terça-feira, 1 de janeiro de 2019

balanço das leituras de 2018

pra quem quiser ver o balanço das leituras de 2017, é só clicar aqui! 😄

⬦⬦⬦

OIE, FELIZ 2019 PRA NOIS!!!!

cês acreditam que aqui estou eu, dando início aos trabalhos do ano logo no dia 1º? se alguém me falasse meses atrás que eu realmente teria conseguido postar no dia que eu queria eu provavelmente daria risada, porque não acredito tanto assim no meu próprio potencial hahaha

bom, antes de começar, deixo aqui a lista dos posts mensais. se você perdeu algum deles, corre lá antes de conferir os números totais de 2018!














pra começo de conversa, eu li 62 livros esse ano. pros meus padrões, é um número bem alto. minha meta era de 55, fiquei bem feliz 😁 no quesito livrinhos, 2018 foi um ano lindo! eu li muita coisa boa, pouca coisa ruim e uma quantidade já esperada de leituras três estrelas (sabe quando você não ama, mas ainda acha que a leitura valeu a pena? então). e o saldo é mais positivo ainda, porque eu só abandonei 01! vou lembrar desse ano literário com um quentinho no coração, de verdade ♡

eu amo ler livros de ficção e os romances (o gênero, não as histórias de amor) são de longe os meus preferidos, mas até que eu dei uma boa variada nas leituras do ano! foram 4 quadrinhos, 6 de não-ficção (incluindo, por exemplo, biografia e análise literária), 8 livros de contos (dois deles eram um conto único, na verdade), 1 de crônica e 1 de poesia. em relação aos romances, teve infantojuvenil, ficção científica, jovem adulto, clássico... foi um ano bem diversificado, gostei bastante!

quanto aos idiomas, eu li em 3 línguas diferentes. no total, foram 54 livrinhos em português, 6 em inglês e 2 em espanhol. pro ano que vem, espero continuar meus estudos em língua espanhola e, se possível, aumentar o grau de dificuldade das leituras. :D

finalmente, vamos aos resultados de 2018:


CATEGORIA 01: livros terminados x livros abandonados

de lavada, os vencedores foram aqueles que me prenderam até o fim! só abandonei um livrinho no ano inteiro :D sendo assim, aqui não vai nem ter gráfico porque já que o resultado foi 61x1 eu nem me dei ao trabalho :P


CATEGORIA 02: livros novos x releituras:


mais uma vez os livrinhos novos ganharam o prêmio (ainda bem), mas eu juro que sou 100% fã de reler livros que eu amo e tenho muita vontade de separar um mês por ano só pra isso! nunca fiz porque fico com peso na consciência toda vez que eu me deparo com algum livro na estante que eu ainda não li - e são MUITOS -, aí perco a coragem hahaha mas assim que eu diminuir a pilha de livros a serem lidos, eu coloco esse plano em prática! ;)


CATEGORIA 03: livros físicos x kindle:


como já era de se esperar, o e-reader é o vencedor por aqui. e, curiosamente, a diferença numérica desse ano é a mesma do ano passado!!! será que eu tô cumprindo uma cota e nem sei? hahaha eu não precisaria nem falar isso, mas já que estamos aqui: livros no papel são o amor da minha vida, mas nada supera a praticidade de levar o kindle na mochila sem fazer peso e com mais possibilidades de leitura naquele mesmo espacinho. ^^


CATEGORIA 04: autoria feminina x autoria masculina


com dor no coração, sinto em dizer que li mais homens do que mulheres em 2018. sim, foi quase 50% pra cada lado, mas dava pra ser um resultado muito melhor, né? vejam só, em abril eu só li livros de autoria feminina e foi um dos melhores meses literários do ano. vamos juntos na missão de ler mais mulheres em 2019? essa é uma das minhas metas de vida, inclusive. (caso vocês estejam se perguntando "mas se você leu 62 livros, como que essa conta tá dando 66 autores?????" pois eu lhes digo: em dezembro eu li um livro escrito por 5 pessoas diferentes ^^)  


CATEGORIA 05: literatura nacional x estrangeira


é óbvio que li menos livros brasileiros do que livros de todas as outras nacionalidades juntas, mas já fiquei feliz ao comparar com os números do ano passado porque aumentei a quantidade de leituras nacionais! agora, vendo a relação dos países de origem dos autores que eu li, o que a gente tem é:


eu tento variar, juro, mas pra mim é quase impossível fugir dos livros escritos nos eua e na inglaterra. :~ a maioria dos livrinhos de 2018 foram escritos no continente americano, mas também teve bastante da europa e alguns poucos da áfrica e da ásia. não li nada escrito na oceania. e se for considerar que eu só li livro africano escrito no mesmo país, inclusive quase todos da mesma autora, também não posso dizer que investi forte na diversidade... pretendo melhorar esses dados em 2019! ah, vale dizer que no balanço de 2017 eu disse que, em 2018, queria ler mais coisas escritas nas américas do sul e central e também literatura russa. falhei miseravelmente, né? kkkk

quanto à data de publicação dos livrinhos, eu li muita coisa contemporânea e isso me deixa muito feliz ♡ pela primeira vez desde que eu comecei a fazer esse balanço a quantidade de livrinhos escritos na primeira metade do século XX é maior do que a dos livros escritos no século XIX. o que isso significa eu não sei, mas vou entender como algo positivo! hahah


como eu disse, pros meus padrões, eu li coisa pra caceta em 2018. acompanhando a quantidade de livrinhos mês a mês, os números são os seguintes:


esse ano foi bem atípico, porque eu li bastante em janeiro e em dezembro. normalmente esses são os meses em que meu desempenho é menor, porque pego menos transporte público (que é o meu principal momento de leitura) e também costumo ir viajar com a família, então me dedico menos aos livrinhos. mas como 2018 foi uma coisa doida do começo ao fim, eu nem me surpreendo com esses dados fora da curva ^^ 

só pra ilustrar o que eu disse, uma comparação entre os números de 2018 e de 2017:


saindo dos gráficos e voltando ao textão...

no total, eu li 57 autores diferentes ao longo do ano. desses, 40 foram novos pra mim. conheci muitos autores incríveis, mas também li coisas de quem eu já amava antes. os que eu mais li foram a chimamanda (aliás, em 2019 eu pretendo completar a leitura de todos os livros que ela já publicou!) e o roald dahl, que foi o autor do primeiro livrinho que eu li em 2018. li 3 livros de cada um deles. :)

agora, finalmente, depois de ter segurado vocês até aqui (ainda tem alguém aqui?), vamos aos melhores e piores de 2018!! eu tive muita dificuldade pra escolher, então chutei o balde e elegi meus 15 livros preferidos e os 5 que eu menos gostei (consequentemente, os outros foram aquelas leituras que eu gostei, mas não morri de amores).


PIORES DO ANO:
  1. dropz - rita lee
  2. a metamorfose - franz kafka
  3. neuromancer - william gibson
  4. frankenstein, ou o prometeu moderno - mary shelley
  5. outros jeitos de usar a boca - rupi kaur
(não que eles sejam ruins, eu é que não gostei mesmo. só o da rita lee que efetivamente é horrível e, inclusive, foi o bendito único livro abandonado de 2018. e a ordem é decrescente, do pior pro menos pior hahaha)


MELHORES DO ANO:
  1. beloved - toni morrison
  2. the hate u give - angie thomas
  3. a vida compartilhada em uma admirável órbita fechada - becky chambers
  4. a longa viagem a um pequeno planeta hostil - becky chambers
  5. americanah - chimamanda ngozi adichie
  6. no seu pescoço - chimamanda ngozi adichie
  7. nimona - noelle stevenson
  8. quinze dias - vitor martins
  9. extraordinário - r.j. palacio
  10. em algum lugar nas estrelas - clare vanderpool
  11. rita lee: uma autobiografia - rita lee
  12. ligações - rainbow rowell
  13. capitães da areia - jorge amado
  14. a livraria dos finais felizes - katarina bivald
  15. sapiens: uma breve história da humanidade - yuval noah harari
(em ordem de preferência mesmo, indo do que eu mais amei pro que eu amei um tantinho menos. também não posso dizer que esses são livros incríveis e maravilhosos e primores da literatura mundial, porque gosto literário é muito subjetivo e o que eu amo você pode odiar, mas esses aí me fisgaram de um jeitinho especial e eu recomendo todinhos ♡)

é isto, mores.

brigada pra quem me acompanhou durante 2018, espero que minhas recomendações tenham sido úteis pra pelo menos alguns de vocês. 

daqui um ano a gente se encontra pra próxima edição do balanço! 😘

Nenhum comentário:

Postar um comentário