sábado, 29 de junho de 2019

livrinhos de junho

pra acompanhar os posts anteriores, é só clicar aqui 😄


◇ ◇ ◇


As crônicas de Nárnia - C. S. Lewis (1950-1956)


demorei 1 mês pra ler, intercalei com outros livros no meio pra conseguir descansar desse monstro de 740 páginas, mas gostei bastante da experiência! essa versão única é meio complicada, porque ler todas as crônicas seguidas é enjoativo. chega uma hora que você simplesmente precisa fazer uma pausa, senão não dá vontade de continuar. mas tirando isso - e o peso do livro -, eu adorei. o universo de nárnia é show de bola, as personagens são ótimas e as histórias são todas cheias de aventura, é bem fantasioso e bem divertido de ler ("a cadeira de prata" foi a minha preferida, o brejeiro é um personagem incrível). aí chega no final do livro e você fica tipo "MEU DEUS O QUE ESTÁ ACONTECENDO AQUI" hahah é muito legal, se você nunca leu: faça isso!! (mas é preciso dizer que o livro é basicamente uma alegoria cristã e aslam é tipo jesus cristo, o bicho até ressuscita né. mas enfim..... ignorei 100% esse lado da história pq sinceramente não tenho interesse algum e foquei apenas na diversão ^^)


Depois de Auschwitz - Eva Schloss (2013)


esse aqui é o relato de uma sobrevivente do holocausto, então é daqueles livros que logo de cara já dá uma embrulhada no estômago e enche o olho da gente de lágrima. eu gosto bastante desse tipo de leitura, é um registro autobiográfico que intercala as memórias horríveis com outras felizes e mais leves pra gente conseguir dar uma respirada, e também tem uma mensagem positiva no final, mas sem desconsiderar as atrocidades que aquelas pessoas cometeram e sem esconder as consequências negativas que o holocausto trouxe pra vida de quem passou por ele. enfim, não é nada extraordinário, mas é uma leitura bem bacana e vale super a pena pra quem se interessa por essa temática. a minha única ressalva é que, no meu ponto de vista, a autora perdeu mais páginas do que devia falando sobre a relação dela com a anne frank. não que isso tenha estragado o livro de alguma forma, é só porque eu sinceramente achei que não precisava. 


Sing, unburied, sing - Jesmyn Ward (2017)


✩ favorito do mês! ✩
esse livro deveria ter sido leitura obrigatória pra uma matéria que eu fiz na faculdade, só que no último minuto a professora trocou pelo fire on the mountain - terry bisson (falei dele aqui) e deixou esse só como recomendação. eis que resolvi dar uma chance pra esse bonitinho e: MEUS AMIGOS, QUE LIVRO É ESSE?????? é muito bom!!!!!!! a história gira em torno de uma família negra e pobre dos eua e fala sobre relacionamentos amorosos e familiares, violência, racismo, morte e ainda tem uma coisa meio mística ali no meio. aliás, por causa da temática, lembra um pouco o beloved - toni morrison (falei dele aqui). eu achei incrível porque a autora intercala diversos pontos de vista na narrativa e dá pra ver claramente a diferença na escrita dela quando rola essa mudança, é muito bem feito. e o livro trata desses assuntos de uma forma muito crua, não tem romantização. é triste, é pesado e é absolutamente bonito. entrou pra minha lista de melhores livros que já li na vida, com certeza ♡ é uma pena que não tenha uma edição em português, mas se você consegue ler em inglês pelo amor da deusa LEIA PRA ONTEM!!! 


Terra das mulheres - Charlotte Perkins Gilman (1915)


puta merda que livro chato. charlotte mirou na utopia feminista e acertou no "afff, não aguento mais essa história, cadê o fim que nunca chega???". aliás eu só não larguei porque, apesar de não estar gostando, eu queria saber como terminava. e o final também é meia boca, infelizmente não deu pra salvar não. basicamente a história é um culto à maternidade, uma coisa bem datada mesmo. sem contar que as personagens masculinas são insuportáveis e a história se dá sob o ponto de vista deles, o que não ajuda em nada (os caras saem numa expedição pra ir atrás desse país onde só existem mulheres e blablabla). como ponto positivo, o livro realmente questiona o papel inferior da mulher e a estrutura patriarcal, então deve ter sido impactante na época em que ele foi lançado, mas hoje em dia já não faz mais muito sentido. não gostei, mas também não odiei. acho que valeu a leitura só pra dizer que li ¯\_(ツ)_/¯


O sol na cabeça - Geovani Martins (2018)


quando eu digo que literatura brasileira é bom pra cacete, é desse tipo de preciosidade que eu tô falando! esse aqui é um livro de contos, bem curtinho, de mais ou menos 100 páginas. daqueles pra gente ler de uma vez só e aplaudir de pé, de tão bom que é o conjunto da obra. as histórias não necessariamente se conversam, mas giram em torno dos mesmos temas. falam sobre a realidade das favelas, pobreza, drogas e violência. o que me deixou de coração quentinho é que cada conto tem um registro linguístico diferente e que é tudo muito verossímil, muito fácil de a gente se conectar e de conseguir enxergar aquelas situações acontecendo de verdade. o livro é forte, bota no dedo na ferida mesmo, mas é incrível e é lindo (de um jeito meio torto, mas é)! é uma leitura essencial, um livrinho pra gente reler de tempos em tempos e se emocionar tudo de novo.  


As cidades invisíveis - Italo Calvino (1972)


ai, gente, esse livro. eu nem sei o que dizer, só sentir. é meio difícil de explicar O QUE ele é, porque tá longe de ser convencional. mas basicamente tem dois personagens (marco polo e kublai khan, veja bem!!!) e a narrativa intercala uns poucos diálogos bem filosóficos entre esses dois e os relatos de viagem do marco polo, que descreve pro kublai as cidades que fazem parte do império que ele conquistou. grosso modo, é isso: descrições de cidades e meia dúzia de conversas entre os dois. só que o livro é muito mais do que isso, apesar de ser IMPOSSÍVEL de colocar em palavras. é tudo tão lindo! vale muito a leitura, o bichinho é bem diferente e é enriquecedor mesmo. fiquei absurdamente feliz de ter terminado o mês com essa belezinha ♡

◇ ◇ ◇

em números, resumão do mês:

 livros terminados 6 x 0 livros abandonados

 literatura brasileira 1 x 5 literatura estrangeira (1 da irlanda, 1 da austria, 2 dos eua e 1 da itália)

 livros lidos no kindle 5 x 1 livros físicos

 autoras mulheres 3 x 3 autores homens

 releituras 0 x 6 livros novos

Nenhum comentário:

Postar um comentário