sábado, 31 de agosto de 2019

livrinhos de agosto

pra acompanhar os posts anteriores, é só clicar aqui 😄


◇ ◇ ◇


Primeiro mataram meu pai - Loung Ung (2000)


esse livro é incrível! é sobre a ditadura comunista que acabou com o camboja nos anos 70. a história já seria pesadíssima se fosse uma ficção, mas: 1) sendo o relato real da autora, 2) levando em consideração que essa foi a realidade da população inteira, não um acontecimento isolado, e 3) lendo tudo isso sob o ponto de vista de uma criança, a coisa toda fica muito mais difícil de digerir. ou seja, o nó na garganta aparece logo nas primeiras páginas - ainda mais considerando o título do livro - e não vai embora mesmo depois de ele acabar (pelo menos eu fiquei remoendo esse relato por dias). a história obviamente é muito triste, cheia de desgraça e de momentos horríveis, mas no fundo acaba sendo bonita também. passa uma mensagem positiva, apesar de tudo. eu recomendo real, é uma preciosidade em forma de livrinho! e tem filme na netflix!!!! eu não assisti, mas meu pai falou que é show ;)


Simon vs. a agenda homo sapiens - Becky Albertalli (2015)



✩ favorito do mês! ✩
digo com tranquilidade: esse é um dos melhores livros YA que eu já li! a história gira em torno do simon, um adolescente gay que tá tentando lidar com a sua sexualidade, a família, os amigos, o preconceito das pessoas na escola, uma chantagem emocional e, principalmente, com um webnamoro. é tudo muito verossímil e, pra deixar ainda mais próximo da realidade, tem uns elementos da cultura pop, tipo harry potter, séries de tv umas bandas meio obscuras que eu nunca ouvi falar (sorry). eu já sabia que era bom, porque todo mundo gosta desse livro, mas acabei gostando muito mais do que eu tava esperando. eu amei tudo, do início ao fim, com todo o meu coração. essa história me deixou muito feliz, foi como se eu tivesse ganhando um abraço (eu tava precisando de uma coisa mais leve depois da pedrada que foi o livro anterior - nada como um romance adolescente com final feliz pra fazer a gente superar uma história verídica e cheia de tragédia). olha, recomendadíssimo pra quem gosta desse tipo de leitura! ♡ (óbvio que também não vi o filme, mas se for fiel ao livro: deve ser incrível)


Relato de um certo oriente - Milton Hatoum (1989)



milton hatoum é facilmente um dos maiores nomes da literatura brasileira, mores, só digo isso. não sei se vou conseguir explicar direito esse livro, mas vamos lá: são vários relatos, de personagens diferentes, que se complementam pra contar a história dessas pessoas - uma família de imigrantes que se instala em manaus, seus amigos e os agregados. tem muito drama familiar e uma carga emocional pesadíssima em relação ao passado dessas personagens, às suas memórias e ao que foi deixado pra trás. é bem bonito, meio poético até. mas meio que não acontece nada e é bem confuso também, às vezes é difícil de entender quem é que tá narrando cada trecho. apesar disso, eu gostei bastante. a escrita do milton é linda, muito gostosinha de ler!


Meio sol amarelo - Chimamanda Ngozi Adichie (2006)



vi uma galera falando que o livro era pesado, mas não me preparei o suficiente pra isso tudo aqui. a história se passa nos anos 60, em plena guerra civil nigeriana, e o tal meio sol amarelo é em referência a biafra. o que significa que, obviamente, acontece uma porrada de desgraça com todas as personagens. não tem uma que se salve. o clima do livro é tenso e pesado, tem violência pra dar e vender, embrulha o estômago... enfim. nada mais é do que chimamanda botando o dedo nas feridas todas. e, obviamente, o livro é muito bom! recomendo 100%. ah, por causa da guerra, tem a mesma pegada do "primeiro mataram meu pai" (mas pelo menos esse era ficcional, aí doeu um pouquinho menos). acho que a kainene é minha personagem preferida, fiquei pensando nela por um tempão depois que acabei a leitura...


Luna Clara & Apolo Onze - Adriana Falcão (2002)



esse é simplesmente o meu livro favorito DA VIDA. li pela 4ª vez, amei tanto quanto nas outras. já falei sobre ele aqui, então não vou me estender não. me limitarei a dizer que esse livrinho é a maior preciosidade que eu já li e eu queria andar com ele pendurado no pescoço, mostrando pro mundo inteiro. preciso me segurar pra não reler todos os anos, senão também vira bagunça, mas juro que dá vontade! hahah


O urso e o rouxinol - Katherine Arden (2017)



livrinho de fantasia, que se passa na rússia, numa época bem antiga (talvez lá pra 1300 e pouco?) e tem o frio e a neve como cenário. a história trata da "briga" entre o cristianismo e as crenças pagãs, tem vários elementos do folclore russo, e a vasya, que é a personagem principal, faz de tudo e mais um pouco pra proteger seu povo e esses seres folclóricos. gostei da história, achei o livro bem gostosinho de ler, tem personagens ótimas ♡ mas acaba sem um final decente. claro que é pra fazer a gente ler os próximos volumes, mas mesmo assim... achei que a autora podia pelo menos ter dado um desfecho pra essa primeira parte da história, ficou tudo no ar. terminei a leitura com vontade de ler a continuação, quero saber o que vai rolar com a vasya! :D

◇ ◇ ◇

em números, resumão do mês:

 livros terminados 6 x 0 livros abandonados

 literatura brasileira 2 x 4 literatura estrangeira (1 do camboja, 1 da nigéria e 2 dos eua)

 livros lidos no kindle 4 x 2 livros físicos

 autoras mulheres 5 x 1 autores homens

 releituras 1 x 5 livros novos

2 comentários:

  1. Acabei de descobrir que preciso ler Primeiro Mataram Meu Pai!!!
    E COM AMOR, SIMON MELHOR LIVRINHO MESMO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Sempre penso em assistir o filme pra ver se ficou bom mas acabo esquecendo hehehee

    Limonada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. migaaa, o livro é MUITO BOM, mas vai preparada pra fazer umas pausas pra respirar de vez em quando pq é uma PEDRADA!!!

      Excluir