sábado, 27 de fevereiro de 2021

livrinhos de fevereiro

  pra acompanhar os posts anteriores, é só clicar aqui 😄

◇ ◇ 

Vale tudo: o som e a fúria de Tim Maia - Nelson Motta (2007)


comecei o mês com a biografia de tim maia, meu cantor preferido. a escrita é leve e bem descontraída, dá a impressão de que o nelson motta tá ali pessoalmente contando a história pra gente. o livro narra da infância até o falecimento dele, acompanha todas as fases, fala de todos os discos, e mostra um panorama bem legal da cena musical brasileira. eu gostei bastante de ter a oportunidade de conhecer tudo isso por meio de um livro, mas vou levantar questões aqui: 1) chega uma hora que a vida do tim maia entra num loop e acontece sempre a mesma coisa, então, consequentemente, o livro fica repetitivo; 2) o tim maia era horrível!!!!!!!! continuo amando as músicas, mas parei de gostar tanto da pessoa. passei até a defender roberto carlos na treta entre eles, vejam só vocês a que ponto chegamos; 3) sei que biografia não precisa ter caráter crítico, mas nelson motta relativiza e passa pano pra todos os absurdos, como se "validasse" os acontecimentos, o que me deixou incomodada. então leia sabendo que você vai ver escancarado o lado detestável e machista nojento do cantor mais incrível do país. dito isso, tô aqui ouvindo tim maia cantando bossa nova enquanto escrevo o post... 


Morte súbita - J.K. Rowling (2012)


ainda sobre essa história de separar o artista da obra, já começo dizendo que li com as duas mãos na consciência. não tenho interesse algum nos trabalhos novos dessa autora transfóbica, mas esse já tá na minha estante há anos, o dinheiro foi dado antes da transfobia. enfim, vamo lá. li assim que foi lançado no brasil e não gostei muito, mas sempre quis dar outra chance. reli agora e realmente achei melhor dessa vez! a história se passa numa cidadezinha onde todo mundo se conhece e, no geral, os conflitos giram em torno de uma briga política no conselho da cidade sobre um bairro pobre. alguns defendem continuar ajudando o bairro, outros querem empurrar o problema pra longe. logo no começo um dos conselheiros morre, tudo vira de cabeça pra baixo e a gente acompanha os desdobramentos a partir daí. é um livro bem adulto, digamos assim. pra se desvencilhar de harry potter, a autora apelou pra violência, sexo, drogas, morte, problemas familiares complicadíssimos, relacionamentos ruins... chega até a soar meio forçado, porque é tudo muito pesado, não acontece nada de bom. e tem personagens demais, então demorei pra decorar quem era quem. além disso, a história é meio chata!!! mas eu gostei. não é pra todo mundo, sei que muita gente vai odiar e nem recomendo a leitura, porém admito que valeu a pena ter relido agora. pra terminar, fica o alerta de gatilho: tem cena de estupro, de automutilação e violência doméstica. 


Compre-me o céu: a incrível verdade sobre as gerações de filhos únicos da China - Xinran (2015)


☆ favorito do mês! ☆
segundo livro que eu leio dessa autora discutindo algum aspecto controverso da cultura chinesa e tô com mais vontade ainda de ler todos os outros! esse aqui apresenta a realidade da primeira geração de chineses nascidos depois da implantação da política do filho único, expõe a desigualdade entre as cidades grandes e a área rural da china e discute as incoerências do governo e da sociedade chinesa no geral. o livro é dividido em capítulos que focam em uma pessoa por vez, todas estudantes que foram terminar os estudos em outro país, e cada uma dessas histórias aborda um aspecto diferente. a autora mostra o lado dos filhos únicos e também dos pais deles, além de comentar alguns crimes bizarros cometidos por filhos únicos, questionando também o quanto isso pode ter sido fruto da criação que essa geração teve. eu gostei muito! desperta um monte de sentimento na gente, principalmente porque a autora deixa claro que a visão que os países ocidentais têm da china é muito restrita e enviesada. o livro me fez chorar, senti raiva, me deixou curiosa pra pesquisar mais e ainda me fez questionar meu papel como filha e pensar em como serei como mãe. sabe??? recomendadíssimo!


◇ ◇ ◇


em números, resumão do mês:

 livros terminados 3 x 0 livros abandonados

 literatura brasileira 1 x 2 literatura estrangeira (1 da inglaterra e 1 da china)

 livros lidos no kindle 2 x 1 livros físicos

 autoras do gênero feminino 2 x 1 autores do gênero masculino

 releituras 1 x 2 livros novos

 ficção 1 x 2 não ficção


◇ ◇ ◇


só um adendo: ceis viram que OS TRÊS LIVROS TÃO NA MESMA PALETA DE CORES???? (e sabe o que isso significa? absolutamente nada, mas fiquei assim 😱 quando percebi kkkk as coincidências da vida, né menina...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário