sábado, 26 de janeiro de 2019

obrigada, meu bem

vi no canal da karol pinheiro esse vídeo dela com a maqui (que mulher!) contando o que aprenderam uma com a outra e incentivando as pessoas a fazerem o mesmo.

pois me inspirei pra vir aqui falar cinco coisas que aprendi com a minha pessoinha preferida na face da terra, o boy. :)

nós somos amigos desde 2010 e estamos juntos há mais de cinco anos. o tanto de coisa que esse menino já me ensinou não tá no gibi! mas escolhi as mais importantes, aquelas que tiveram um impacto maior na minha vida.

vamo lá:

1. tá tudo bem se eu não controlar todas as coisas ao meu redor

eu tenho dificuldades seríssimas de lidar com situações que fogem do meu controle. eu sei que elas existem e que, na verdade, eu meio que não consigo controlar basicamente nada do que acontece por aí, mas eu preciso dessa sensação de controle pra me sentir em paz. por exemplo, quando eu faço planos, já considero as mais variadas formas em que eles podem dar errado pra decidir de antemão o que fazer caso tais problemas aconteçam. mas o boy não é assim, inclusive muitíssimo pelo contrário. ele já nasceu sabendo que não há motivo pra querer controlar tudo, porque no fundo isso nem é bom. eu não preciso dessa carga extra nos meus ombros, eu só preciso viver e ir dançando conforme a música. ainda é difícil não me frustrar, mas já melhorei horrores nesse quesito. minha vida ficou muito mais tranquila, definitivamente.   


2. me amar mais e me aceitar do jeito que eu sou (fisicamente falando)

quando a gente começou a namorar, eu era encanadíssima com o meu corpo. não conseguia aceitar de jeito nenhum que meu peito era pequeno, que minha pele era oleosa, que meu rosto era cheio de espinha... eu chorava me olhando no espelho, me recusava a comprar roupa nova porque achava que tudo ficava horrível, enfim. era bem complicado. pois num é que foi ele quem me ajudou a me achar bonita e a olhar pra mim mesma com mais carinho? o empoderamento de verdade veio com o feminismo, mas o primeiro passo pra melhorar minha autoestima começou aqui, com ele. a cada defeito que eu botava ele me mostrava que não era bem assim, que não tinha nada errado comigo, que eu precisava me dar uma chance pra descobrir o tanto que eu era maravilhosa. até que eu realmente comecei a enxergar tudo isso e agora eu me acho a mulher mais linda do universo todo! (óbvio que não todos os dias, mas em uns bons 90% do tempo eu acho sim ^^)


3. não levar as coisas tão a sério

a coisa aqui é tão complicada que no meu aniversário de 18 anos meu pai me deu um livro chamado literalmente "não leve a vida tão a sério" (é autoajuda, claro). em compensação, o boy é muito mais tranquilão, quase nunca se estressa à toa, leva as coisas na esportiva. além de saber que a vida dele não vai acabar se ele se atrasar pra um compromisso, se ele não tirar 10 numa prova, se ele não fizer tudo 100%... e eu vivo pilhada e louca do cy, sempre meio tensa e apavorada. aprendi com ele a ser mais flexível e a entender que relaxar não significa me importar menos, só significa não surtar com tudo. bom, não que eu consiga efetivamente relaxar, né. mas agora eu vejo que isso não é uma coisa ruim, pelo menos. e agora já consigo me atrasar 10 minutinhos sem achar que isso é o fim do universo, YAY!!!!! 


4. me arriscar e enfrentar os meus medos

pra começo de conversa, eu não suporto essa ideia de "sair da zona de conforto". a vida no geral já é tão difícil, por que razão eu vou querer me sentir desconfortável o tempo todo só pra achar que eu tô efetivamente fazendo coisas? não vejo razão nenhuma pra correr riscos, por menores que eles sejam. eu gosto de me sentir segura, simples assim. porém resolvi namorar um cara que pula de cabeça em tudo o que se propõe a fazer e não tem medo de nada. na maioria dos casos, eu tento me esconder atrás dele, deixar que ele se arrisque por mim também. mas o belezinha me dá a mão, me coloca na frente dele e me incentiva a, cada vez mais, tomar as rédeas da situação. ao mesmo tempo em que eu odeio quando ele faz isso (eu tenho medo de tudo, já mencionei? pois bem), eu também agradeço do fundo do coração por ele me dar tanta força.


5. fazer mais pelos outros

meu namorado é a personificação do conceito de pessoa boazinha e solícita. o boy faz sem problema algum tudo o que pedirem pra ele, não vê o menor empecilho em sair distribuindo favor por aí e simplesmente não espera nada de volta. ele faz e pronto, cabô. isso pra mim é um aprendizado e tanto. eu nunca me recusei a ajudar ninguém não, mas essa história de não esperar coisa em troca é algo que eu ainda tô trabalhando. às vezes até cobro isso dele, querendo que ele exija dos outros pelo menos um reconhecimento pelo que foi feito (eu considero que isso seja O MÍNIMO), mas pra ele não é necessário. ele fez porque quis, não porque tava esperando algo em troca. acho que esse é o ensinamento mais bonito dos cinco, mas também é o que eu tenho mais dificuldade pra colocar em prática. eu considero que todas as relações são vias de mão dupla, pra funcionar eu tenho que fazer a minha parte e o outro também. se eu faço um favor e a pessoa nem tchum, no meu ponto de vista ela não fez a parte dela. e isso me deixa inconformada. mas agora eu entendo que essa é a minha visão de mundo e que eu não posso esperar que todo mundo veja as coisas da mesma forma que eu... fácil num é tão, mas tô tentando!


minha vida ficou muito melhor depois que esse bonitinho chegou. me transformei numa pessoa mais feliz, mais independente, mais autoconfiante. e vivo 100% apaixonada.

agradeço ao universo todos os dias por ter feito os nossos caminhos se cruzarem. ainda bem. ♡

5 comentários:

  1. Boa Nina. Sempre acompanho esse seu blog. Muito bom. Parabens

    ResponderExcluir
  2. coisa mais linda do mundo. te amo de mais!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nossa que honra comentários de leleo!!!! love you <3 <3 <3

      Excluir
  3. Ai, meu corassaum <3 Que coisa mais fofa! É muito legal aprender com os outros, né? Eu tenho muita pensa de quem se diz autossuficiente, na mais alta arrogância. É tão legal ver o que as pessoas têm de melhor e aprender com isso.

    Eu tbm tenho uma de namorado pra contar. Em 2013 ele me falou uma coisa que eu nunca esqueci, porque mexeu profundamente comigo. Ele estava morando sozinho, longe pra caramba da família, fazendo uma faculdade que não gostava. Não conseguia pagar o aluguel direito, tava quebrado. Dai ele resolveu sair da faculdade e voltar pra cidade dos pais, tentar um novo vestibular e arrumar um emprego mais perto. Como ele já estava na metade do curso atual, eu achei aquilo um absurdo. Falei 'como assim vc vai começar tudo de novo?'. Teus colegas vão se formar primeiro, arrumar emprego primeiro e tu vai ficar pra trás'.

    E aí ele respondeu: "E daí? Eu não estou apostando corrida na vida com ninguém. Eu tenho que pensar no que é melhor pra mim, não me preocupar se os outros vão chegar primeiro. E se eu não quiser a mesma coisa que os outros?"

    Eu nunca mais esqueci disso, porque ele vive assim até hoje. Nós moramos juntos agora e vê-lo de perto é ainda mais gratificante. Porque ele realmente age dessa forma. Ele foca no que quer e dane-se se um colega já ficou milionário, não é problema dele, ele quer outra coisa.

    E essa é só uma das coisas que eu admiro nele, são centenas ^^

    Beijos!

    ResponderExcluir