quarta-feira, 30 de maio de 2018

livrinhos de maio

pra acompanhar os posts anteriores, é só clicar aqui 😄

◇ ◇ ◇

Americanah - Chimamanda Ngozi Adichie (2013)


favorito do mês!
abril terminou, mas eu não consegui me desvencilhar totalmente das leituras daquele mês maravilhoso. então pra continuar na mesma vibe dos meus queridíssimos beloved e the hate u give, eu resolvi que tava na hora de ler esse livraço da chimamanda :D eu sabia que o livro era sobre uma africana que ia pros estados unidos e lá é que ela se descobria como negra (já que raça é uma questão bem central naquele país), mas ele também fala sobre pertencimento, identidade e amor. eu fiquei tão empolgada lendo esse romance e senti tanta vontade de virar amiga da personagem principal e fiquei tão "pita que pariu literatura é a melhor coisa do mundo" que me deu vontade de chorar pensando nisso, olha só que coisa doida. quero ler todos os livros da chimamanda, a prosa dessa mulher é incrível! recomendo muito a leitura <3  


O diário de Anne Frank - Anne Frank (1947) [versão em quadrinhos roteirizada por Ari Folman e ilustrada por David Polonsky - publicado em 2017]


tá, pra começo de conversa: eu nunca li a versão "regular" do diário, então pode ser que eu vou me equivocar 100% no que vou falar aqui, mas a impressão que me deu é que eu teria aproveitado muito melhor os quadrinhos caso tivesse lido o livro "normal" do diário antes. assim.. os desenhos são incríveis, eu gostei muito das ilustrações! mas parece que a história em si tava meio "picotada" demais. no final do livro tem um apêndice do roteirista falando que eles tiveram que fazer uns cortes por ser uma história em quadrinhos, mas parece que as coisas não tinham muita ligação uma com a outra, mesmo dentro da mesma entrada no diário.. não sei nem se o que eu tô falando tá fazendo sentido, dsclp gente hahaha mas é aquilo: se você ama anne frank, vale a pena comprar esse. se você ama quadrinhos, também vale a pena comprar esse. mas se você não faz questão nem de um nem de outro, segue o baile existem outros livros ;) 


Fire on the mountain - Terry Bisson (1988)


último dos livros obrigatórios pra minha matéria de literatura canônica americana, YAY! esse romance, gente. o que dizer sobre ele???? veja bem: é uma ficção científica que trata de viagens pra marte e, ao mesmo tempo, fala da guerra abolicionista dos eua lá em 1850 e pouco. OLHA SÓ QUE COISA DOIDA. e o livro mistura presente e passado, primeira e terceira pessoa, narração normal e carta... SABE? precisa de muita concentração pra entender realmente o que tá acontecendo e quem é que tá falando. e pra me deixar ainda mais perdida, além do fato de eu não ter nenhum conhecimento prévio sobre a parte histórica abordada no livro, ele ainda tava em inglês hahahahha esse é um livro que exige bastante do leitor, mas vale a pena se você se interessar em ver como poderia ter sido a história americana caso o abolicionista john brown não tivesse fracassado. pesquisei rapidinho e não encontrei edição em português, então esse aqui é só pra quem tiver um conhecimento bem legal de língua inglesa mesmo.


A revolução dos bichos - George Orwell (1945)


esse eu já tinha lido há alguns anos, mas senti que tava na hora de reler e: QUE LIVRO, meus amigos!!!!! é como se fosse uma fábula, então a narrativa é até bem simples, não tem nada muito complicado de entender, as metáforas são ótimas etc etc. mas o que me faz gostar tanto dele é que, conforme a gente vai lendo e as personagens vão "se transformando", a gente vai tendo consciência do que tá acontecendo nessa história (e do que aconteceu na história real, que inspirou o autor a escrever) e aí vai brotando uma raiva no nosso coraçãozinho que só por deus hahaha esse livro devia ser leitura obrigatória pra absolutamente todas as pessoas do mundo, ele é importantíssimo!!!! e quando eu li aquele trechinho que diz que "todos os animais são iguais, mas alguns são mais iguais que outros" eu senti que uma facada teria doído menos, sinceramente! se você nunca leu, LEIA! e se você já leu, RELEIA!!! ;)


Órfãos do Eldorado - Milton Hatoum (2008)


depois de ler "dois irmãos", eu criei muita expectativa em cima do hatoum. peguei esse pra ler com um mix de sentimentos: metade de mim tava com um pé atrás, por ter medo de me decepcionar, e a outra metade tava ansiosíssima pra ter outra experiência incrível. daí que eu me decepcionei um pouco, porque eu achei essa história chata. mas a escrita dele é uma delícia, então mesmo achando meio blé eu li em dois dias :) o problema é que eu fiquei com a sensação de que a história poderia ter sido muito melhor se a gente tivesse acompanhando sob outra perspectiva.. ah, também achei que esse livro é bem parecido com "o amor nos tempos do cólera", do garcía márquez, então se você gostou de um pode ser que você goste do outro! 

◇ ◇ ◇

em números, resumão do mês:

 livros terminados 5 x 0 livros abandonados

 literatura brasileira 1 x 4 literatura estrangeira (1 da nigéria, 1 da alemanha, 1 dos eua e 1 da inglaterra)

 livros lidos no kindle 3 x 2 livros físicos

 autoras mulheres 2 x 3 autores homens

 releituras 1 x 4 livros novos

Nenhum comentário:

Postar um comentário