quinta-feira, 2 de maio de 2019

livrinhos de abril

pra acompanhar os posts anteriores, é só clicar aqui 😄


◇ ◇ ◇


O nome da rosa - Umberto Eco (1980) 


coloquei esse aqui na minha lista de 12 livros pra ler em 2019 e juro que eu não fazia a menor ideia da história, só sabia que tinha a ver com igreja e que era um desses livros que todo mundo tem que ler uma vez na vida. no fim das contas eu meio que gostei, meio que odiei. gostei porque o mistério que impulsiona a história é legal de verdade e eu queria mesmo saber o que tava acontecendo na abadia, mas odiei porque deus me livre e guarde ficar lendo páginas e páginas sobre discussão filosófica/religiosa. inclusive pulei a maioria, porque simplesmente Sem Tempo, Irmão™. sei lá... acho que no fim das contas eu teria preferido ver o filme???? mas o livro não é ruim não, só num funcionou direito pra mim porque não me interesso pelo tema mesmo. ¯\_(ツ)_/¯


Jogos vorazes - Suzanne Collins (2008)


li esses livros assim que eles chegaram aqui no brasil, lá em 2010, e fiquei alucinada com essa história. li os 3 em uma semana, não consegui largar até terminar tudo. agora, quase 10 anos depois, resolvi reler. tava com medo de não achar tão bom, porém simplesmente amei tudo de novo. aff, é incrível acompanhar a loucura desse universo distópico pelo ponto de vista da katniss!!! ela é uma personagem forte, determinada, dona de si. acho maravilhoso que as adolescentes tenham essa referência, de verdade. o livro é muito bom, é cheio de ação, mas também aborda questões políticas, relações familiares e de amizade e tem uma baita quantidade de romance - afinal de contas a personagem principal tem 16 anos e o livro é feito pro público YA, né? mas a autora conseguiu fazer tudo se encaixar e ficar verossímil, bem amarradinho. nem o romance no meio da "guerra" nem o triângulo amoroso parecem forçados, é show de bola. terminei de ler o primeiro volume apaixonada pela série, querendo começar o segundo livro instantaneamente. que delícia essa sensação de reler um livro e continuar gostando tanto quanto da primeira vez!


Em chamas - Suzanne Collins (2009)



✩ favorito do mês! ✩
assim como aconteceu da primeira vez que eu li, em chamas foi eleito novamente o meu preferido da série. é a continuação PERFEITA!!! no primeiro livro a gente conhece as personagens e a realidade delas, que é repleta de injustiça e violência, e acaba se envolvendo tanto com a história que não há outra possibilidade além de chegarmos na leitura desse aqui com sangue no zóio, querendo pegar em armas e começar a revolução junto com os rebeldes!!! sério, eu sentia uma urgência quase física de >entrar naquelas páginas< e ajudar a derrubar o governo, veja bem hahaha dentre os três, acho que esse aqui é o que tem o gosto mais amargo, porque as personagens se veem obrigadas a passar por um monte de desgraça quando supostamente elas deveriam estar seguras. é um livro xóvem, mas é pesado e intenso, bem do jeitinho que eu gosto ♡


A esperança - Suzanne Collins (2010)


continuando as comparações com a primeira vez que eu li: gostei mais agora do que antes! o começo do livro é mais lento, então me cansou um pouco, e eu apenas odiei o epílogo, mas o miolo é muito bom. as personagens evoluem muito, lidam com vários problemas externos e com as consequências emocionais e psicológicas disso, reflem várias vezes sobre justiça e sobre o que é certo ou errado e precisam tomar decisões difíceis o tempo todo. e os rebeldes ganham a guerra, o que por si só já acende uma faísca dentro do coração da gente. essa trilogia é MARAVILHOSA, eu recomendo 100% tanto pra quem nunca fez a leitura, quanto pra quem já leu quando era adolescente. a experiência da releitura foi a mais positiva possível, fiquei muito feliz ♡ AH, eu não poderia deixar de dizer: continuo preferindo mil vezes o gale e eu definitivamente teria optado por ele (inclusive seria este o meu maior crush literário??? acredito que sim), mas agora eu entendo a escolha da katniss - apesar de o epílogo ser realmente bem ruinzinho.


◇ ◇ ◇


em números, resumão do mês:

 livros terminados 4 x 0 livros abandonados

 literatura brasileira 0 x 4 literatura estrangeira (1 da italia e 3 dos eua)

 livros lidos no kindle 1 x 3 livros físicos

 autoras mulheres 1 x 1 autores homens (isso é que dá ler uma série toda de uma vez só...)

 releituras 3 x 1 livros novos

Nenhum comentário:

Postar um comentário