quarta-feira, 12 de abril de 2017

desafio da vez: escrita e narrativa

é com muito orgulho e com um alívio tremendo que eu digo que: cheguei no meu quarto ano de graduação! (pro meu azar o meu curso dura cinco, mas gosto de ver pelo lado positivo e pensar que, finalmente, estou chegando ao fim dessa trajetória interminável.)

uma das coisas que mais me incomodavam no curso é que nós não temos nenhuma matéria de escrita. ok, eu entendo a vibe da minha faculdade, entendo que eles tão interessados em formar pesquisadores e não escritores, mas sempre achei que essa "não importância" era meio preocupante. e quando eu digo que faltam matérias de escrita eu não digo de escrita criativa, pra criar história de ficção. tô falando de redação mesmo. de novo, eu entendo o porquê de não existir essa matéria na grade obrigatória do curso, mas ainda assim acho bem ruim que profissionais de letras, que vão trabalhar diretamente com o texto escrito, passem cinco anos sem isso. MAS OK, SEGUE O BAILE, SAÍ DO ASSUNTO, O POST NEM É SOBRE ISSO.

eis que, ao me inscrever nas matérias pra esse semestre, eu descobri a existência de uma disciplina chamada escrita e narrativa em inglês, que faz parte da grade de optativas livres da minha habilitação. eu não pensei duas vezes: me inscrevi na hora! o sistema me agraciou com a vaga nessa turma e cá estamos nós cursando a disciplina.

antes de mais nada é preciso dizer que: o inglês, apesar de ser uma das habilitações mais concorridas e com o maior número de vagas na letras, é também uma das que tem mais problemas com falta de professores. ou seja, não há professor suficiente. então, consequentemente, nem todo semestre abrem todas as matérias pra gente cursar. sendo assim, essa é a primeira vez em uns cinco ou seis anos que essa matéria tá sendo dada. o que significa que eu me matriculei absolutamente no escuro, sem fazer a menor ideia do que ia encontrar ali. e como já era de se esperar eu fui um tantinho ingênua... (quando não, né, mores? ¯\_(ツ)_/¯)

o professor é novinho, todo ~descolado, deu até um curso de extensão sobre fanfic há um tempinho. e o conteúdo da aula também é um amorzinho, a gente basicamente estuda como se deve construir uma narrativa. personagens, ambientação, diálogos, etc etc etc. tudo bem legal. o problema mesmo tá no método de avaliação. a gente vai ter que escrever um conto de ficção em inglês de no mínimo duas mil palavras. e é isso. SIM, serei avaliada e ganharei uma nota de 0 a 10 em cima de um conto de ficção escrito em inglês HAHAHAHAH deus me ajude!

antes que alguém fale alguma coisa: eu sei que isso não é um problema de verdade. já tive muita matéria com método de avaliação horroroso (tipo fazer 20 páginas de análise filológica sobre um documento escrito a mão do século 16), mas não é muita responsabilidade deixar a nota do semestre todinho só nisso??? gente, eu já tô apavorada. eu gosto de escrever, vivo inventando história na minha cabeça, já tenho a minha história definida pra escrever o conto, mas ainda assim não me sinto boa o suficiente pra isso. até porque eu nem sei qual exatamente vai ser o critério do professor, né? acho difícil, mas já pensou se o cara for avaliar simplesmente de acordo com o que ele gostou ou não? "ah, bem legal sua história mas achei essa personagem aqui meio chata, nota 7.5 pra vc"???? aí fodeu.

mas de qualquer forma acho que vai ser uma experiência divertida. a versão final só vai ser entregue pro professor lá em junho, então tenho bastante tempo pra trabalhar no texto e conseguir criar algo legal o suficiente pra tirar uma nota decente. caso a minha short story seja realmente bacana, pode ser que eu dê um jeito de divulgar por aí nesse mundinho das internets. 😉

Nenhum comentário:

Postar um comentário