terça-feira, 31 de março de 2020

livrinhos de março

pra acompanhar os posts anteriores, é só clicar aqui 😄


◇ ◇ ◇


Eu sei por que o pássaro canta na gaiola - Maya Angelou (1969)


✩ favorito do mês! ✩
que livro, meu amigos! um soco no estômago doeria menos, mas eu amei cada linha. é a autobiografia da autora, desde seus 3-4 anos até os 16-17, e fala sobre racismo, religião, relações familiares, estupro, identidade, pertencimento e sobre a importância da literatura na vida dessa mulher. a narrativa é desenvolvida de uma forma que faz a gente esquecer que é uma história real. sempre que eu lembrava que era a própria vida da autora me dava um apertinho a mais no peito, fico pensando em como ela se sentiu tendo que reviver essas lembranças pra escrever o livro... não deve ter sido fácil não. a história é forte e a escrita é mais ainda, toca a gente lá no fundo. é um trabalho muito bem feito mesmo. recomendo demaissss!


Crepúsculo - Stephenie Meyer (2005)


adivinha só quem é a jovem adulta que tava muito ocupada na adolescência sendo 100% consumida por harry potter e só agora resolveu ler romance de gosto duvidoso envolvendo vampiros e lobisomens???? 🙋 mas pelo menos não tô sozinha nessa! li junto com a tati, do limonada. é bom demais ter alguém pra dividir esse tipo de situação absurda!! :P gente, esse livro... que coisa mais brega!! diálogos bizarros, situações esdrúxulas, não tem absolutamente nada verossímil nessa história. é muito ruim mesmo, não tem como defender. e ainda por cima o livro é longo e demora pra acabar, pelo amor da deusa!!!! sem contar que achei preocupante real adolescentes lendo essa relação doentia da bella com o edward, eu hein... mesmo assim eu terminei querendo ler o próximo kkkkk ¯\_(ツ)_/¯


Histórias de ninar para garotas rebeldes - Elena Favilli e Francesca Cavallo (2016)


pelo amor da deusa, eu não quero nunca mais desgrudar dessa belezinha!!!! o livro reúne as histórias (bem resumidas, em poucas linhas) de 100 mulheres incríveis. pra coroar, 60 mulheres foram chamadas pra ilustrar essas histórias. o livro é muito bonito, um capricho só! e deixa clara a mensagem de que meninas podem fazer tudo o que quiserem e nada pode impedi-las ♡ queria distribuir de presente pra todas as meninas crianças que eu conheço, mas é muito caro pra isso hahaha elas falam sobre mulheres famosas (tipo a malala e a nina simone), mas também tem histórias de mulheres que eu nunca ouvi falar e gostei demais de conhecer. ah, as duas brasileiras que aparecem nessa edição são a cora coralina e a maya gabeira. claro que é meio raso, a proposta é essa mesmo, mas instigou minha curiosidade pra pesquisar mais sobre essas mulheres e eu acho que serve como uma baita incentivo pras meninas mais novas!


Escrito em algum lugar - Vitor Martins (2019)


obrigada amazon por disponibilizar esse ebook!!! :D não posso ver nada que o vitor publica que já quero ler urgente, ainda mais com uma capa bonita dessa! a história desse conto é, resumindo bem: dois homens adultos se conhecem na fila do show de uma boyband e vivem um relacionamento. é fofo, é divertido e, como bônus, se passa num lugar "perto" da minha casa e que eu frequento!!! então acaba soando meio familiar pra mim. é bem gostosinho de ler, eu adoro as personagens que ele cria! mas tá longe de ser o melhor que ele já escreveu - se bem que eu vejo muito potencial nessa história, seria muito mais incrível se fosse um romance com várias páginas. de qualquer forma, achei show de bola e recomendo pra quem gosta de romances xóvens com referências às modernidades. eles usam redes sociais, falam sobre fanfic, comem fast food, essas coisa :P


Agora eu entendo: um conto de natal - Pam Gonçalves (2019)


peço licença pra ler histórias de natal em pleno mês de março pois a amazon também liberou esse ebook e eu não podia perder a oportunidade!!!! hahah é a primeira vez que tô lendo algo da pam e achei ok, sem nada demais. é um conto curtinho, desses que dá pra ler em meia hora, sobre relações familiares. me fez chorar pra caramba (sou dessas), mas sei lá... apesar de emocionante, achei raso. mesmo com poucas páginas eu acho que dava pra ter desenvolvido melhor as personagens e a história em si. também tem essa pegada moderninha, a protagonista vê harry potter na netflix, come brigadeiro enquanto enche a cara de cerveja etc . enfim, não me impressionou não, mas é uma história bonitinha e me deixou pensando bastante na minha avó, então valeu a experiência :)


◇ ◇ ◇

em números, resumão do mês:

 livros terminados 5 x 0 livros abandonados

 literatura brasileira 2 x 3 literatura estrangeira (2 dos eua e 1 da itália)

 livros lidos no kindle 5 x 0 livros físicos (kkkkkkkk)

 autoras mulheres 5 x 1 autores homens ("histórias de ninar" foi escrito por 2 mulheres, por isso a conta não fecha)

 releituras 0 x 5 livros novos


◇ ◇ ◇


quero registrar que comecei a ler os miseráveis - victor hugo dia 22 desse mês, mas por motivos óbvios (minha edição tem 1509 páginas!) não é humanamente possível terminar tão rápido pra ele entrar no registro de março. minha amiga fefa, que foi quem me deixou com vontade de ler essa gracinha, disse que levou 6 meses pra ler. tô torcendo pra quarentena e as férias forçadas me ajudarem a avançar mais rápido - mas não boto muita fé hahaha enfim, coloco ele na lista do mês em que eu terminar a leitura :) 

Um comentário: