sábado, 30 de novembro de 2019

livrinhos de novembro

pra acompanhar os posts anteriores, é só clicar aqui 😄


◇ ◇ ◇


Sobre a escrita: a arte em memórias - Stephen King (2000)


arrumei esse livro numa época que eu tava empenhada na escrita criativa, mas deixei ele paradinho juntando poeira até agora... nesse aqui, stephen king mistura autobiografia com umas dicas/regras de escrita. confesso que gostei muito mais dos trechos que ele conta da própria vida e como funciona o processo de escrever pra ele do que da parte prescritiva em si. depois de me formar em letras, não consigo mais ler "você não pode escrever de tal jeito, o certo é fazer isso e aquilo". me dá preguiça ^^ no fim das contas, até achei algumas dicas válidas, mas sei lá, viu? se você gosta dos livros do cara e quer saber como foi que ele chegou lá: aí sim, a história da vida dele é bem legal! ;) 


Misery - Stephen King (1987)



também tenho esse livrinho há tempos, mas só me empolguei pra ler agora, justamente porque o stephen king fala dele em "sobre a escrita". a história é: um escritor famoso sofre um acidente e é resgatado por uma fã, que é psicótica, e acaba sequestrando o cara pra ele escrever mais livros pra ela. não é o melhor livro do mundo, mas é bem legal sim. em certos momentos eu fiquei desesperada querendo ler sem parar pra saber o que raios ia acontecer na cena seguinte, se a moça ia endoidar de vez, se o escritor ia conseguir escapar e tal. mas como nem tudo são flores, achei meio cansativo quando mostrava a história que o cara tava escrevendo pra sequestradora (a ideia é boa, na teoria eu acho incrível, mas na prática fiquei meio "hm ok blz chega disso" ^^). também acho que a experiência teria sido melhor lendo no original, algumas escolhas da tradução me deixaram meio incomodada porque não soaram natural no português. mas no geral eu gostei do livro!   


Mulherzinhas - Louisa May Alcott (1868)



✩ favorito do mês! ✩
eu tinha um preconceitinho com esse livro porque não suporto o nome "mulherzinhas", mas como vai sair o filme com a emma watson eu achei que tava na hora de superar essa questão. e gente... que gracinha!! hahaha é a história de 4 irmãs que são bem diferentes entre si e aprendem a se melhorar e a agradecer pela vida que elas têm apesar das dificuldades etc. é claro que lendo com os olhos de hoje existem problemas, tipo considerar que a religião é a única saída e que o casamento é tudo na vida de uma mulher, mas foi escrito no século 19 né, então a gente precisa relevar. apesar disso, achei bem fofinho. e a jo é uma personagem incrível!! é daqueles livros com lição de moral, feitos pras moças da época mesmo, e eu gostei da leitura ainda assim :) sei que a história tem continuação, mas no momento não tenho interesse. gostei de acompanhar a infância/adolescência das meninas, mas acredito que não vou achar a vida adulta delas tão legal (e o livro chama "boas esposas", sabe? é ainda pior que "mulherzinhas"!!!!!)


Shingaling -R. J. Palacio (2015)



livro curtinho, do mesmo universo de "extraordinário" (falei dele aqui!). ai, às vezes tudo o que a gente precisa pra sorrir é uma historinha assim, bonitinha, com personagens crianças/pré-adolescentes e mensagens positivas no final. a história é narrada pela charlotte, que é só uma personagem secundária naquele livro, e aqui o auggie mal aparece. "shingaling" foca nas relações de amizade e de disputa entre as meninas e tem esse nome porque elas dançaram esse ritmo musical numa apresentação da escola :) resumindo: é uma graça!!


A mulher que matou os peixes - Clarice Lispector (1968)


livrinho infantil escrito por clarice, não resisti quando vi um treco desse! daí eu li e: puts kkkk sei lá, viu... a premissa é fofa, o jeito como ela fala com as crianças até que é bonitinho, mas não gostei não. assim como no caso de "mulherzinhas", a gente tem que considerar que ela escreveu nos anos 60, então tem coisas que não funcionam hoje em dia (ela fala sobre comprar um macaquinho como animal de estimação, sabe????). também achei alguns causos que ela narra meio sem pé nem cabeça. talvez a leitura só não funcione pra adultos e as crianças gostem dessas coisas nada a ver, né? vai saber. mas pelo menos li rapidão, de uma vez só, enquanto tava no metrô, então não foi tempo perdido ^^


A casa das sete mulheres - Letícia Wierzchowski (2002)


calhamaço sobre a revolução farroupilha, que fala não só da guerra em si, mas também (e principalmente) do turbilhão de emoções de quem participa dela, com foco nos sentimentos dessas mulheres que ficaram pra trás, esperando. é bonito, mas é tão longo! e é meio arrastado, repetitivo, cansativo até. a história é contada sob pontos de vista diferentes, a narrativa se intercala com cartas dos personagens e também não é linear, às vezes tá contando coisas que aconteceram em 1840 e daqui a pouco aparece um pedaço do diário de uma das personagens escrito em 1890. eu gostei bastante de algumas partes, mas fiquei de saco cheio em outras. quem mais me irritou foi manuela, uma personagem que eu tava gostando bastante até descobrir o final que ela teve... enfim, é um romance histórico, baseado em fatos e pessoas reais, mas com aquele gostinho de novelão. não deu vontade de ler os outros livros da trilogia, infelizmente.   

◇ ◇ ◇

em números, resumão do mês:

 livros terminados 6 x 0 livros abandonados

 literatura brasileira 2 x 4 literatura estrangeira (4 dos eua, SOCORRO)

 livros lidos no kindle 6 x 0 livros físicos ¯\_(ツ)_/¯

 autoras mulheres 4 x 2 autores homens (na vdd foi 1 autor só, mas li 2 livros do cara, então...)

 releituras 0 x 6 livros novos

◇ ◇ ◇

foi difícil eleger um favorito esse mês! isso porque não teve nenhum livro maravilhoso, só fiquei com aquela sensação meia boca de "esse livro foi legal, gostei de ler, mas não amei". no fim das contas, escolhi o "mulherzinhas" porque foi uma surpresa bem feliz, mas meio que poderia ter sido qualquer outro da lista... (foi um mês bem 3 estrelas, basicamente.)

Um comentário:

  1. Quando tentei ler Sobre a Escrita fiquei um pouco incomodada por sentir que o que o Stephen fez ali foi considerar a escrita dele como a certa (mas eu posso ter ficado com a impressão errada) (ou a final de contas, por o livro ser dele seja isso mesmo com total razão né).
    Quando encontrei Mulherzinhas na biblioteca, a edição contava só com a primeira parte, e foi um dos meus melhores livros. Fiquei obcecada por essa nova edição com as duas partes, hehehe

    Limonada

    ResponderExcluir