sexta-feira, 16 de setembro de 2016

um transtorno que eu preferia evitar

a coisa que mais tem me irritado ultimamente é pegar ônibus de noite, cansada, louca pra chegar logo em casa, e entrar um grupo de adolescentes que acabaram de sair da escola. PITA QUE PARIU, que nervoso que eu sinto quando isso acontece. inclusive tô nervosa agora, só de pensar.

ônibus é meio desagradável em todos os momentos né, por infinitos motivos óbvios demais pra serem listados aqui, mas quando as pessoas que tão lá dentro junto com você são inconvenientes, o desconforto cresce uns duzentos por cento. aliás, gente inconveniente é um transtorno em qualquer situação e eu fico com vontade de cometer assassinatos sempre que elas aparecem no meu caminho, mas enfim. foquemos na questão dos adolescentes no ônibus às sete horas da noite.

adolescente é um troço sem noção mesmo, eu sei disso, eu também era (não tanto), mas me tira do sério o quanto eles cagam pro próximo. num tem respeito, não tem bom senso, não tem porra nenhuma. toda aquela vibe errada de "eu tenho 16 anos, eu faço o que eu quero e eu tô certo sim, ninguém manda em mim e ninguém tem nada a ver com a minha vida". na hora parece que isso faz todo o sentido, mas olhando de longe chega a dar um pouquinho de dó dessa ingenuidade. e raiva também, meu deus do céu, que raiva que dá!

você tá lá sentadinha no ônibus quase vazio, quase chegando em casa (faltam só 5 pontos pra você descer), lendo seu livrinho bem tranquila, quando de repente entram uns dez adolescentes gritando, falando bobagem, brigando, andando sem parar de um lado pro outro, colocando as mochilas nos bancos e ocupando o lugar de quem realmente quiser sentar. SABE? aí você tenta se concentrar no livrinho, tenta não se deixar levar pelo barulho dos xóvens, mas quando você se dá conta o ônibus tá parado ali naquele ponto há mais de cinco minutos, simplesmente porque o motorista precisou descer e dar esporro nos outros adolescentes que ficaram do lado de fora, no ponto. eles roubaram a placa do ônibus, só pela diversão. SABE?

se eu já ficava incomodada com esse tipo de atitude quando eu tinha essa mesma idade, imagina agora. (eu sempre fui meio tiazona, nunca vi graça em causar em lugar público só por motivos de sim. achava meio babaca, meio "porra, cê deve ter um vazio enorme no peito pra precisar desse tipo de coisa pra se preencher, hein? me poupe" e tal.)

nos dias da semana, a minha maior vontade sempre é voltar pra casa o mais rápido possível. o nervoso que eu sinto quando eles entram no ônibus é tão grande que eu cogito chegar mais tarde, pegando o ônibus seguinte, só pra evitar esse transtorno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário