segunda-feira, 31 de agosto de 2020

livrinhos de agosto

 pra acompanhar os posts anteriores, é só clicar aqui 😄



◇ ◇ ◇


Antologia da Literatura Fantástica - Adolfo Bioy Casares, Jorge Luis Borges e Silvina Ocampo (1965)


nem acredito que finalmente li o livro mais bonito da minha estante!!!!! faz anos que esse bonitinho tá encalhado aqui, só esperando a vez dele chegar. comprei com um super desconto na feira do livro da usp quando a editora fechou, acho que lá pra 2015 :P já havia tentado ler antes, mas não rolou. daquela vez, eu tava lendo os contos despretensiosamente, tipo um por dia, mas não passei das primeiras páginas. agora cismei que leria tudo, um em seguida do outro, aí foi! essa coletânea tem mais de 70 contos, alguns com um único parágrafo, outros com mais de 20 páginas, outros que na verdade são só um excerto de uma outra obra, etc etc. alguns são contemporâneos (considerando a data de publicação, né?), outros são tão antigos que não dá pra estabelecer a data exata. tem conto árabe, chinês, argentino, britânico, estadunidense... enfim, de tudo um pouquinho :)

já disse outras vezes aqui que não sou muito fã de ler livros de contos, mas gosto demais de literatura fantástica e esse aqui é muito especialzinho! por mais que eu não tenha mesmo morrido de amores por todos os 75 textos, o livro tá recheado de coisa boa que me deixou impactada, de terminar o conto e ficar olhando pra parede por uns minutos digerindo o que tava escrito ali, sabe?

como eu li tudo seguido, algumas histórias acabaram se confundindo umas com as outras na minha memória. outras, menos marcantes, já foram até esquecidas. por isso não dei nota 5 pro livrinho no goodreads - dei nota 4, porque faltou um pouquinho pra ser arrebatador. mas recomendo demais a leitura pra quem gosta do gênero, é uma experiência show de bola! quem não curte literatura fantástica talvez ache cansativo, mas ainda assim eu acredito que vale a pena se arriscar e dar uma chance.

ah, essa tradução pro português é baseada na segunda versão do livro, por isso considerei a data como 1965 (a primeira edição é de 1940).


◇ ◇ ◇


em números, resumão do mês:

 livros terminados 1 x 0 livros abandonados

 literatura brasileira 0 x 1 literatura estrangeira (1 da argentina - na real os organizadores do livro são argentinos, né? os contos são de vários países diferentes)

 livros lidos no kindle 0 x 1 livros físicos

 autoras mulheres 1 x 2 autores homens (eu não sei se devia contabilizar essa categoria?????? socorro)

 releituras 0 x 1 livros novos

◇ ◇ ◇


mais uma vez, só li um livro no mês. me reservei o direito de ler menos (e de não me sentir pressionada por isso) porque não é toda hora que a gente sai da casa dos pais, né? ;) meu plano é aumentar a quantidade de leituras em setembro - se tudo correr bem, já terei me adaptado melhor à rotina nova. fiquemos no aguardo dos próximos capítulos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário