavo volume da saga harry potter, hein? ceis tão sabendo? harry potter and the cursed child, o nome. vai estrear oficialmente agora em julho, lá em londres, mas já tá rolando umas pré-apresentações.

no site oficial da peça tem um resuminho do enredo, que eu me dei ao luxo de traduzir (bem despretensiosamente, tá?) e colocar aqui, pra todo mundo se familiarizar:

"Sempre foi difícil ser o Harry Potter, e não está muito mais fácil agora que ele é um funcionário sobrecarregado no Ministério da Magia, marido e pai de três crianças em idade escolar. Ao mesmo tempo em que Harry briga com um passado que se recusa a se manter em seu lugar, Albus, seu filho mais novo, precisa enfrentar o peso de um legado familiar que ele nunca quis ter. Enquanto passado e presente se misturam ameaçadoramente, tanto pai quanto filho descobrem um fato desconfortável: às vezes, a escuridão vêm de lugares inesperados."

o que tá escrito aí em cima é basicamente quase tudo o que eu sei sobre essa continuação. eu não me empolguei tanto quando fiquei sabendo que ela ia existir, nem me empenhei mais pra descobrir outras coisas a respeito porque, me desculpem por isso, eu não me interesso tanto assim por essa fase pós-hogwarts. se fosse sobre a época dos marotos, aí eu provavelmente estaria com o estômago embrulhado de ansiedade pra essa estreia! mas enfim... o que me deixou mais animada pra existência desse oitavo volume foi o elenco da peça. ah, meuzamigo, quando eu vi as fotos dos atores escolhidos, aí o coração até bateu mais rápido!

gente, sério, olha isso:::
















à esquerda: harry potter, albus potter e ginny weasley. à direita: ron weasley, hermione granger e rose granger-weasley. (desculpa, gente, mas vou continuar chamando as meninas pelos nomes de solteira até o fim dos tempos!)

como todo mundo que conhece os filmes pode perceber, não são mais aqueles mesmos atores que nós nos acostumamos a ver. nada do rostinho conhecido do daniel radcliffe dando vida ao harry potter dessa vez! até aí, nenhum problema. a peça é uma continuação da série, sim, mas é um formato novo, diferente. eu imagino que os atores da franquia cinematográfica não assinaram nenhum contrato falando que essa peça surgiria anos após o fim dos filmes - e muito menos falando que eles eram obrigados a continuar atuando nesses papeis pra todo o sempre. é natural que as coisas mudem, afinal de contas. mas como nem tudo são flores e as pessoas têm a mente mais fechada que um daqueles cofres de banco superseguros, o povo deu pra encontrar problema onde não existe nada de errado.

há quem esteja dando chiliques pela internet afora porque "onde é que já se viu a hermione ser negra afff nada a ver a emma é branca!!!1!11" e blá blá blá. olha, sinceramente... essa opinião tá tão errada que eu não sei nem por onde começar (aliás, "opinião" naquelas, né? pra mim o nome disso é racismo, mesmo). mas vamos lá tentar explicar rápida e educadamente pras pessoas que se incomodaram com a escolha da atriz o pq desse faniquito todo ser 100% desnecessário:

1) primeiro de tudo, a própria j. k. rowling, autora da saga, achou a escolha incrível. só isso já tá mais do que suficiente pra fazer todo mundo que se incomodou rever seus conceitos, não?

2) na descrição da hermione nos livros, em momento algum a cor da pele é citada. as características dela são: cabelos castanhos e dentes grandes, só. sendo assim, a menina podia ser branca, negra, verde, azul... como as próprias pessoas tão dizendo, quem tinha a pele clara era a atriz, emma watson (que eu amo, aliás). a personagem hermione granger não tinha essa característica definida, então não faz o menor sentido falar que ela não pode ser representada por uma atriz negra porque a outra atriz era branca. esse argumento é bem tosco, por sinal.

item bônus: se incomodar com o fato da moça ser negra é racismo sim, vocês larguem mão de ser preconceituosos! não adianta disfarçar essa indignação com "ah, é que eu estava acostumado com a pele branca da emma, agora vai ser difícil de aceitar essa outra atriz", isso é desonesto d+. pra citar a rowling mais uma vez, como voz de autoridade no assunto etc, ela mesma tá chamando de racista quem tá descontente com a escolha dessa hermione. sem contar a quantidade imensa de fanarts em que os fãs representam a hermione como negra. ou seja... só tá incomodado com isso quem tem preconceito mesmo, quem gosta da saga tá é felizão!

pessoinhas, abram suas mentes, abram seus corações e deem uma chance pra senhorita noma dumezweni, que ela tem tudo pra viver uma hermione tão incrível quanto a da emma watson! sinceramente, olha essa mulher:::


fiz uma pesquisinha rápida na internet e descobri que a moça nasceu na suazilândia, um país do sul da áfrica que eu nunca tinha ouvido falar. além de tudo, ela ainda me fez conhecer um tiquinho a mais do mundo. olha aí, gente, não tem como dar errado!!!

boa sorte, noma! que nenhuma crítica racista seja capaz de te abalar ou de estragar esse momento fantástico na sua carreira e na vida de todo potterhead que não via a hora de ter um gostinho a mais dessa saga tão maravilhosa <3

2 comentários:

  1. Eu achei tão maravilhosa essa Hermione que sei lá, viu. Eu vi uma galera reclamando e como pode? Eles não devem ter lido a mesma série que eu, porque alguém passar a infância ao lado de Harry Potter e ainda ter esses preconceitos é complicado, melhor ir lá pegar o livro de novo, desde o começo e ler com mais atenção.
    Mas tava ligando muito não pra essa peça não vou poder assistir mesmo. Mas quando vi as fotos do elenco bateu até uma curiosidade triste.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nossa, sim! acho que minha falta de interesse também foi bastante influenciada por eu saber que não vou conseguir assistir.. a menos que, milagrosamente, eles venham pro brasil hahaha

      e eu pensei a mesma coisa que você! triste pensar que as pessoas cresceram com a série e não aprenderam nada :(

      Excluir