quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

livrinhos de fevereiro

pra acompanhar os posts anteriores, é só clicar aqui 😄


◇ ◇ ◇

Primeiras estórias - Guimarães Rosa (1962)


vocês ficam intimidados com guimarães? pois eu sim. tanto é que tenho esse livro há anos, mas só agora criei coragem pra ler. é difícil, é confuso, nem sempre dá pra entender onde o autor quer chegar, mas também é tão bonito! esse é um livro de contos, são mais de 20 histórias que têm mais ou menos o mesmo tom e se passam mais ou menos no mesmo ambiente (nem todas, mas a maioria). algumas eu amei (tipo "a menina de lá", "pirlimpsiquice" e "a partida do audaz navegante" - na verdade, eu gostei bastante de todos que tinham crianças haha), outras eu não via a hora de terminar logo porque achei uó ("darandina" foi sofrido de ler). eu não morro de amores por guimarães, porque não acho prazeroso passar metade do tempo tentando entender o que tá escrito.... mas é um autor que a gente precisa ler, simplesmente porque sim. enriquece nosso repertório e faz a gente enxergar a literatura de uma forma diferente também. enfim, eu recomendo a leitura, desde que você vá preparado pra passar por um perrengue, porque fácil não é! hahah


As vantagens de ser invisível - Stephen Chbosky (1999)


li esse livro há anos, antes de virar filme, e lembro que gostei bastante. dessa vez a experiência também foi muito positiva, já que eu tinha as cenas do filme na cabeça pra me ajudar a ilustrar a história. é bem bom, daqueles livros que a gente não consegue parar de ler e se envolve com as personagens desde o início. eu só não considero cinco estrelas porque, justamente por ser contado da perspectiva do charlie, fica tudo meio "superficial". acho que eu gostaria um pouco mais se os assuntos abordados (estupro, violência, homofobia...) fossem discutidos de verdade, não apenas simplesmente citados. mas não acho que isso estrague a experiência do livro, inclusive acho mesmo que ele é muito bom dentro da sua proposta. e "we accept the love we think we deserve" é uma das minhas frases preferidas da vida <3 


Admirável mundo novo - Aldous Huxley (1932)


comecei a ler com um pé atrás, porque vi que muita gente não gostou, e realmente o começo do livro é chatíssimo!!! a gente já cai de cara numa enxurrada de explicações técnicas sobre as tecnologias da época sem nem saber qual era o contexto daquilo tudo, achei uó. depois as coisas vão melhorando, a história começa a se desenrolar e tudo faz um pouco mais de sentido. até que de repente tudo simplesmente degringola e fica absolutamente sem pé nem cabeça hahahaha o livro discute coisas interessantes (o que eu mais gostei foi a questão de que a ciência só interessa até certo ponto), mas o autor escolheu um caminho TÃO bizarro que eu fiquei desacreditada hahaha pontos positivos: é mais um dos clássicos que eu posso riscar da lista de livros a serem lidos; a leitura é fácil e flui super bem. pontos negativos: nunca me senti tão WTF??? em toda a minha vida, parece que o autor tava sob o uso de entorpecentes????; é esquisito e meio brega e às vezes você se pergunta se tá mesmo entendendo certo, de tão absurda que a coisa fica ^^ mas leiam, mores. acho que vale a pena, no fim das contas hahaha


Os dois mundos de Astrid Jones (2012)


gostei da capa, vi elogios à autora e quis ler mesmo sem saber qual era a história (como sempre ^^), e apenas amei. li em dois dias, achei super gostosinho!! é um YA bem do jeitinho que eu gosto: a leitura é super fluida, as personagens são ótimas, discute questões importantes e não dá vontade de parar de ler. esse aqui se passa numa cidadezinha interiorana nos EUA, onde as pessoas são intolerantes, preconceituosas e fofoqueiras. a personagem principal, a astrid, não se adapta bem ao estilo de vida da cidade, tem problemas com a família e tá no meio de uma caminhada meio tortuosa de autoconhecimento. é super divertido, mas me deixou bem triste em alguns momentos. a lição que fica é que todo mundo merece amar e ser feliz, basicamente. é bem fofinho <3 (ah, tem romance LGBT!! e o nome original é "ask the passengers", que eu particularmente achei bem melhor...)


A guerra que salvou a minha vida - Kimberly Brubaker Bradley (2015)


✩ favorito do mês! ✩
esse livro é uma preciosidade, acho que não tenho como definir de outra forma. bem resumidamente, aqui a gente acompanha a história da ada, uma menina que nasce com um problema físico e, por conta disso, tem a vida prejudicada. os eventos se passam na segunda guerra mundial, então esse é o pano de fundo dos acontecimentos, mas o foco é o desenvolvimento dessa personagem. é bonito, é triste, é pesado, é forte, enfim. é um baita livraço, achei bem especial e não vejo a hora de ler a continuação. recomendo mesmo, acho que todo mundo merecia se dar essa leitura de presente ♡


O corcunda de Notre Dame - Victor Hugo (1831)


esse aqui é o maior "quem vê cara não vê coração", sinceramente... olha essa capa lindíssima!!! mas o conteúdo, vejam bem: foi escrito no século 19, mas a história se passa no final da idade média, lá no século 15, então é claro que tem muita coisa bizarra acontecendo nesse livro. tem tortura, preconceito, xenofobia, tentativa de estupro, uns conceitos absurdos de amor romântico, machismo e posse. é bem preocupante, digamos assim. sem contar que o autor passa páginas e mais páginas falando sobre arquitetura (pulei tudo, não sou obrigada ^^) e faz várias divagações totalmente fora da história, o que faz com que o livro tenha mais de 600 páginas (!) sendo que poderia facilmente ter 200 e olhe lá! eu nem sei porque não larguei o livro, acho que pra fazer valer a pena o dinheiro que gastei, sei lá, mas não gostei não (na verdade ainda não terminei, mas faltam menos de 100 páginas!! e como eu tô nesse bendito desde o dia 20, conta como leitura de fevereiro, vai? :P). agora fiquei com vontade de ver o filme da disney, que eu só assisti uma vez há mil anos. tomara que seja menos sofrido do que o livro!

◇ ◇ ◇


em números, resumão do mês:

 livros terminados 6 x 0 livros abandonados

 literatura brasileira 1 x 5 literatura estrangeira (1 da inglaterra, 1 da frança e 3 dos eua)

 livros lidos no kindle 3 x 3 livros físicos

 autoras mulheres 2 x 4 autores homens

 releituras 1 x 5 livros novos

Nenhum comentário:

Postar um comentário