terça-feira, 6 de novembro de 2018

aceite a sua fragilidade

vi essa frase do título escrita em uma parede na minha faculdade. todos os dias que eu passava por ali eu olhava pra ela de novo, pra ver se finalmente eu conseguia incorporar pra minha vida aquele ensinamento. até que esse dia chegou.

eu tinha muito receio de demonstrar fraqueza. na minha cabeça, se eu deixasse transparecer os meus medos e inseguranças, eu seria um alvo fácil pro mundo lá fora. mas acho que eu só tava me enganando. a verdade é que eu não queria sequer admitir que sentia todas aquelas coisas. então, depois de vários tropeços e algumas caídas, sempre me esforçando ao máximo pra manter a guarda alta e a postura inabalável, eu aceitei.

entendi que ninguém precisa ser forte o tempo todo, nem precisa agir como se nada tivesse acontecendo mesmo quando sente o seu mundo desabar. ninguém precisa fingir que não tá sofrendo por alguma coisa só porque quem tá em volta pode não entender esse sentimento. muito menos precisa passar por alguma situação desagradável sem necessidade só pra fingir que aquilo não o afeta. mesmo que seja algo considerado "bobagem" pelos outros. se te faz mal, se te deixa desconfortável, se vai te trazer mais consequências negativas do que benefícios... não precisa. aceita o momento que você tá vivendo e respeita o seu tempo. pode ser que depois você supere essa fase, se fortaleça e consiga superar quaisquer que sejam as barreiras que antes te atrapalhavam.

não há problema nenhum em admitir que algo incomoda e faz sofrer. tem menos problema ainda em pedir ajuda quando a gente não dá conta sozinho. esse último item é uma ideia que eu ainda preciso amadurecer. já aceitei que é assim que as coisas funcionam, mas isso não significa que eu consiga realmente recorrer aos outros quando preciso. mas não me sinto pressionada. continuo trabalhando nesse quesito, uma hora eu chego lá! 

por mais que não faça bem ser fraco a ponto de cair no primeiro abalo, senão a vida fica realmente insuportável, a gente também não tem motivo pra ser uma fortaleza inatingível. isso não é normal, isso não é humano. a gente sente, se desestrutura, fica sem chão. e tá tudo bem. se você sente significa que você tá vivo, que você é um ser ativo nesse mundão. e, consequentemente, tem o poder de mudar a realidade ao seu redor. mas a melhor forma de começar essa mudança é dentro de você mesmo. a partir do momento em que você transforma a sua maneira de ver as coisas, de agir e de responder ao que acontece à sua volta, tudo isso se modifica também.

depois que eu aceitei que não preciso dar conta de tudo, que não faz bem ficar me cobrando tanto e que não tenho que passar por situações desconfortáveis sem necessidade só pra provar que eu posso, minha vida ficou muito mais leve.

inclusive recomendo muito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário