domingo, 30 de dezembro de 2018

livrinhos de dezembro

pra acompanhar os posts anteriores, é só clicar aqui 😄


◇ ◇ ◇

Grandes mulheres que mudaram o mundo - Kate Pankhurst (2016)


vocês sabem lidar com livro infantojuvenil que exalta mulheres? pois eu definitivamente não ♡ esse aqui traz um resuminho dos feitos de mulheres de várias nacionalidades, de amelia earhart a chiquinha gonzaga (sim, tem brasileira na lista!), e serve pra mostrar pras meninas que elas podem fazer o que quiserem e que devem ir atrás de todo e qualquer sonho que tiverem! também serve pros meninos verem que mulheres são incríveis e pros adultos aprenderem coisas novas. inclusive tem mulher aí nessa lista que eu nunca tinha nem ouvido falar. e como se tudo isso fosse pouco, as ilustrações são lindas!!! esse é daqueles livrinhos que merecem um lugar em todas as estantes do mundo :)


Pétala - Olívia Pilar (2018)


eu não conhecia a olívia, mas a solaine chioro (autora de "a rosa de isabela", que eu li em novembro) recomendou os livros dela nesse vídeo do canal da mayra. esse aqui é um conto, tem umas 35 páginas, e é pra ler de uma vez só e terminar com sorrisinho no rosto. é a história de um casal de moças bissexuais e, de certa forma, discute o que é um relacionamento, aceitação, liberdade e escolhas. é curtinho, mas é bonito. :) pra quem se interessar, tem no kindle unlimited!


Todas as cores do natal - 
Alliah, Bárbara Morais, Lucas Rocha, Mareska Cruz e Vitor Martins (2017)


pra quem não gosta de coletânea de contos, até que eu li bastante desse tipo de livro em 2018, né? ¯\_(ツ)_/¯ aqui são cinco histórias, todas com personagens lgbtq+ e, de alguma forma, relacionadas ao natal. eu fico mais confortável quando todos os contos da coletânea se passam no mesmo universo, ou pelo menos se existe alguma coesão entre eles. isso não acontece aqui, já que cada autor teve a liberdade de criar a história que bem entendesse. como o primeiro conto é bem realista, esse foi o parâmetro que eu estabeleci pro livro e, por isso, não consegui me deixar levar muito pelos contos mais fantasiosos (o conto "entremarés" me deixou incomodada, porque a construção da história era MUITO confusa e nada fazia muito sentido, mas depois de ler eu fui atrás de conhecer o autor e acho que a proposta era essa mesmo! hehe). eu gostei do livro, foi uma leitura gostosinha e as histórias foram bonitas, cada uma do seu jeitinho. não sou exatamente fã do natal, acho que é uma data simplesmente ok, mas o clima natalino deu um charme a mais pra essas narrativas ♡


Ao vencedor as batatas - Roberto Schwarz (1977) 


quando eu cursei um semestre sobre machado de assis na faculdade, a gente teve que ler alguns ensaios desse livro, que é de teoria literária. eu quis muito ler o livro inteiro, machado é o amor da minha vida e a análise do roberto schwarz é incrível, daí eu comprei e obviamente fiquei com preguiça de ler e enrolei por mais de um ano até criar vergonha na cara hahaha é aquilo, né, mores: é um textão teórico que analisa, como diz o próprio livro, "a forma literária e o processo social nos inícios do romance brasileiro", a partir de josé de alencar até chegar efetivamente no machado. não é uma leitura gostosinha, óbvio. é um texto denso, que discute a história do brasil e a contradição de se querer adotar os ideais liberais europeus num país escravista, além de analisar a produção textual do alencar e do machado, mostrando como esses autores retratavam a sociedade brasileira nas suas obras etc. eu não posso dizer que amei, porque esse termo é muito forte pra ser empregado aqui, mas é um livro importantíssimo pra quem quer estudar literatura brasileira!!!


Uma professora muito maluquinha - Ziraldo (1995)


eu era completamente apaixonada por esse livro quando criança!!!! já li umas 395x, aproximadamente. quando eu tinha meus 8 anos, na escola, a gente podia escolher um livro pra levar pra casa de fim de semana. eu queria esse todas as vezes, de tanto que gostava. eu achava incrível a história, a professora e, mais do que tudo, o jeito como o livro era estruturado (tem até uma mensagem codificada no meio da narrativa!!). reli agora pela primeira vez depois de crescida e voltei a ficar encantada com ele (deixando de lado os absurdos que eram considerados normais nos anos 90, né?). certeza que esse livrinho contribuiu muito pra fazer crescer a minha vontade de ser professora ;)


Hilda e o troll - Luke Pearson (2010)


fiquei tão feliz quando vi essa belezinha na estante da biblioteca do meu bairro!!! eu não conhecia os quadrinhos da hilda, fiquei sabendo da existência deles por causa da série da netflix (que eu não apenas amei como recomendo muito). em relação ao livro, ele é LINDO. os desenhos, as cores, a folha de guarda, os rascunhos no final.. mas fiquei com a impressão de que eu só entendi a história porque vi a série antes. parece que falta coisa pra gente efetivamente ter uma narrativa com começo, meio e fim. é como se a gente visse alguns flashes da história e tivesse que usar a imaginação pra juntar tudo aquilo hahah mas isso não significa que eu não queira ler os outros também, porque é muito bonitinho e eu amo essa personagem <3


Capitães da areia - Jorge Amado (1937)


favorito do mês!
tentei ler esse livro lá em 2012, quando eu tava no último ano do ensino médio, mas não consegui passar das cartas à redação que aparecem no começo da história. dessa vez, fui fisgada pela leitura logo no comecinho. me envolvi com a escrita, com a história e com as personagens. fiquei com raiva, me comovi, quis matar algumas das crianças e abraçar apertadíssimo o professor e o joão grande, que são os meus xodós. o livro é muito bonito, mas também é pesadíssimo. é sempre importante dar o alerta de gatilho: tem muita violência e cena de estupro. é um livro que faz a gente ter um zilhão de sentimentos conflitantes e considerar os vários lados de todas as situações, não dá pra ler e ficar apático (inclusive se você ler e não sentir nada saiba que cê já morreu por dentro, sinceramente). jorgito discutiu a questão da desigualdade social botando o dedo em todas as feridas possíveis! estado, igreja, os burguês safado... o cara não perdoou ninguém. só o que eu tenho a dizer é: literatura brasileira é tudo, mores <3


Melancia - Marian Keyes (1995)


encerrei o ano com esse calhamaço que foi, ao mesmo tempo, uma leitura gostosinha e um show de horrores ^^ o livro é dos anos 90, né. então por mais que a intenção tenha sido boa, que a autora tenha mirado no empoderamento feminino etc, ele tá recheado de close errado. é chuva de machismo, gordofobia, competição feminina, vários preconceitos aqui e ali... é um erro atrás do outro, basicamente. mas eu não consegui largar a leitura, porque queria muito saber como essa história maluca ia terminar. aliás, quis pegar o marido da personagem principal e arrancar o fígado dele com as minhas próprias mãos, de tanta raiva que eu senti desse homem. eu queria muito ter gostado, porque sempre tive expectativas altas pra esses livros das irmãs walsh, mas não sei se tenho condição de ler os outros. bom, pelo menos valeu como entretenimento e, principalmente, pra eu poder dizer que o melancia eu já li :P 

◇ ◇ ◇

em números, resumão do mês:

 livros terminados 8 x 0 livros abandonados

 literatura brasileira 5 x 3 literatura estrangeira (2 da inglaterra e 1 da irlanda)

 livros lidos no kindle 3 x 5 livros físicos

 autoras mulheres 5 x 7 autores homens (são mais autores do que livros porque "todas as cores do natal" foi escrito por 5 pessoas diferentes)

 releituras 1 x 7 livros novos (eu não considero "capitães da areia" uma releitura porque da primeira vez eu não passei das primeiras 20 páginas hahaha)

________

dezembro foi disparado o mês com o maior número de livros lidos em 2018! mas sejamos sinceros: fica fácil ler 8 livros se metade deles foram leituras curtas, pra começar e terminar de uma vez só, né? ¯\_(ツ)_/¯ janeiro já tá quase aí (sereno, confiante e cheio de si ♪), daí eu volto com o famigerado e tão esperado (por mim mesma hahaha) balanço das leituras do ano!



até lá! 😘

2 comentários:

  1. Ganhei o Grandes Mulheres que Mudaram o Mundo quando fui na flipop desse ano e também fiquei encantada com as ilustrações e todo o cuidado com que ele foi feito, lindimais <3

    Capitães da Areia é apenas um dos meus livros favoritos da vida, então me isento de falar qualquer coisa aqui que não seja MARAVILHOSO.

    E menina, Melancia!!!! Li no ano passado, depois de ter ficado muito tempo namorando e de ter visto a nova edição em capa dura na saraiva, que achei linda, mas não podia comprar, ai encontrei a edição normal na biblioteca e pensei que fosse meu momento, mas nossa, como eu tava enganada. Eu não consegui gostar de absolutamente nada dele, cada página era um ódio diferente. Adorei, nota zero, hahaha.

    Que em 2019 cê leia bastante, porque eu adoro acompanhar o que as pessoas falam sobre livros por ai hehehe <3

    Limonada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. melancia é uma decepção atrás da outra, né? o livro tá muito datado!!!! mas imagino que nossa experiência teria sido positiva se, por um acaso, nós fossemos mulheres de quase 30 lendo lá nos anos 90, quando ele foi lançado... acho que ele não funciona hoje em dia, mas gosto de acreditar que em algum momento ele funcionou, porque não é possível que um troço ruim desse seja tão bem conceituado por aí a toa!! hahaha

      também tô torcendo pro nosso 2019 ser show de bola no quesito livrinhos! <3

      Excluir