segunda-feira, 15 de agosto de 2016

irmão urso deveria ser mais valorizado

todo mundo sempre diz o quanto rei leão é incrível, o quanto frozen é legal, o quanto a bela e a fera é lindo... mas e irmão urso, gente? esse filme é um dos meus preferidos da vidaaa, fico triste de perceber que ninguém dá o valor que ele merece :~

caso alguém não saiba, o filme conta a história do kenai, um menino que só descobre o verdadeiro sentido do amor quando os espíritos o transformam em urso. OLHA ESSE ROTEIRO, tem como uma viagem dessa não ser maravilhosa? pois é, não tem! hahaha

esses alces = <3

o filme se passa na america do norte, lá na era glacial. o kenai é de uma tribo (ou qualquer coisa do tipo) em que as pessoas acreditam nos espíritos ancestrais e se deixam guiar por eles. quando se atinge uma certa idade, os espíritos designam um totem pras pessoas e elas tem que viver seguindo os preceitos que esse totem prega, assim elas ganham  o direito de marcar a palma da mão na parede da caverna. o filme é todo simbólico, é lindo d+ <3 a história começa com o kenai recebendo o totem dele: o urso do amor. ele não gosta, acha que não faz nenhum sentido que animais tão mortíferos sejam associados ao amor e acaba ignorando o ritual, largando o totem pra trás. ah, ele tem dois irmãos mais velhos, o sitka (que ganhou o totem da orientação) e o denahi (sabedoria).

por motivos que eu não vou contar, o sitka morre (mas continua orientando os irmãos mesmo assim <3) e o kenai decide que vai se vingar. é aí que ele acaba sendo transformado em urso, pelo próprio espírito do sitka que desce pra terra por meio da aurora boreal, pra ver se o kenai finalmente entende o verdadeiro valor do amor. já transformado, ele conhece o koda, um filhote de urso que é a coisa mais linda do universo inteiro. no começo ele não gosta muito do menino, mas o coração dele vai amolecendo e no fim das contas eles são como irmãos também.




o que eu acho mais incrível é que o filme consegue mostrar de forma divertida como o amor tem o poder de mudar a vida das pessoas e como a relação entre irmãos é importante. por mais que alguns momentos sejam tristes, inclusive sempre derrubo umas lagriminhas (filme da disney, né? normal), no geral o filme é bem leve e é muito gostosinho de assistir. a animação é linda, as cores são incríveis, as expressões dos personagens são muito boas, a paisagem é de tirar o fôlego (aurora boreal!!!), tem aquelas piadinhas que criança não entende mas adulto dá risada... sabe? aliás, o filme concorreu ao oscar de melhor animação em 2004 :)

como argumento final pra convencer vocês de que irmão urso é incrível e merece muito mais atenção do que ele normalmente recebe, deixo aqui uma cena maravilhosa, com a melhor música do filme (que tá no meu top 3 músicas preferidas da disney):

"o pé na estrada eu vou botar e o coração eu quero abrir..." <3

2 comentários:

  1. A melhor música desse filME pra mim é "Bem vindo"

    ResponderExcluir
  2. A melhor canção o melhor filme que a Disney fez, eu lembro quando a minha Filha tinha apenas 3 aninhos era fita cassete o filme terminava ela ia com o dedinho rebubinar e assistia novamente diversas vezes 😍. Parabéns pela matéria amei relembrar.

    ResponderExcluir