sábado, 9 de junho de 2018

a viagem é longa, mas é maravilhosa

comecei o mês de junho, o meu mês, o melhor mês do ano, com uma leitura incrível: a longa viagem a um pequeno planeta hostil, da becky chambers.




antes de mais nada, OLHEM ESSA CAPA. gente do céu, esse livro é a coisa mais linda do mundo!!!! a gente já sabe que a darkside tá sempre de parabéns pelas edições maravilhosas, mas ainda assim eu me surpreendo quando tô com um exemplar bonitão desses em mãos. capa dura, BRILHO, folha amarelada pra gente não ficar com dor na vista... eu amo essa editora <3

eu não sabia muito sobre a história, mas me interessei pelo livro porque:
1) a capa é maravilhosa
2) eu achei esse título muito bom
3) ficção científica contemporânea escrita por uma mulher

daí aproveitei uma promoção e comprei feliz da vida, sabendo que mesmo se eu não gostasse tanto assim do livro ele ainda seria uma das coisinhas mais bonitas da minha estante. só que, pra minha alegria, ELE SE TORNOU UM DOS MELHORES LIVROS QUE EU LI ESSE ANO. yay! 😄

a história se passa no futuro, depois de os seres humanos se verem forçados a sair da terra e desbravar o espaço. uma parte se fixou em marte, outra parte viaja pelo universo. nessa brincadeira, os humanos descobriram a existência de diversos planeta habitados e habitáveis, além de muitas outras espécies zilhões de vezes mais desenvolvidas do que nós. as personagens principais do livro fazem parte de uma tripulação mista, formada por pessoas de várias espécies (eles chamam de pessoa ou de ser sapiente), que viajam pelo espaço abrindo túneis. e elas são incríveis e maravilhosas e eu amo todas. <3

a vibe é meio star wars, sabe? viagens interplanetárias, várias espécies convivendo mais ou menos em harmonia, umas tretas aqui e ali, jogo político, disputa de poder... mas a diferença aqui é que, pelo menos pra mim, esse livro é mais sobre as personagens em si do que sobre uma sequência de ações, por assim dizer. é claro que existe uma história principal (a tal longa viagem ao tal pequeno planeta hostil), além de várias paralelas dentro dessa, mas eu acredito que o ponto forte do livro são as personagens muito bem construídas.

é por meio delas e das suas trajetórias que a autora discute várias questões importantíssimas e bem atuais, tipo: gênero, sexualidade, racismo, amor, família, amizade, respeito, diferenças culturais, ética, etc etc etc.


então ao mesmo tempo em que a gente vai acompanhando a viagem dessa tripulação, o dia a dia delas dentro da nave, as pausas que elas fazem nos portos pra reabastecer e comprar suprimentos e os problemas que podem existir quando elas encontram com outras naves pelo caminho, a gente também acompanha os conflitos pessoais de cada um deles. e isso é incrível! digamos que o livro seja composto por várias cenas que poderiam existir isoladas, elas não são necessariamente consequência uma da outra, mas é uma delícia de acompanhar tudo o que acontece.

eu entendo que quem prefere algo com mais ação pode ficar com uma preguicinha dessa leitura, mas eu amei tudo do começo ao fim. e também acho que o público ideal do livro são os adolescentes, por causa das questões que são discutidas, mas no alto da minha jovem adultice eu amei real oficial. :)

achei incrível conhecer essas espécies novas e ver as diferenças entre elas e os seres humanos (que, por sinal, têm pouquíssimo poder dentro da história), deu vontade de morar nesse universo. eu fiquei triste de verdade quando acabou, porque eu não queria me desvencilhar de nada daquilo. esse é o livro perfeito pra se escrever fanfics a respeito!!!! aliás, ainda existe os fanfiqueiro por aí? se sim, escrevam sobre esse livro!!!! eu preciso ler mais sobre essas pessoas e essa comunidade galáctica!!!!

vou terminar dizendo que, depois de muito tempo tentando me decidir, eu acho que meus personagens preferidos são, em ordem de preferência, o jenks, a sissix e o dr. chefe. você aí que já leu, me diz quem você mais amou do fundo do seu coraçãozinho :D

leiam esse livro, pelo bem de vocês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário