sábado, 7 de março de 2020

o amor é azulzinho

completei um ano na empresa onde eu trabalho agora em janeiro e, finalmente, tirei meus primeiros 15 dias de férias (guardei os outros pra depois hehe). resolvemos usar a primeira semana pra viajar, só não sabíamos direito pra onde.

passei meses decidindo com o boy o nosso destino, foi muito difícil escolher! o que nós queríamos mesmo era ir pra outro país, dar um rolezinho em terras estrangeiras... ele falou da austrália, eu preferia américa do sul, mas na real qualquer canto tava bom pra gente. no fim das contas, ficamos no brasil mesmo porque não há salário mediano que dê conta de viagem internacional na atual conjuntura política e financeira que a gente tá vivendo...

fomos passar uma semana em cabo frio, na região dos lagos do rio de janeiro.

praia do forte, cabo frio

dava pra ir de avião, mas preferimos a aventura de carro. são mais ou menos umas 8 horas de estrada daqui até lá. fizemos uma playlist de viagem muito doida (de gilberto gil a my chemical romance), compramos acepipes pra comer no caminho sem precisar parar várias vezes ao longo do trajeto e saímos de casa às 5 da manhã, enquanto ainda tava escuro, pra almoçar no nosso destino final.

a previsão do tempo pra nossa semana na praia não era das mais animadoras. apesar do calor, alguns dias seriam de chuva e temperatura duvidosa. não me deixei abalar e me recusei até a colocar calça na mala - logo eu, a mulher mais friorenta de sp. levei só uma blusinha, a cara e a coragem. depositei minha fé na vida e fui, com a mala cheia de roupa curta. 

como saímos de casa muito cedo, já pegamos um friozinho por aqui mesmo. entrei no carro com cara de sono e casaco, mas eu tava muito empolgada. daí pra frente só melhorou. o nascer do sol foi incrível, as ruas da cidade estavam vazias. a viagem mal tinha começado e já tava maravilhosa. o sol subiu, o céu foi clareando, as nuvens rareando, na estrada quase que só tinha nós dois... tava melhor do que a gente tava imaginando.

trecho da rodovia presidente dutra 

paramos numa cidade já perto da divisa com o estado do rio pra tomar café da manhã. comemos rapidinho e voltamos pra estrada de buchinho cheio. eis que o primeiro momento bizarro da viagem aconteceu: em plena dutra, às 9 e pouco da manhã, vimos um cara descer PELADO de dentro do carro dele. sem roupa nenhuma, só de chapéu e óculos de grau. e sorrindo, ainda por cima. se só eu tivesse visto, poderia achar que eu tinha enlouquecido de vez e tava vendo coisa. mas o boy também foi agraciado com essa imagem, o que significa que doido mesmo era o tal homem pelado na estrada. eu hein, sai fora!!

tudo transcorreu tranquilo depois desse momento, só pegamos um pouquinho de trânsito depois da ponte rio-niterói, mas nada que abalasse nossos ânimos. quando finalmente chegamos em cabo frio o tempo tava tão bonito que eu preferi acreditar que a maju tava equivocada e só daria sol o tempo todo. chegamos no domingo (dia 9), passeamos pela cidade, fomos na piscina do hotel, aproveitamos ao máximo esse comecinho de viagem. acabamos deitando cedo pra dormir, o cansaço bateu brabo e a gente queria levantar cedinho no dia seguinte. quando acordamos na segunda feira, descobrimos que a cidade de sp tava completamente embaixo d'água. a coisa tava tão complicada que, se tivéssemos deixado pra viajar na segunda, se bobear não teria dado nem pra sair de casa (meu bairro alagou em vários pontos).

ponte rio-niterói

mas em cabo frio tava um solzão brilhando, deu pra ir pra praia tranquilamente. céu azul, mar com cor de piscina. a vista é de encher os olhos. no fim do dia eu já não podia mais me enganar: a chuva ia chegar sem dúvida alguma, o céu já tava cinza, o mar cristalino também tinha escurecido... e o aguaceiro chegou naquele dia mesmo. ainda bem que levamos um guarda chuva grandão no carro!

eu cometi o erro de só levar chinelinho, sandalinha e sapato de pano. tava friozinho quando saímos pra jantar, então preferi ir de alpargata e não de chinelo. mas pisei em tanta poça d'água que a bichinha ficou inutilizável por dias. chegamos no hotel e o sapato tava podre, eu já queria jogar fora (sou intensa, me deixa). o boy lavou, botou pra secar e me disse pra esquecer a alpargata pra lá até que desse pra usar de novo. felizmente estou namorando um homem sensato demais. 🙏

terça feira choveu muito! saímos de cabo frio e fomos conhecer arraial do cabo, lá pertinho, que disseram ter as praias mais bonitas da região. só que o dia tava tão feio que tudo o que eu vi foram as ruas esburacadas, a falta de estrutura da cidade, o descaso do governo com um lugar que poderia ser muito mais bem cuidado... achei triste mesmo. não nego que as praias eram lindas independentemente do tempo horrível, mas fiquei meio impactada com a cidade. quando a gente ouve falar dessa região, ninguém fala dessa parte, né? talvez se tivesse sol eu também não desse tanta importância, porque ia ficar na praia o tempo todo, mas enfim... fica aí o aviso: se você for pra lá, esteja ciente que as cidades dessa região são super mal cuidadas.

quarta nós fomos pra búzios. ainda tava chuvoso, mas bem menos. deu pra andar bastante sem guarda chuva pela cidade. fizemos umas trilhas cheias de lama, conhecemos umas praias mais escondidinhas, andamos uns 9237 km a pé. foi bem legal! e a previsão do tempo prometia sol no dia seguinte, então já ficamos mais animados. :)

cabo frio

quinta feira amanheceu nublado, mas já não tava mais tão frio. apesar disso, fomos pra praia levando guarda chuva e casaquinho (cenário animador, né? hahaha). como boa pessoa cabeçuda que sou, pensei "poxa, nem tá sol agora. vou passar protetor no rosto e nos ombros. se esquentar, eu passo no resto do corpo" HAHAHAHAHA ai, que inocência. nem parece que já tem quase 25 anos nas costas...

chegamos na praia e descobrimos um morro com trilhas. estávamos de chinelo, com mochilas e sacolas, e a trilha era no meio do mato e tinha trechos com lama, mas mesmo assim achamos que era uma boa ideia. e até foi mesmo, a vista lá do alto era INCRÍVEL e a água era mais azul do que o normal batendo nas pedras. mas o chinelo tava escorregando na lama, o mato tava cheio de bicho e o sol começou a aparecer enquanto estávamos no meio do caminho. e eu sem protetor solar... é claro que, quando finalmente voltamos pra praia, eu tava parecendo um pimentão. porém só nas pernas e nos pés - e com a marca do chinelo e do shorts, ainda por cima!!!!

o tanto de creme hidratante que eu gastei nessa viagem pra tentar contornar essa situação não tá no gibi! fiquei com o pé ardendo tanto que não consegui usar minha sandália durante alguns dias. já que a alpargata tava impossibilitada e a sandália me machucava, só me restou dar rolê de chinelo. eu lá toda bonitinha com roupa legal, maquiada, e chinelo véio no pé. é cada uma... (aliás, meu pé tá bronzeadíssimo e descascando até hoje, duas semanas depois de voltar da praia hahahaha)

morro do vigia, cabo frio

sexta feira abriu o maior sol do mundo! passei tanto protetor solar pra evitar repetir os erros do dia anterior que fiquei até esbranquiçada. mas não adiantou nada, porque as partes do meu corpo que já estavam vermelhas ficaram ainda pior. isso porque fomos pra uma praia em arraial do cabo que não alugava guarda sol e nós obviamente não tínhamos o nosso próprio. gente, o desespero que foi pra encontrar um lugar com sombra nesse lugar!!!!!!

nessa história de procurar um cantinho pra gente se esconder da bola de fogo que tava derretendo meus miolos e torrando meus pezinhos, eu e o boy acabamos nos desencontrando um do outro. em outras palavras, me perdi do rapaz. mas insisto em dizer que a culpa disso é dele! vejam bem: a praia era cheia de pedras, que forneciam uma sombrinha, mas esses lugares já estavam todos ocupados. achamos um espacinho que parecia minimamente ok e o combinado foi: o boy ficaria ali, reservando o lugar pra gente, e eu continuaria andando até o final da praia pra ver se não tinha nada melhor. pois bem. andei até o fim, não achei nenhum espaço vazio e voltei pra onde nós tínhamos combinado.

meu pé tava ardendo bastante no sol e a água nessa região é especialmente gelada, então fui andando pela beira do mar. cheguei no lugar combinado e: CADÊ O BOY? o rapaz não tava lá. como eu não tinha exatamente decorado a localização combinada, pensei que eu tivesse me enganado e continuei andando. só que eu andei muito, me afastei pra caramba de onde eu achava que era e nada. decidi fazer o caminho contrário. como não adiantou nada, peguei o celular pra ligar pra ele. nessa hora eu tava meio rindo e meio preocupada. daí a situação ficou mais ridícula, porque não tinha sinal naquela praia. nisso já fazia uns dez minutos que eu tava rodando que nem barata tonta e não conseguia encontrar o menino de jeito nenhum. já tava pensando em mandar sinal de fumaça, pedir socorro pras pessoas ao redor, sei lá.

pontal do atalaia, arraial do cabo

respirei fundo, dei mais uma risada nervosa e decidi andar até o final da praia. avistei o belezinha parado no meio da areia, com o celular na orelha e cara de preocupado. quando cheguei perto dele, ouvi um "ainda bem que você apareceu, como eu ia falar pra sua mãe que te perdi na praia??????" HAHAHAHA o bendito disse que o lugar onde ele parou era muito ruim, então resolveu ir atrás de mim. aparentemente, enquanto eu voltava sentido contrário com os pés na água, nós nos cruzamos pelo caminho e nem percebemos. dois adultos passando por um papelão desses...

aí foi hora de respirar aliviada, dar um abraço apertado no mozão e xingar um pouquinho. onde é que já se viu não ficar no lugar onde a gente marcou de se encontrar!!!!!!! no fim das contas, tivemos que sentar pertinho de outras pessoas mesmo, nas pedras, porque não aguentei nem cinco minutos fora da sombra. o sol tava castigando demais, principalmente as pernas da princesinha cor de tomate aqui.

nesse dia acabamos tendo que pagar caríssimo em táxi pra ir e vir (não deu pra chegar com nosso carro até a praia porque tem limite de entrada de veículos, também não dava pra fazer a pé esse trajeto de quase 5 km de subida e lama) e foi super desconfortável ficar o dia todo sentado em pedra quase colado com vários desconhecidos, mas valeu cada centavo. a praia era linda, a água tava uma delícia, a gente se divertiu horrores. foi show!

joão fernandes, búzios

sábado era nosso último dia. também tava sol, com aquele céu azul bonito e praticamente sem nuvens. fomos pra búzios de novo, dessa vez pra pegar praia. foi maravilhoso!!! acabamos caindo num lugar de burguês safado, gastamos uma grana absurda pra comer, mas foi a melhor refeição da viagem inteira. encerramos o dia com vários dinheiros a menos no bolso, mas com um sorrisão no rosto. foi pra fechar a viagem com chave de ouro!

de volta ao hotel, já no fim do dia, resolvemos passar na piscina pra dar um mergulho de despedida. só que o sol já tinha ido embora, o céu tava cinza e a água tava gelada. não deu nem cinco minutos e desistimos dali, achamos mais inteligente ir tomar um banho quentinho. pois não é que a energia do hotel acabou quando eu tava saindo do banho??? (pelo menos não foi assim que entrei né, poderia ser bem pior.) nossa intenção era sair pra jantar, mas ficamos no escuro por quase 1 hora. não dava sequer pra se arrumar, a escuridão era TOTAL. vesti o pijama mesmo e ficamos esperando a situação se normalizar. quando a luz voltou já era tarde e nenhum dos dois tinha mais pique pra sair, então acabamos pedindo uma pizza pra comer no hotel mesmo. que me perdoem os cariocas e fluminenses, mas verdade seja dita: muito ruim a pizza no rildi janeiro, hein? puta merda hahahahaha

ai, gente, fizemos tantas outras coisas que eu precisaria de uns três posts desse tamanho pra dar conta de contar tudo. esses sete dias voaram!!! quando eu percebi, já tava na hora de arrumar as malas pra voltar pra casa. dobrei as roupas com um quentinho no coração por ter vivido tanta coisa incrível, mas sentindo aquele gostinho meio amargo de final de viagem. foi tudo tão bom! apesar dos vários perrengues chiques que a gente passou (ou talvez também por causa deles), foi tudo gostoso demais. sempre de mãos dadas, caímos na risada mesmo quando a minha vontade era de chorar por causa dessas situações absurdas e inesperadas.

pontal do atalaia, arraial do cabo

dei tchau pra região dos lagos ainda mais apaixonada por esse homem, me sentindo completa e realizada do lado dele, feliz demais pela nossa parceria e emocionada com essa história linda que a gente tá escrevendo juntos. amei a viagem, principalmente por ter ido com a minha pessoa preferida no mundo.

só tinha de ser com você
havia de ser pra você
(...)
você que é feito de azul
me deixa morar nesse azul
me deixa encontrar minha paz
você que é bonito demais

💙

Nenhum comentário:

Postar um comentário