sábado, 7 de janeiro de 2017

balanço das leituras de 2016

2016 foi um ano louco e cheio de coisa! cursei um montão de matéria na faculdade, fiz estágio até outubro, viajei algumas vezes, ajudei a cuidar da minha vó uma vez por mês, saí com os amigos sempre que possível, vivi agarrada no meu namorado e ainda assim consegui enfiar 55 livros aí no meio disso tudo :) nem todos esses foram lidos até o fim, mas digamos que eu tenha lido uma média de 1 livrinho por semana durante o ano. não sei vocês, mas esse número me deixa feliz pra caramba!

os livros apareceram aqui no blog divididos por semestre. pra conferir cada post separado, é só clicar nos links:






como deu pra perceber pelas imagens acima, o primeiro semestre do ano foi o mais fraquinho, mas acho que deu pra compensar bem no terceiro semestre :) além de anotar quais os livros lidos, também fui anotando outras informações a respeito da leitura (ano de publicação, se a autoria era feminina ou masculina, se era literatura nacional ou não... essas coisas!). agora chegou a hora de conferir quais foram os resultados finais das leituras do ano inteiro ;)

já disse lá no comecinho do post, mas não custa repetir: admito que eu não concluí a leitura de todos os 55 livros que eu peguei pra ler em 2016. além disso, também não peguei pra ler só livros novos, já que eu sou bem fã de releituras e não abro mão de reler um livrinho ou outro sempre que possível. sendo assim, os números são:



eu não tenho nenhum pudor em abandonar livro quando eu acho que a leitura 1) não vai me acrescentar em nada 2) tá ruim demais mesmo e eu tô sofrendo à toa 3) não tô no momento certo da vida pra ler aquele livro e é melhor deixar pra tentar de novo depois. então até que só cinco livrinhos abandonados é um número bem pequeno, né? ainda mais se levarmos em conta que, desses cinco, vou dar outra chance pra pelo menos dois. também achei bom o número de releituras, deu pra conhecer bastante coisa nova em 2016. tomara que continue assim nos anos seguintes! 

em relação à autoria e ao suporte do livro eu já não fiquei tão feliz assim com os resultados...




é óbvio que ler no kindle é muito mais fácil (porque é super leve, dá pra levar pra cima e pra baixo na mochila sem pesar nas costas e cabe 837 livros no bichinho), mas é tão mais gostosinho e gratificante ler um livro físico :~ sem contar que eu tenho uma porrada de livro físico por ler aqui em casa, mas acabei passando os e-books na frente pela praticidade mesmo (já que o lugar em que eu mais consigo ler é no transporte público, então o kindle facilita muito a minha vida nesse quesito). quanto à questão da autoria eu não preciso nem falar, né? SHAME ON ME!!!!! em 2017 pretendo ler muito mais mulheres e conhecer várias autoras novas, porque eu comecei a fazer isso em 2016 e descobri muita mocinha maravilhosa escrevendo por aí! mas é sempre bom lembrar que dos cinco livros abandonados no ano só 01 deles foi escrito por uma mulher. fica aí a reflexão ;)

uma info que eu considero bem ~interessante~ é a datação dos livros que eu escolhi pra ler. já que eu curso letras, era de se esperar que eu me dedicasse mais às leituras antigas e renegasse um pouco os autores novos e não consagrados, já que a academia não faz nenhuma questão de abandonar as leituras canônicas em detrimento de coisas novas... mas digamos que, por mais que eu seja sim meio academicista em alguns aspectos dessa vida louca de beletrista (não consigo evitar, desculpa!), o cânon é algo que eu ignoro sem problema algum :D


olha que coisa linda essa quantidade enorme de livrinho escrito nos anos 2000, gente!!! eu sei que aqui eu nem preciso falar isso, mas fica um apelo pros meus colegas de classe - e pros professores, obviamente: DEEM UMA CHANCE PRA LITERATURA CONTEMPORÂNEA! tem muita coisa boa sendo escrita atualmente, é só a gente largar o preconceito pra lá e abrir a mente ;) ah, preciso dizer que me surpreendi ao descobrir que li mais livros escritos no século 19 do que livros escritos na primeira metade do século 20. vai entender... (antes que alguém me corrija, eu sei que o ano de 1900 ainda faz parte do século 19, tá? só tô simplificando as coisas, calma lá)

quanto à nacionalidade dos livros, eu também fiquei feliz (mas sei que ainda tenho muito a melhorar, é claro). gosto muito de literatura brasileira e acho sim que os nossos autores são subestimados, então também acho que faz parte do meu dever enquanto entusiasta ler a maior quantidade possível de livros escritos aqui na terrinha e, mais do que isso, sair indicando por aí essas leituras todas!!


olhando assim no gráfico os números não parecem muito positivos, né? mas se a gente abrir o número de leituras estrangeiras dá pra ver que, de longe, a literatura que eu mais li em 2016 foi a brasileira mesmo <3


quando eu disse que ainda podia melhorar nos números não era em relação aos livros nacionais, mas sim aos estrangeiros. li muita coisa escrita nos países de língua inglesa (não que eu pudesse evitar muito, já que faço faculdade de inglês né), mas não li nada escrito na ásia, por exemplo. pro ano que vem eu vou mudar isso. gosto muito de conhecer culturas novas e fazer isso por meio da literatura é o melhor jeito possível (obviamente que aqui estou desconsiderando viajar pra lugares novos e realmente imergir nessas culturas, porque não nasci milionária e nem ganhei na loteria). mas pra dizer que nem tudo foi perdido, fiquei feliz por ter lido literatura africana (não só de língua portuguesa, pra diversificar um tantinho mais) e por ter conhecido algo da literatura nórdica (que, por sinal, foi um dos melhores livros do ano! <3)

contando com os livrinhos abandonados pelo caminho, esse foi meu ritmo de leitura:


por mais que as pessoas aproveitem o tempo livre das férias pra ler mais, janeiro e dezembro foram os meus piores meses. mas setembro tá aí pra mostrar que, se eu tivesse me empenhado, dava pra eu ter aumentado esse número!

li as obras de 47 autores diferentes nesse ano. desse total, 38 foram autores novos, que eu nunca tinha lido antes :) li mais de um livro de 6 desses autores, sendo que quem apareceu mais vezes por aqui foi machado de assis - foram 4 romances do cara, isso sem falar dos contos aleatórios que eu li no segundo semestre. numa situação normal isso não teria acontecido, mas cursar uma matéria sobre ele na faculdade me obrigou a fazer essa loucura hahaha

já disse várias vezes aqui que abandonei 5 livros, mas percebi que não disse quais hahaha pra ninguém precisar ir caçar essa informação nos posts separados, eu digo aqui. foram eles, em ordem cronológica de ~abandono:

* Moll Flanders - Daniel Defoe (li 1/5 do livro)
* Gabriela, cravo e canela - Jorge Amado (menos de 20 páginas)
* Viva o povo brasileiro - João Ubaldo Ribeiro (1/5 do livro)
* Non-stop: crônicas do cotidiano - Martha Medeiros (só algumas crônicas)
* O Rei de Amarelo - Robert W. Chambers (li 4 dos 10 contos)

deixando esses de lado e focando nos 50 livros que eu concluí, vou listar os preferidos e os que eu menos gostei - também em número de 5, pra facilitar minha vida e deixar tudo padronizado. começando pelos piores menos amados do ano (também em ordem cronológica, de acordo com a sequência das minhas leituras):

* O Alquimista - Paulo Coelho
* O que a vida me ensinou - Mário Sérgio Cortella
* Transpondo barreiras - Sérgio H. Boudakian
* Pai rico, pai pobre - Robert Kiyosaki
* Memorial de Aires - Machado de Assis

e agora vem a cereja do bolo: os melhores livrinhos do ano!!! :D deixei de lado as releituras e escolhi esses aqui dentre os livros novos de 2016. novamente, estão aqui listados em ordem de leitura. vem aí o meu top five, que eu recomendo muito do fundo do coração porque são livros maravilhosos:

* Por lugares incríveis - Jennifer Niven <3
* Hibisco roxo - Chimamanda Ngozi Adichie <3 
* O outro pé da sereia - Mia Couto <3
* Eu, robô - Isaac Asimov <3
* Memória da água - Emmi Itäranta <3

e é isso! :) gostei bastante de dar uma de book blogger (?) e finalmente prestar atenção no que eu tô lendo, é um jeito muito bom de diversificar as leituras e de se forçar a conhecer coisa nova também. espero que eu continue no pique pra ler bastante em 2017, porque a pilha dos livrinhos não lidos aqui em casa não para nunca de crescer! ;)

2 comentários:

  1. Gente, amei essa recapitulação das leituras do ano por gráficos <3. Acho que é um jeito bom também de entender nossos próprios gostos e, se não diversificar, buscar mais do tipo de leitura que nos faz feliz :).
    Especialmente no tocante à datação dos livros, acho que vou dar uma olhada nos meus também, é o tipo de informação que eu nunca sequer parei pra pensar, mas que é interessantíssima.
    No mais, sou igualzinha a você. Se acho que a leitura não está me acrescentando nada, ou está sendo um sofrimento, largo sem dó. A vida é muito curta e tem muita série pra ver/games pra jogar/livros para ler para ficar presa numa leitura infrutífera.
    Livros em comum esse ano: apenas 1; meu pé de laranja lima. E que livro mais fofo/triste/quis me enrolar em posição fetal após a leitura.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a parte mais legal dos gráficos é que o post fica todo colorido :D hahaha fiquei feliz de ter te inspirado a prestar mais atenção nesse detalhes da leitura, pode ser bem surpreendente!
      nossa, vejo muita gente que não se permite largar livros pela metade, que se obriga a terminar... acho um desperdício de tempo e de disposição. a gente fica meio bodiado depois de pegar um livro que não gosta, né? dá até preguiça de tentar outra leitura logo em seguida hahah AI, a relação do menininho com o português no meu pé de laranja lima foi a coisa mais gracinha do mundo!!!! achei que o livro valeu a pena só por causa deles mesmo hahaha

      bjobjo! :*

      Excluir