terça-feira, 23 de agosto de 2016

quero pegar o primeiro avião com destino à felicidade

ontem finalmente começou o segundo semestre letivo na minha faculdade, depois de uma greve de mais de dois meses e de duas semanas de uma reposição de aulas tão fajuta que quase nem existiu (eu mesma só fui em uns três dias, no máximo).

me matriculei numa matéria de literatura africana de língua portuguesa, que vai tratar especificamente de cabo verde. eu não sei porra nenhuma sobre esse país, não sabia nem que era formado por tantas ilhas tamanha a minha ignorância em relação à geografia africana, mas talvez eu já esteja me apaixonando por esse lugar. assim mesmo, logo de cara, logo na primeira aula desse curso. sei que provavelmente é um erro declarar amor tão rápido, sem praticamente nenhum tempinho de convivência, mas acho que foi aquela coisa da primeira vista. cabo verde me fisgou.

a aula de ontem foi bem introdutória, ainda não conheço quase nada, mas o pouco que a professora disse já foi o suficiente pra me fazer perceber que conhecer essas dez ilhas de perto deve ser uma experiência de tirar o fôlego. inclusive coloquei cabo verde na minha lista de "lugares que eu gostaria muito de visitar um dia caso haja a oportunidade não posso perder a esperança etc" :)

confesso que fiquei empolgada com o país - e, consequentemente, com essa matéria - por causa da professora, que estuda sobre isso há singelos 40 aninhos e fala sobre o lugar com um amor impressionante. aliás, gosto muito de ter aula com quem realmente gosta do que faz e se dedica de verdade ao assunto, me envolvo com a matéria mesmo que eu nem me interesse tanto assim. não posso garantir que eu realmente vá morrer de amores pelo curso, porque a chance de eu mudar de opinião já na aula que vem é imensa, mas a primeira impressão foi muito positiva.

por mais que eu sempre quebre a cara e me decepcione nessa faculdade, dessa vez o coração tá batendo forte e eu acho que vai dar pra ser feliz até o final. e se em algum momento as coisas ficarem muito ruins, é só eu procurar umas fotos de cabo verde na internet e pensar que estudar a literatura e a cultura de lá é o meu primeiro passo rumo à minha futura viagem!

caso algum dia eu tenha mesmo essa chance doida de ir pra lá, vou fazer de tudo pra conhecer o maior número possível de ilhas. meu objetivo principal atualmente é visitar a ilha da boa vista, por motivos de praia de santa monica. segundo a professora, é um lugar absolutamente lindo e quase não tem pessoa nenhuma. ou seja, MELHOR TIPO <3


(essa é uma foto qualquer de cabo verde que eu achei no google, talvez nem seja da praia que eu falei, mas olha só que coisa linda!!!)

tem dias que eu fico bem frustrada com o curso que eu escolhi, não só pelo curso em si mas principalmente por causa da faculdade em que eu estudo (a relação de amor e ódio tá virando só preguiça e vontade de pegar esse diploma logo de uma vez), mas eu preciso admitir que eu provavelmente não estudaria esse tipo de coisa em nenhum outro curso, nem mesmo em nenhuma outra universidade. às vezes a letras usp me dá vontade de morrer, mas às vezes também me deixa com os olhinhos brilhando. 

2 comentários:

  1. olha miga, isso é coisa de todo graduando, ainda mais se for uspiano. amiga minha esses dias postou no face algo do tipo que ela tava em crise com o curso que escolheu e quem mais se sentia assim. O tanto de resposta que teve com gente que não aguenta mais a graduação, o curso, quer mudar, quer acabar, quer morrer, foi surreal. ainda mais usp que é mais greve que qualquer outra coisa. mas ainda assim, desde que me formei (faz dois anos ja, socorro, senhor) eu tenho vontade de voltar. e fazer milhões de cursos, em milhões de áreas diferentes, sobre milhões de outros temas. mas acabei mesmo é anotando aqui as palestras que vão ter mes que vêm da minha área de graduação porque no fundo, quando a gente sai dessa loucura que é a faculdade, a gente lembra que adora a área e os assuntos, a gente só odeia mesmo ir pra aula e fazer prova. e professor cuzão.

    ResponderExcluir
  2. é muito triste pensar que todo mundo entra na faculdade cheio de esperança e expectativa, mas que essa sensação gostosinha acaba em 2 semanas de curso :~~ fico feliz de saber que você gosta mesmo da sua área e que tá conseguindo tirar proveito dela, miga, tomara que comigo também seja assim!! (eu ainda tenho 2 anos pela frente, sem contar esse semestre, porque graduação em dupla habilitação lá dura 5 aninhos </3 não vejo a hora de falar "faz dois anos ja que me formei, socorro" hahahaha)

    ResponderExcluir