terça-feira, 1 de maio de 2018

livrinhos de abril

pra acompanhar os posts anteriores, é só clicar aqui 😄


◇ ◇ ◇


Carry on: ascensão e queda de Simon Snow - Rainbow Rowell (2015)



no livro fangirl (♡), a autora criou esse universo fictício do simon snow. daí não contente em mostrar pra gente só um pedacinho dessa doideira, ela resolveu >escrever o livro do simon e publicar<. pois bem. a história do simon é inspirada em harry potter, é pra ser tipo o harry potter do universo de fangirl, digamos assim. eu resolvi ler carry on porque eu quero ler tudo o que a rainbow publicar, e não porque eu tenha gostado tanto assim da história do simon.. comecei a ler sem muita expectativa e, apesar de não ser mesmo um primor da literatura, eu simplesmente não conseguia parar de ler. eu não resisto a livrinho podreira ^^ o que mais me incomodou é que a autora arrumou umas soluções MUITO FÁCEIS pra algumas coisas, dava pra ter se esforçado um pouco mais. mas ainda assim foi um jeito muito gostosinho de superar as leituras do mês de março :) hahah (só uma obs: só vale a pena se você tiver lido fangirl, tá? senão vai ler harry potter mesmo que é muito mais sucesso!)


Beloved - Toni Morrison (1987)


✩ favorito do mês! ✩
ESSE LIVRO É MARAVILHOSO!!!! eu não tenho palavras pra essa preciosidade. a toni morrison mereceu 100% o nobel dela, sinceramente. a história é pesadíssima, é um livro absolutamente denso e dá vontade de chorar do começo ao fim. em basicamente todas as páginas eu sentia vontade de entrar no livro e abraçar alguma daquelas personagens, quanta gente sofrida!! mas o sofrimento dessas pessoas é retratado de um jeito tão bonito, é tão poético.. ai, que vontade que eu já tô de reler! <3 resumindo muito, dá pra dizer que o livro é sobre as consequências psicológicas e emocionais da escravidão. e, consequentemente, isso significa que a história tem muito racismo, muita cena absurda de violência e muita reflexão dolorida de ex-escravos. eu li com um nó gigante na garganta. esse é fácil fácil o melhor livro do ano até o momento, mas tá longe de ser livrinho gostosinho pra quem quer ter um momento de alegria. é pra causar desconforto e pra fazer a gente repensar um montão de coisas. mas assim, sério: LEIAM!!! (em português o nome é "amada", mas se você tem inglês suficiente pra dar conta de um livrão desses: lê no original que vale bem a pena!)


Rita Lee: uma autobiografia - Rita Lee (2016)


depois da pedrada que foi o beloved, decidi pegar um livrinho mais leve pra espairecer hahah e olha só que coisa: logo eu, aquela que não tem a menor paciência pra biografia, venho aqui recomendar essa delicinha em forma de livro :D a rita, gente. que mulher maluca!!!! ela conta uns episódios BEM doidos da vida dela, desde a infância até a aposentadoria dos palcos. dá pra ter um panorama bem legal de tudo o que essa mulher conquistou - e, principalmente, de todas as besteiras que ela fez. como que ela tá viva até hoje é o que eu me pergunto, sinceramente hahaha o livro é muito gostoso de ler, ela escreve de um jeito bem divertido, se tivesse mais 600 páginas eu continuaria lendo com um sorrisin no rosto :)


The hate u give - Angie Thomas (2017)


calhamaço em inglês pra fechar abril com chave de ouro pois QUE LIVRO MARAVILHOSO MEU DEUS DO CÉU!!! outro livrão sobre racismo pra fazer parzinho com beloved, mas esse fala sobre os dias de hoje e a violência policial que a população negra sofre nos estados unidos. também dá vontade de chorar o tempo todo, de tristeza e de raiva. pra mim o ponto alto do livro foram as personagens. o tanto que eu amei família principal, aaaa!!!! mas o livro é todo bom. a forma como ele é estruturado é ótima, os diálogos são maravilhosos, a autora levanta uma porrada de questões relevantes. achei incrível, de verdade! (brigada miga fefa por sempre me recomendar apenas os melhores livros do mundo <3) ah, em pt-br o nome é "o ódio que você semeia" e eu espero que a tradução seja boa, mas sinceramente a linguagem é um show a parte nesse livrinho. assim como eu disse com o beloved, se você tiver inglês pra isso, pelo amor da deusa lê esse bonitinho no original!

◇ ◇ ◇

em números, resumão do mês:

 livros terminados 4 x 0 livros abandonados

 literatura brasileira 1 x 3 literatura estrangeira (todos americanos.....)

 livros lidos no kindle 2 x 2 livros físicos

 autoras mulheres 4 x 0 autores homens (sim, gente, eu alcancei a graça de um mês composto única e exclusivamente por literatura feminina!!!!!! e que delícia de mês, sinceramente <3)

 releituras 0 x 4 livros novos

◇ ◇ ◇

pra compensar o fiasco literário que foi o mês de março, abril chegou arrasando com o meu coração e me dando quatro preciosidades em forma de livrinho. foi MUITO difícil escolher o preferido dessa vez, porque tanto o beloved quanto o the hate u give me deixaram chorando de tanto amor (e preciso confessar que, tivesse eu lido o livro da rita no mês passado, ele teria sido o favorito de março), mas beloved ganhou esse posto por ter sido um baita livrão. the hate u give é absurdamente bom, mas o trabalho da toni morrison em beloved é um troço que não se vê todo dia de tão bem feito. deixo aqui as minhas mais sinceras recomendações das quatro leituras desse mês (a primeira com ressalvas, vale lembrar). até o momento, abril foi fácil o melhor mês do ano no quesito literário :D

Nenhum comentário:

Postar um comentário