terça-feira, 1 de outubro de 2019

livrinhos de setembro

pra acompanhar os posts anteriores, é só clicar aqui 😄


◇ ◇ ◇


Estação Carandiru - Drauzio Varella (1999)


✩ favorito do mês! ✩
quase passei da minha estação no metrô 2x por estar 100% concentrada lendo essa belezinha!! é um baita livro, o meu preferido dessa trilogia (que eu deixei pra ler por último por receio das cenas fortes sobre o massacre). drauzio conta em episódios a realidade do carandiru e retrata com uma humanidade impressionante as histórias daqueles presos, além de escancarar os problemas do nosso sistema carcerário. a simplicidade da escrita combina com o conteúdo, acho que uma linguagem rebuscada não deixaria a leitura tão fluida. recomendo do fundinho do coração, vale a pena demais ler os três livros! mas ó, não vou romantizar não: por mais que a parte mais pesada, pra mim, realmente tenha sido o massacre, senti muita coisa ruim lendo sobre os crimes cometidos pelos presos. depois o sentimento atenuava, porque a gente vê o lado humano dessas pessoas, mas não consegui esquecer as atrocidades que levaram esses homens pro presídio não... enfim, leiam, tá? isso aqui devia ser leitura obrigatória pra todo brasileiro que se preze!!!


Pedro Páramo - Juan Rulfo (1955)



realismo mágico latino-americano é aquilo, né, mores: uma loucura só, personagens que a gente nem sempre consegue entender quem são, tem que ler 5x o mesmo parágrafo pra conseguir decifrar o que tá rolando etc etc. dá pra dizer que o livro é sobre a história do tal pedro páramo, mas ela é contada em fragmentos, por vários narradores, e não segue uma linha cronológica. então no fim das contas acaba sendo meio sem pé nem cabeça, o leitor tem que preencher muitas lacunas (e eu sinceramente prefiro quando a história já vem toda pronta pra mim ¯\_(ツ)_/¯). acredito que nem todo mundo vai gostar, mas eu achei ok. o livro é bom, é super bem escrito, além de ser curtinho. mas não é o meu tipo de narrativa, então não amei. resumindo, é a minha definição de 3 estrelas.


O poder - Naomi Alderman (2016)



puts, eu AMEI esse livro. antes de mais nada, eu sei que ele pode ser polêmico e também sei que tem uma galera aí que não gostou, mas eu achei show de bola. eu não conseguia parar de ler, fiquei muito envolvida querendo saber onde tudo aquilo ia dar! sobre a história, bem resumidamente, é uma distopia e as mulheres conseguem dar choques usando as mãos. com isso, elas tomam o poder e colocam os homens em posição inferior. do jeito como a história é construída, a autora questiona muitas coisas que são tidas como normais em relação ao machismo e à violência contra a mulher. mas tem cena de estupro, de assassinato, de violência gratuita... então pode ser meio complicado de ler em algumas partes. e ainda tem uma seita religiosa aí no meio pra deixar tudo ainda mais doido! apesar dos apesares (tenho algumas ressalvas em relação às personagens), eu gostei bastante! provavelmente teve uma galera que terminou a leitura horrorizada e indignada com os acontecimentos todos, mas confesso que meu ladinho "homens o que tenho a ver, prefiro que morram todos" ficou bem satisfeito ^^


A casa dos espíritos - Isabel Allende (1982)



caraca, acontece tanta coisa nesse livro que eu não sei nem por onde começar!! a princípio esse calhamaço parece ser simplesmente sobre a história de uma família meio excêntrica (pra dizer o mínimo), com uma pitada de realismo mágico, uns espíritos aqui, umas esquisitices ali, uns romances no meio disso tudo... mas quando a gente vê, o livro é sobre política, desigualdade social, poder e revolução. é tudo muito doido, acontecem milhões de coisas absurdas, mas achei bem bom! gostei bastante da forma como a autora construiu a narrativa e as personagens femininas principais ótimas, o que é sempre um bom motivo pra recomendar um livro por aí ;)


De moto pela América do Sul - Ernesto Che Guevara (1995)


top 5 capas mais feias que já vi em minha vida!!!! ^^ no começo dos anos 50, o che cruzou vários países latinos de moto com um amigo e escreveu um relato dessa viagem, o que se transformou nesse livro muitos anos depois. basicamente ele vai contando em episódios os perrengues que eles passaram nessa empreitada, mas também conta um pouco sobre a história dos lugares que eles visitaram (a parte de machu picchu eu achei show!), sobre uma colônia pra pessoas com lepra que eles conheceram e fala sobre a desigualdade social e a necessidade de fazer algo pra mudar essa situação. pra quem gosta desse tipo de leitura, é legal sim! ah, não posso deixar de dizer que ernestinho é racista pra caceta nesse livro - vendo com os olhos de hoje né, talvez não na época em que ele escreveu, mas achei importante pontuar.

◇ ◇ ◇

em números, resumão do mês:

 livros terminados 5 x 0 livros abandonados

 literatura brasileira 1 x 4 literatura estrangeira (1 do méxico, 1 da inglaterra, 1 do chile e 1 da argentina)

 livros lidos no kindle 3 x 2 livros físicos

 autoras mulheres 2 x 3 autores homens

 releituras 0 x 5 livros novos

2 comentários:

  1. EU PRECISO LER ESSE DO DRÁUZIO!!!! O único que li dele foi Carcereiros -- e ele cita, mesmo que de leve, o ocorrido no Carandiru -- e foi muito bonita a forma como ele fala esclarecidamente sobre aquilo e sem nenhum discurso por trás pelo amor de deus que homem é doutor dráuzinho!!!!

    Limonada



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. carcereiros é muito bom também, mas esse eu achei especial! dráuzio é o único homem possível <3

      Excluir