segunda-feira, 23 de março de 2020

é hora de tentar fazer uma limonada

eu trabalho como revisora numa empresa de tradução. meu trabalho pode ser feito de casa tranquilamente, é só habilitar o acesso remoto e tudo funciona bonitinho. então nós fazemos um rodízio de home office, cada semana uma das tradutoras trabalha de casa. 

do dia 9 ao dia 13 desse mês era a minha vez de fazer home. o famigerado coronga vírus já tava aí comendo solto, mas a rotina na empresa continuava normal: todo mundo pegando transporte público pra chegar lá, indo em restaurante self-service na hora do almoço etc. a única recomendação era pra gente reforçar a higiene das mãos. a empresa disponibilizou uns dois potes de álcool em gel e só, vida que segue. até comentei no twitter que tava em casa por uma coincidência, mas que na semana seguinte eu teria que voltar a pegar ônibus, trem e metrô pra trabalhar.

eis que na sexta feira, dia 13, minha chefe me avisa que era pra eu continuar no home office do dia 16 ao dia 20. eu e mais 80% do escritório, diga-se de passagem. só as pessoas que moram no mesmo bairro da empresa é que continuariam indo pra lá. meu namorado também fez home nessa semana, então ficamos juntos aqui em casa. a gente acordava cedo, tomava café, fazia exercício físico, trabalhava, parava pra almoçar, trabalhava mais, jantava, tomava banho e aí já era fim do dia, hora de assistir big brother e deitar de conchinha. nossa rotina tava normal, porém muito melhor, porque não precisávamos cruzar a cidade pra chegar nos nossos respectivos empregos.

em algum momento dessa segunda semana de home, tive uma reunião por skype e o RH informou que todo mundo com férias vencidas teria obrigatoriamente que tirar nos próximos 15 dias, de 23/03 a 06/04, e eu sou uma dessas pessoas sortudas. isso porque o coronga também afetou a empresa onde eu trabalho. nossos clientes tão fazendo menos transações internacionais, consequentemente estamos recebendo bem menos trabalho etc etc. disse aqui que eu tinha guardado esses dias de férias pra tirar mais pra frente, né? pois infelizmente não tive essa oportunidade...

enfim. como eu fiz home lá no começo do mês, já tô em casa pelo menos desde o dia 8 e pelo visto não tenho data pra voltar pra rua. mesmo quando minhas férias acabarem e eu voltar a trabalhar, acredito que vou continuar de home office. não vejo a menor possibilidade de eu voltar pro escritório dia 7 do mês que vem. 

a diferença é que, trabalhando 8h por dia, me sobravam poucas horas livres e era fácil ocupá-las. nada que uma série, um livrinho ou um candy crush não dessem conta, né? agora que eu ficarei dentro de casa por 15 dias sem ter o que fazer, quero só ver em quanto tempo eu vou sentir vontade de sair correndo daqui. logo eu, a pessoa que mais ama ficar no conforto do próprio lar e arruma mil motivos pra não sair.

quando a gente não tem o que fazer, a cabeça trabalha a milhão. a gente lê as notícias e fica pensando em várias bobagens. principalmente diante desse cenário apocalíptico né, as esperanças vão se esvaindo mesmo. sem contar na tristeza que me bate quando eu penso que minhas férias serão jogadas no lixo...

mas tá tudo bem. é o que tem pra hoje, não posso fazer nada pra mudar o que tá acontecendo, então só o que me resta é aceitar e tentar tirar o melhor que eu conseguir dessa situação esdrúxula.

meus planos são: continuar com meus exercícios físicos, ler bastante, assistir séries novas, cozinhar, me ocupar com as tarefas de casa, ver vários vídeos no youtube, tentar escrever mais e consumir a menor quantidade possível de informações negativas. quero me manter informada, mas sem me afundar nesse mar de notícia ruim, senão não há emocional que aguente a quarentena. haja meme, bbb e vídeo de bichinho pra me ajudar nesse momento!

na virada do ano eu tava sentindo que 2020 seria top, tava cheia de planos, animada mesmo pra fazer as coisas acontecerem. daí o coronga chegou e jogou vários limões na minha cara, agora eu preciso me esforçar pra fazer uma bendita limonada. e quem sabe um bolinho de limão, um mousse, uma caipirinha... pelo visto a coisa ainda vai longe. só um suquinho não vai dar conta desse tanto de tempo que a gente vai precisar ocupar!

stay safe, people. lavem as mãos!

Um comentário:

  1. é muito estranho ter as coisas que a gente quer, mas não do jeito que queremos, não sei se dá pra entender hahaha
    eu queria muito uns diazinhos de folga e, de fato, recebi, mas não queria que o motivo fosse uma pandemia... enfim, com toda essa situação explodindo/acontecendo, não está se mostrando muito fácil conseguir a tão sonhada distração. e eu que queria tanto mais tempo pra ler! A vida não acontece mesmo como a gente quer. :/

    PS: que pena que juntou suas férias com isso... mas espero que consiga curtir fazendo coisinhas caseiras que você goste. ^^

    ResponderExcluir