terça-feira, 14 de agosto de 2018

terra, fogo, ar e água

vocês conhecem avatar

não o filme dos bicho azul, o desenho mesmo. aquele do menino careca, com a seta azul na cabeça, que usa roupa de monge. sabe? esse aqui, ó:


pois então. quando eu era pequena, eu sempre via passando na nickelodeon, mas provavelmente eu tava muito ocupada assistindo bob esponja e nunca dei muita bola. inclusive achava meio bobagem, nada a ver esse moleque careca, eu hein. só que tinha muita gente que gostava, então alguma coisa de bom o desenho devia ter. eu guardei essa informação num cantinho da minha cabeça e segui em frente. 

muitos anos depois, quando eu já tava até na faculdade, fiz um curso de webdesign e o professor, que é um maravilhoso e virou bem meu amigo na época (saudade!) era absolutamente fã de avatar. só que não esse aí do menino careca, ele era fã da "continuação". eu causava com o cara, ficava falando que ele não tinha mais idade pra usar camiseta da desenho na rua, muito menos no trabalho, etc etc etc. mas ele não se deixava abalar e continuava insistindo que eu deveria ver, que era incrível, que eu ia amar as personagens... até que um dia eu resolvi dar uma chance e a experiência não poderia ter sido melhor. 😁

pra poder assistir a continuação, eu deveria assistir primeiro o desenho do monge voador com seta azul na cabeça. no caso, o nome de verdade é avatar: a lenda de aang (ou the last airbender, pra você que por alguma razão curte umas coisas in english. só não esquece que dublagem de animação é uma preciosidade e a gente precisa dar valor, hein?)

meus nenê

o aang é o mocinho careca e, como provavelmente já tá óbvio desde sempre, ele também é o avatar. o avatar é o serzinho responsável por dobrar - ou dominar - os quatro elementos (terra, fogo, ar e água) e, mais importante do que isso, é o responsável por manter os povos em harmonia. no universo desse desenho, as pessoas estão divididas entre quatro grandes nações, cada uma correspondente a um desses elementos. sendo assim, existem os dobradores da nação do fogo, da tribo da água, do reino da terra e os nômades do ar. 

o avatar já estava desaparecido há 100 anos, até que uma hora ele retornou (só vai saber o que aconteceu quem assistir, esse spoiler eu não dou! :P). nesse meio tempo, rolou MUITA desarmonia entre os grupos. disputa de poder, guerra, uma nação querendo dominar a outra... e o aang e os amigos dele formaram uma equipe pra tentar manter as coisas sob controle.

o desenho é divertidíssimo, é super leve, mas trabalha uns temas bem interessantes (eu odeio esse termo, mas às vezes não consigo evitar). espiritualidade, meditação, culturas asiáticas antigas... é bem diferente do que a gente tá acostumado a ver por aí. e é bem bonito! eu gostei d+ da história, do desenvolvimento das personagens, da resolução dos conflitos, da forma como as coisas eram abordadas, enfim. achei sucesso mesmo!

aí fui assistir à continuação, que se chama avatar: a lenda de korra (the legend of korra, pra quem for do time dos bilíngues.)


e eu achei uó hahahahaha o boy e eu assistimos a dois episódios e simplesmente não rolou. desistimos, fingimos que isso nunca tinha acontecido e seguimos em frente. mas eu fiquei encucada, não consegui deixar esse desenho pra trás. o meu professor gostava TANTO, não é possível que o negócio fosse ruim. ainda mais porque eu já tinha visto várias pessoas falando que a lenda de korra era ainda melhor do que a lenda de aang, que eu tinha gostado tanto!! pois bem. depois de uns meses eu respirei fundo, juntei coragem e tentei mais uma vez (o namorado não quis me acompanhar, ele preferiu ficar só com o aang mesmo).

passar pelos primeiros episódios foi difícil, alguma coisa tava me incomodando muito, mas depois que eu descobri qual era o problema tudo se resolveu. eu tava estranhando o desenho! já não era mais aquele traço mais simples da lenda de aang, a lenda de korra tem cara de anime pra adulto mesmo. as cores também são mais sóbrias, a própria história é mais séria e mais moderna também. o desenho é menos infantilizado e isso pra mim foi um obstáculo a ser superado hahaha mas passado o desconforto inicial eu também consegui amar o universo da lenda de korra.


essa continuação se passa alguns anos depois do primeiro "volume", digamos assim. aqui, o avatar é a korra (a mocinha de azul, obviamente). o espírito avatar desencarnou quando o aang morreu e passou pra ela, que deveria dar continuação ao trabalho dele - e de todos os avatares que vieram anteriormente. aliás, o cara careca com seta azul na cabeça na imagem ali em cima é o filho do aang, que virou instrutor da korra :)

nessa nova fase do desenho a gente vê muita coisa diferente acontecendo. os conflitos são outros, a própria avatar passa por coisas sequer pensadas antes. a gente também descobre mais sobre o surgimento do avatar, sobre o mundo espiritual e sobre a relação entre os espíritos e os seres humanos. achei que a lenda de korra é mais profunda que a de aang, talvez justamente por ser menos infantil. o desenho tem uma vibe diferente, mas é tão legal quanto. e talvez seja ainda mais bonito!

eu gostei demais de ter entrado em contato com esse universo, de ter conhecido os conflitos existentes ali, de ter acompanhado todas as reviravoltas dessas histórias... foi uma experiência incrível e eu me surpreendi muito! nunca pensei que eu fosse gostar tanto do bendito avatar haha e no fim das contas, eu entendi porque as pessoas preferem a korra, mas a lenda de aang é pra sempre a dona do meu coração. ;)

fica a recomendação de um desenho incrível, cheio de ensinamento e com uma baita dose de alívio cômico! ♡

Nenhum comentário:

Postar um comentário