quarta-feira, 31 de julho de 2019

livrinhos de julho

pra acompanhar os posts anteriores, é só clicar aqui 😄


◇ ◇ ◇


A vida, o universo e tudo mais - Douglas Adams (1982)


a capa desse livro é TÃO FEIA que me deixa irritada. eu nem queria falar bem do livro de tanto que eu odeio essa capa, mas infelizmente a leitura foi ótima então serei obrigada a elogiar essa droga. ¯\_(ツ)_/¯ assim como os livros anteriores dessa série, esse aqui também é um absurdo sem fim. acontece cada coisa estapafúrdia nessa história que a gente simplesmente dá risada e aceita, nem vale a pena tentar contestar. é divertidíssimo, mas é completamente fora da casinha. eu adorei, a cena do colchão no pântano é de deixar o coração quentinho de tão doida. quero muito ler o próximo, mas tô com medo de não ser capaz de acompanhar as maluquices que vêm por aí. ^^


O crime do padre Amaro -  Eça de Queirós (1875) 


eça de queirós é aquilo, né, mores: é chatíssimo, mas eu adoro hahah o homem gasta páginas e páginas descrevendo coisas que sinceramente ninguém se importa e ainda assim a leitura é incrível, as histórias são boas e, de quebra, ainda dá pra ter uma noção do que era a sociedade portuguesa nesse período. nesse aqui ele escancara a hipocrisia igreja e a falta de escrúpulos do ser humano, principalmente do famigerado amaro. aliás, há tempos eu não sentia tanta vontade de esganar um personagem. que vontade de matar esse padre desgraçado!!!!! fica a recomendação pra quem gosta desse tipo de romanção realista, com críticas à sociedade e aos valores da época. mas o livro é enorme e em alguns trechos parece que a leitura simplesmente não flui, então tem que ir preparado pra esse tipo de adversidade! hahah


Exílio na Ilha Grande - André Torres (1979)


esse livro tava perdido numa estante aqui em casa, peguei sem saber muito o que esperar e, depois de ler por volta de 80 páginas, eu deixei de lado e fui pro próximo. pelo que eu entendi, é a história do autor, um fugitivo do presídio da ilha grande. aqui ele narra como ele fugiu e o que ele fez depois de escapar (pelo menos até o ponto em que eu cheguei na leitura). eu gosto desse tipo de história e, apesar de estar longe de ser um primor da literatura brasileira, tava achando legal. o autor fala bastante da opressão no presídio, do desejo de liberdade, de não se deixar abater pelo sistema etc. mas como ele foi escrito nos anos 70, algumas coisas me deixaram um pouco desconfortável. a gota d'água foi quando ele começou a falar sobre mulheres. se o livro estivesse realmente bom, talvez eu colocasse de lado a minha visão de 2019 e relevasse esse discurso datado, mas não valia a pena. abandonei sem dó. 


O mundo de Sofia - Jostein Gaarder (1991)


✩ favorito do mês! ✩
essa não foi apenas uma simples leitura, foi toda uma ~experiência~ hahah o livro é um romance muito doido que conta a história da filosofia e como se deu a evolução do pensamento humano, desde antes dos filósofos gregos até os pensadores do século XX. e tudo isso é intercalado com um "mistério", que a gente só desvenda lá pela metade do livro. é uma leitura riquíssima, daquelas que você precisa ler mais devagar pra realmente aproveitar tudo o que tá ali. eu gostei muito, achei incrível esse resumão e me diverti com a história (apesar de achar que, em alguns momentos, o autor deu uma forçada na barra). recomendo bastante!! demorei 2 semanas pra terminar, mas fechei o mês com chave de ouro :D

◇ ◇ ◇

em números, resumão do mês:

 livros terminados 3 x 1 livros abandonados

 literatura brasileira 1 x 3 literatura estrangeira (1 da inglaterra, 1 de portugal e 1 da noruega)

 livros lidos no kindle 2 x 2 livros físicos

 autoras mulheres 0 x 4 autores homens (que afronta!!!!!!!!!!!)

 releituras 0 x 4 livros novos

Nenhum comentário:

Postar um comentário