quinta-feira, 31 de outubro de 2019

livrinhos de outubro

pra acompanhar os posts anteriores, é só clicar aqui 😄


◇ ◇ ◇


A morte em Veneza - Thomas Mann (1912)


quero ler thomas mann há anos, mas achei que já começar com a montanha mágica seria muita coisa, então resolvi pegar esse aqui. é um livrinho curto, com uns questionamentos filosóficos sobre a beleza e o papel do artista (o personagem principal é escritor). a construção da narrativa é show de bola, mas não gostei da história. é basicamente sobre a paixão platônica de um homem de meia idade por um adolescente. fiquei incomodada com o plot, apesar de a escrita ser bem boa. não é nada no nível lolita, mas ainda assim me deixou desconfortável. enfim, pretendo não demorar muito pra ler mais coisas dele :)


A insustentável leveza do ser - Milan Kundera (1984)



esse aqui foi uma releitura com cara de primeira vez, porque eu não lembrava absolutamente NADA do que acontece nesse livro hahaha dá pra dizer que é meio sobre o amor (?), meio sobre questões políticas, com uns questionamento filosóficos do narrador. SEI LÁ. a história se passa no final dos anos 60 e gira em torno de 4 pessoas (que, de certa forma, formam 3 casais) durante a invasão russa na tchecoslováquia. eu não sei se gostei, acho que não muito. pode ser que os questionamentos do livro não façam sentido pra mim nos dias de hoje, mas deve ter sido bem UAU quando ele foi lançado. enfim. pra mim quem salvou o livro foi a cachorrinha do casal principal, as cenas com ela foram as minhas preferidas kkkk  


Pequenos incêndios por toda parte - Celeste Ng (2017)



✩ favorito do mês! ✩
um daqueles livros que a gente fica na dúvida entre devorar tudo de uma vez só ou ler devagar porque não quer que acabe de jeito nenhum ♡ ai, gente. as relações familiares que essa mulher consegue construir, OLHA... não sou capaz de enaltecer o suficiente!!! bem resumidamente, dá pra dizer que a história gira em torno de mãe e filha com um passado meio misterioso que vão morar numa cidade onde tudo é planejado pra ser perfeito, se envolvem com uma família absolutamente diferente da delas e, a partir daí, tudo se desenrola. é um novelão, são várias histórias que se cruzam, tem muito drama. E EU AMEI. quero ler tudo o que essa mulher escrever!!! mas é o tipo de livro que pede por uma continuação, porque ficam muitas coisas em aberto. e eu meio que >preciso< saber o que acontece com essas pessoas depois que o livro acaba, SOCORRO!!!!


Oryx e Crake - Margaret Atwood (2003)



aparentemente todos os livros dessa autora se enquadram na categoria "distopia desesperadora". é uma leiturinha bem saudável, viu, meninas? ^^ nesse aqui a gente acompanha o personagem principal vivendo num cenário pós-apocalíptico, que foi o que restou depois que os laboratórios pesaram na mão na ciência e na tecnologia pra fazer experiências genéticas e >extinguiram a espécie humana<, vejam só vocês. a narrativa é confusa, o presente se mistura com o passado o tempo todo e, assim, a gente vai conhecendo as personagens e entendendo aos poucos o que aconteceu pras coisas chegarem naquele ponto. antes de tudo dar errado, as coisas já não iam lá muito bem. ali é todo mundo meio perturbado das ideias, violência é tida como entretenimento etc. basicamente é a autora mostrando onde a gente pode chegar se as coisas continuarem como estão. e o final do livro meio que te obriga a ler o próximo volume, coisa que eu pretendo fazer assim que possível!


Histórias de Hogwarts: proezas, percalços e passatempos perigosos - J.K. Rowling (2016)


vocês pensaram que eu não ia rebolar minha bunda hoje ler nada dessa mulher em 2019??? ^^ olha, por mais que eu esteja 100% saturada dessa coisa de não deixar harry potter simplesmente morrer, eu também não consigo superar e vivo voltando pra esse universo hehe todos os livrinhos dessa coleção são a mesma coisa: pouquíssimas páginas, com umas infos e curiosidades etc e tals. nesse aqui a gente lê, entre outras coisas, sobre a mcgonagall e o lupin. a vida deles foi sofrida demais, pelo amor de deus. agora a dúvida que não quer calar: será que algum dia serei capaz de perdoar j.k. por ter matado o lupin naquele momento???? (creio que não...)


O gigante enterrado - Kazuo Ishiguro (2015)



SEI LÁ, viu. no começo eu tava achando fofo. uma historinha meio mágica, do tempo dos cavaleiros, com ogros, fadas e dragões, e um casal de idosos como protagonistas (o marido chama a esposa de princesa, sabe? ♡). mas por volta da metade o livro começou a se arrastar de uma forma impressionante, a ponto de eu fazer leitura dinâmica ou pular várias páginas pra ver se chegava logo em outra cena mais interessante. é tudo muito repetitivo e os diálogos são CHATOS, é tudo muito "encenado" (não sei explicar haha). a história é bonita, esse casal de idosos parte numa jornada, conhece pessoas diferentes que acabam viajando com eles e precisa enfrentar uns desafios (físicos e emocionais, eu diria). de uma certa forma, fala sobre a guerra, sobre o amor e sobre as memórias - "será que os tempos de paz iriam reinar se as pessoas se lembrassem de tudo?" etc. mas é uma leitura chata mesmo, só cheguei no final porque me esforcei. apesar disso, ainda quero ler mais coisas desse autor! 


Laços - Vitor Cafaggi e Lu Cafaggi (2013)



aff, que coisa mais linda as ilustrações dessa graphic novel!!! 😭💛 é de uma sensibilidade tão grande, de deixar a gente emocionado mesmo de tão bonito o traço. e a história é uma graça, é beeem turma da mônica! ou seja: é divertida, mostra a força da amizade, o malvado acaba se rendendo e ajudando o próximo... essas coisas aí que mauricio de sousa vem nos ensinando há anos ^^ fofinho demaisss, eu queria engolir esse livro de tão bonitinho que é. ainda não vi o filme, mas quero muito. preciso resolver isso pra ONTEM! e se você aí também tá ~moscando~ que nem eu e ainda não leu e nem assistiu, pelamor de deus, faz isso logo!! 


Anexos - Rainbow Rowell (2011)



sigo firme na missão "ler tudo o que essa mulher já publicou"!! como de praxe, a leitura é uma delícia e eu simplesmente amei o livro. em resumo, a história é: em plena virada do milênio, esse cara é contratado pra trabalhar num jornal lendo e conferindo os emails dos funcionários, pra garantir que ninguém tá quebrando as regras da empresa. daí que tem essa jornalista que vive conversando por email com uma amiga (consequentemente, dando muito material de leitura pro cara) e, de repente, ele acaba se apaixonado por ela. e tudo se desenrola em volta disso. eu não me aguento com as histórias de amor que a rainbow cria, é sempre tão incrível e gostosinho de ler!!!! e as personagens são maravilhosas, justamente porque elas têm defeitos, medos, dúvidas, problemas... é tudo verossímil, tudo muito conectável com a vida real. livrinho recomendadíssimo! é um romance super gostosinho, construído de um jeito diferente e ambientado no final dos anos 90. só sucesso!   

◇ ◇ ◇

em números, resumão do mês:

 livros terminados 8 x 0 livros abandonados

 literatura brasileira 1 x 7 literatura estrangeira (1 da alemanha, 1 da tchecoslováquia, 2 dos eua, 1 do canadá e 2 da inglaterra)

 livros lidos no kindle 7 x 1 livros físicos

 autoras mulheres 5 x 4 autores homens (li 8 livros, mas são 9 autores porque "laços" foi desenhado/escrito por duas pessoas)

 releituras 1 x 7 livros novos

2 comentários:

  1. Esse meu 2019 tem sido o ano em que menos li na última, sei lá, década (???). Enfim, estou arejando a mente porque foi um ano difícil, mas amo vir aqui ver como tu devora livros.

    Tenho paquerado o Thomas Mann e o Ishiguro há tanto tempo, mas nunca topei com nada deles na minha biblio do coração e não tive bem a chan$e de comprar... =/ Um dia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é tão difícil ler quando a gente não se sente bem, né? tô torcendo pras coisas se acertarem por aí e vc voltar a se encantar com os livrinhos também! e, óbvio, pra todos esses chegarem o quanto antes na biblioteca que vc frequenta <3

      Excluir