domingo, 5 de janeiro de 2020

livrinhos de dezembro

pra acompanhar os posts anteriores, é só clicar aqui 😄


◇ ◇ ◇


Um defeito de cor - Ana Maria Gonçalves (2006)


amores, vcs tem noção de que esse livro tem mais de 950 páginas????? pois bem. demorei quase o mês inteiro com essa belezinha. como é de se esperar, essa história é MUITO rica. a personagem principal - uma africana escravizada que chegou no brasil quando ainda era criança - é a narradora e intercala episódios da vida dela com acontecimentos históricos reais, além de apresentar uma porrada de explicações e curiosidades sobre as culturas, religiões e costumes africanos. eu gostei bastante de ler sobre esse período histórico a partir do ponto de vista de uma escravizada, só que a autora se empolgou demais na quantidade de informações que ela deu. por exemplo, foram diversas páginas pra explicar como era feito o açúcar. não que isso não seja interessante: é muito!! mas a história da kehinde era mais ainda, então eu confesso que fiz umas leituras dinâmicas nessas partes explicativas ^^ é um livro muito bom, mas é longo demais. terminei esgotada, achei cansativo acompanhar essas mil páginas.


Amoras - Emicida (2018)



✩ favorito do mês! ✩
pra compensar o calhamaço anterior, me aconcheguei nesse aqui: infantil, curtinho e cheio de amor. fiquei com lagriminha nos olhos enquanto lia!!! aliás, terminei de ler e fiquei abraçadinha no livro de tanto que gostei (real, abracei mesmo kkkk). em pouquíssimas páginas, num livrinho com gostinho doce de amora, emicida mostra o quanto é importante pra uma pessoa se reconhecer, saber sobre as suas raízes e se sentir representada. pra fechar o combo com chave de ouro, as ilustrações são muito fofinhas. eu amei as cores! é daqueles que vale a pena ter na estante ♡ 


Casa de bonecas - Henrik Ibsen (1879)


encontrei esse livrinho na prateleira de doação de livros de uma estação de trem aqui perto de casa :) eu tinha ouvido falar dessa peça na faculdade, sabia que tinha sido importante pra época, mas nem lembrava da história. fui ler sem muitas pretensões e fiquei bem surpreendida, eu não tava esperando isso de um dramaturgo homem no século 19 hahaha resumindo bem, é sobre uma mulher que descobre que não quer mais viver aquela vida de mãe e esposa submissa, que quer se encontrar sozinha e trilhar o seu próprio caminho. foi uma leitura rápida e, apesar de não ter nada de extraordinário, realmente me surpreendeu. terminei o livrinho feliz.


O peso do pássaro morto - Aline Bei (2017)



livrinho curto, pra ler de uma vez só, daqueles que você tá lá lendo relativamente tranquila (porque surge um apertinho no peito logo no início) e de repente "EITA PORR@ O QUE ESTÁ ACONTECENDO AQUI???". é a história de uma mulher, dos 8 aos 50 e poucos anos, que perde muita coisa. é pesado, é violento, mas é bonito também. achei a forma meio incômoda (é escrito como se fosse um poema), mas nada que tenha atrapalhado muito a experiência. fiquei triste pela personagem principal, pela vida sofrida que ela teve desde sempre e por tudo o que ela não soube lidar. no fim das contas nem sei se gostei muito, mas também não desgostei. fechei o ano com uma leitura 3 estrelas.

◇ ◇ ◇

em números, resumão do mês:

 livros terminados 4 x 0 livros abandonados

 literatura brasileira 3 x 1 literatura estrangeira (da noruega, pra quebrar a brasilidade do mês)

 livros lidos no kindle 2 x 2 livros físicos 

 autoras mulheres 2 x 2 autores homens

 releituras 0 x 4 livros novos

◇ ◇ ◇

nos vemos logo mais com o famigerado post de balanço desses livro tudo!!!! 💝

Nenhum comentário:

Postar um comentário