quarta-feira, 30 de setembro de 2020

livrinhos de setembro

 pra acompanhar os posts anteriores, é só clicar aqui 😄



◇ ◇ ◇


As coisas como elas são - Laurie Frankel (2017)


✩ favorito do mês! ✩
eu amei essa capa!! 🤧 aqui, um casal tem 5 filhos homens e o mais novo deles, na verdade, é uma menina trans. é sobre a história dessa criança, claro, mas também dos familiares dela, que se reajustam pra tornar a vida da menininha mais fácil. ai, o livro é lindo! acontecem umas coisas meio nada a ver (tipo a mãe e a menina irem pra tailândia), mas achei muito bonita a trajetória de todas as personagens e a forma como a autora tratou o tema. vi uma galera falando que não gostou porque 1) o livro é feliz demais, ninguém sofre de verdade; e 2) a escrita é cansativa e prolixa. pois eu gostei justamente por ter essa perspectiva positiva!! a família acolhe a criança em todos os momentos (o que deveria ser a regra, e não a ficção absurda), as situações ruins se resolvem, as personagens são sensíveis umas com as outras... é muito bonito! mas não sei se uma pessoa trans se incomodaria, só vi gente cis comentando. e quanto à escrita, não senti nada disso. então, ponto pra tradutora que aparentemente melhorou o original nesse quesito! enfim, gostei bastante do livro. deu um quentinho no coração e me deixou com lagriminha nos olhos várias vezes, do jeitinho que eu gosto ♡


Eclipse - Stephenie Meyer (2007)


continuando a saga de ler essa série de gosto duvidoso depois de véia... 🤪 bella e edward estão mais juntos do que nunca, num relacionamento bizarro, enquanto jacob sofre tentando conquistar o coração dessa menina. em paralelo, um bando de vampiro "jovem" tá solto atacando as pessoas e os cullen e os lobisomens se unem pra acabar com essa palhaçada e proteger a vida da frágil humana que cismou em virar vampira, é isto. eu fiquei um tempão tentando decidir qual nota dar pra esse livro no goodreads, porque eu gostei de ler. não foi intragável igual o 2, eu me diverti! gostei de acompanhar de novo os lobisomens, de conhecer mais do passado das personagens, e ri demais com o plot da bella desesperada querendo >transar< antes de se transformar, pelo amor de deus! mas é tudo problemático DEMAIS. é todo mundo maluco e abusivo, não tem ninguém que se salve. jacob achou por bem fazer chantagem emocional e agarrar a menina à força, sabe? chega a dar raiva mesmo. sem contar que é tudo uma breguice sem fim, mas isso já tava estabelecido desde o primeiro livro. fico me perguntando se eu teria gostado desses absurdos se tivesse lido com 14 anos... enfim, não vejo a hora de terminar essa série!! kkkk (dedico esse aqui à tati, do limonada. um beijo, miga!)


Não leve a vida tão a sério - Hugh Prather (2006)


livrinho curto de autoajuda que ganhei do meu pai lá em 2013, numa época em que eu tava maluca das ideias por causa da ansiedade e tava tudo meio sofrido. lembro que abri pra ler meio relutante e no fim das contas foi uma leitura boa, que me ajudou a por a cabeça no lugar. eu não lembrava NADA do livro, mas guardava a experiência num lugarzinho especial no coração. daí resolvi reler agora just because e, no geral, achei tudo meio ruim kkkk a mensagem principal é que é impossível controlar tudo, então a gente precisa abrir mão disso pra ser feliz. realmente dá pra tirar coisas boas dessa leitura, mas pra isso a gente precisa abstrair uma boa quantidade de passagens meio sem sentido ou meio problemáticas... lá atrás foi bom, agora eu só terminei de ler porque é bem curtinho kk ah, ele propõe uns exercícios também, que em tese servem pra gente deixar pra trás memórias/pensamentos ruins e abrir espaço pra coisas novas e mais positivas. obviamente ignorei todos. ¯\_(ツ)_/¯  


Um conto de natal - Charles Dickens (1843)


primeira vez na vida que eu entro em contato com essa história, nunca nem vi as adaptações, e resolvi fazer isso justo >em setembro< porque eu perdi o rumo da minha vida, simples assim 😁 kkkk se você também tá por fora dessa, deixa que eu te conto o resuminho: um véio avarento, amargo e insuportável recebe a visita dos três fantasmas do natal e, depois disso, aprende a dar valor pros outros e se torna uma pessoa melhor e generosa. como era de se esperar, é uma gracinha! tem aquele tom típico das histórias com lição de moral pra ensinar a gente a ser menos babaca. é curtinho, fácil de ler e me deixou com vontade de ver o filme da disney haha eu gostei bastante, mas não me apaixonei a ponto de entender as pessoas que releem essa história todo natal... porém não julgo, acho mais é que a gente tem que se agarrar no que faz bem mesmo! ah, também é minha primeira vez lendo dickens!! achei que foi um começo muito bom :)

◇ ◇ ◇


em números, resumão do mês:

 livros terminados 4 x 0 livros abandonados

 literatura brasileira 0 x 4 literatura estrangeira (3 dos eua e 1 da inglaterra)

 livros lidos no kindle 3 x 1 livros físicos

 autoras mulheres 2 x 2 autores homens

 releituras 1 x 3 livros novos

Um comentário:

  1. eu li a saga crepúsculo quando tinha 10 anos e agora, 10 anos depois, eu reli todos os livros da saga durante a quarentena. foi algo muito nostálgico, sabe? parece que eu voltei diretamente para a minha infância/adolescência. foi um sentimento bom!

    ResponderExcluir