quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

move your body

no primeiro dia de outubro eu comecei a me exercitar. desde então, todo santo dia, de domingo a domingo, seguindo um calendário de exercícios, eu faço pelo menos 30 minutos diários. e essa nova rotina tá fazendo uma diferença tremenda na minha vida.

eu era uma pessoa sedentária, mas me consolava ao (fingir) acreditar que as caminhadas obrigatórias que eu fazia entre o ponto de ônibus e o trabalho, por exemplo, seriam suficientes pra me manter saudável. já tentei fazer atividade física algumas vezes, mas era muito difícil manter a força de vontade e simplesmente continuar com os exercícios. eu ficava com preguiça, perdia o interesse e sempre arrumava uma razão pra faltar na academia, na natação ou na dança. por mais que eu até gostasse das aulas, eu não encontrava motivação pra ir. até que eu simplesmente desistia e voltava pra minha vida sedentária, sem muito peso na consciência. é óbvio que eu sabia que não era bom pra minha saúde não fazer o mínimo de exercício físico, mas minha alimentação é bem balanceada, eu sempre fui magra e mantinha o meu peso, etc etc etc. aparentemente tava tudo bem.

até que eu comecei a engordar. eu continuei magra, mas minhas roupas não serviam mais. logo eu, que sempre fui chamada de magrela, que sempre vesti 36, não tava cabendo mais nem nas calças 38. e meu peso só aumentava, meus músculos sumiram, meu corpo ficou todo flácido. eu não me importei muito com o fator estético. claro que isso até era uma questão, porque a pressão pra gente ter o corpo perfeito tá aí, mas depois que eu aprendi que eu sou linda e maravilhosa do meu jeitinho, celulite nenhuma me fez questionar o meu valor.

mas minha autoestima continuar boa não significa que eu ainda estava saudável. minha postura tava horrível, eu passava 24h por dia com dor nas costas, meu joelho tava começando a doer, meus níveis de ansiedade tavam assustadores (2017 foi o ano das crises, mas em 2016 eu já ficava com taquicardia dentro de ônibus achando que ia morrer). eu sabia que tinha que fazer atividade física, todos os terapeutas com quem eu passava me falavam pra eu começar a me exercitar o mais rápido possível pelo amor da deusa. mas eu empurrava com a barriga e falava que não tinha tempo, que não dava pra encaixar academia no meu dia a dia porque eu saía de casa às 6h pra ir pra aula e chegava às 21h do trabalho. 

só que em julho eu me formei e saí do meu emprego, então essa desculpa já não colava mais. eu continuei enrolando por mais um tempo, juntando coragem, até que eu finalmente comecei. não foi fácil, na verdade ainda não é, mas parece que melhora um pouquinho a cada dia. eu ainda acho horrível, não gosto de sentir dor, acho que "no pain, no gain" é uma péssima máxima. mas eu tenho plena consciência de que me exercitar tá contribuindo 100% com a minha saúde, tanto física quanto mental. meus músculos tão voltando a dar as caras, eu já tô bem mais forte e resistente, minha coluna não dói mais, mas mais do que isso: minha ansiedade tá praticamente dormindo de tão tranquilinha. eu tô passando por uma fase bem complicada, não consigo focar no presente, tô com absolutamente todas as minhas energias concentradas no futuro e sei que se não tivesse me exercitando eu já estaria novamente tendo meus momentos de crise.

tem dia que eu simplesmente não quero treinar, seja por pura preguiça ou por cansaço mental. mas eu me obrigo a fazer, mesmo que com menos intensidade, porque não quero correr o risco de regredir. meu progresso tá muito bonito pra eu vacilar agora. não posso falar que não vou mais parar, que daqui a pouco eu não vou jogar tudo pro alto e voltar a ser a pessoa sedentária que eu sempre fui etc e tal. mas pelo menos agora eu tenho um tantinho a mais de motivação, afinal de contas dessa vez eu consigo perceber nitidamente o tanto que isso tá me fazendo bem.

jamais pensei que eu fosse gostar de me exercitar. saúde é tudo, mores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário