domingo, 31 de maio de 2020

livrinhos de maio

pra acompanhar os posts anteriores, é só clicar aqui 😄


◇ ◇ ◇


Céu sem estrelas - Iris Figueiredo (2018)


sempre quis ler esse livro, mesmo sem saber a história, porque acho a capa bonita demais! antes de mais nada, fica o aviso de gatilho: cecília, a personagem principal, é uma menina gorda que se corta e tem pensamentos suicidas. a história gira em torno da cecília e da vida dela: a família desajustada, a relação complicada com a mãe, as amigas que dão o suporte que ela precisa, o menino que ela gosta, o primeiro emprego, a faculdade, os problemas relacionados à autoestima e aceitação etc. é um romance YA bem xóvem e é bem previsível até certo ponto, mas isso não tira o mérito do livro e das discussões que ele traz. e a cecília é show, dá vontade de ser amiga dela!! achei que tem uns clichês meio difíceis de engolir que dão uma cara de fanfic pra história, mas é cativante, é gostoso de ler e terminei com vontade de saber mais sobre o futuro das personagens. bom sinal, né? :) 


Bem-vindos à Rua Maravilha - Gabriel Mar (2019)


esse aqui quem me deixou com vontade de ler foi o victor, do geek freak, que disse em algum vídeo que amou a atmosfera do livro (ou algo nesse sentido). é sobre um menino que ainda não se encontrou na vida, mas começa a se descobrir e se entender melhor ao escrever uma peça de teatro e se unir aos atores pra dar vida ao musical que ele criou. é realmente bem legal acompanhar essa rotina do teatro, os ensaios, as músicas e tal, mas pra mim o que valeu mesmo foi a junção de tantas personagens tão diferentes que amadurecem e mudam juntas. tem bastante representatividade também! resumindo, me cativei mais pela história pessoal de cada personagem do que pelo conjunto da obra em si, porém são personagens demais e o menino principal é meio irritante... então eu gostei, mas com ressalvas hahaha


Minha história - Michelle Obama (2018)


✩ favorito do mês! ✩
ganhei de presente do boy esse aqui. que baita livro bom, viu? não sabia quase nada da vida dela ou dos projetos que ela criou e coordenou durante os mandatos do marido e gostei demais de conhecer a história dessa mulher!!! e também de descobrir de onde michelle veio, conhecer a família dela e a sua trajetória de menina periférica que se tornou uma advogada de sucesso e largou a carreira porque escrever contratos não era tão satisfatório pra alguém que queria abrir portas pra pessoas com menos oportunidades. miche se apaixonou por um homem que virou presidente de um país racista e horrível e, mesmo sofrendo uma pressão surreal, ela usou seu lugar de destaque pra apoiar mulheres e crianças e ser uma primeira-dama com papel ativo. sabe? :~ vale dizer que ler michelle falando das mortes de pessoas negras bem quando george floyd foi assassinado bateu lá no fundo... enfim, além de a história ser incrível, a narrativa dela é bem gostosa de ler. recomendo muito!



◇ ◇ ◇


em números, resumão do mês:

 livros terminados 3 x 0 livros abandonados

 literatura brasileira 2 x 1 literatura estrangeira (1 dos eua)

 livros lidos no kindle 3 x 0 livros físicos

 autoras mulheres 2 x 1 autores homens

 releituras 0 x 3 livros novos

2 comentários:

  1. Não gostei tanto de Céu Sem Estrelas porque em alguns momentos sentia que era uma cópia de Por Lugares Incríveis :(
    Bem Vindos à Rua Maravilha tá na listinha e eu amo a capa!!!
    Minha História foi o livro que fechou 2019 por aqui e eu também favoritei, a Michelle escreve de uma forma muito bacana. Só fiquei NHÉ com momentos em que ela caia na famosa meritocracia americana do american dream mas né... acho que faz parte da cultura do país.

    Limonada

    ResponderExcluir
  2. Que gracinha, toda organizada com os livros! A capa do primeiro é realmente linda demais; Olhando a capa do segundo imaginei uma graphic novel e com certeza vou ler o terceiro, tipo, essa mulher é phodda.
    Beijinhos,
    n-barbie.blogspot.com.br

    ResponderExcluir