domingo, 29 de agosto de 2021

livrinhos de agosto

  pra acompanhar os posts anteriores, é só clicar aqui 😄


◇ ◇ 


A menina que roubava livros - Markus Zusak (2005)


li esse aqui há muitos anos e na época fiquei fissurada, mas já tinha esquecido completamente da história, então foi quase uma primeira leitura. quem narra esse livro, que se passa na alemanha durante a segunda guerra mundial, é a morte. a gente acompanha os passos da liesel, uma menina que vai morar com uma família de criação num bairro pobre e aprende desde bem cedo que a vida é uma desgraça, mas dá pra tirar umas coisas boas se a gente se esforçar pra enxergar a parte bonita :) apesar de os elementos-chave estarem presentes (holocausto, insegurança, violência...), não é um livro informativo sobre a guerra, é dramalhão pra fazer a gente chorar mesmo. eu achei a escrita belíssima, fiquei emocionada desde o começo e terminei com o coração pequenininho de tão apertado (chorei, óbvio). tem personagens aqui que foram feitas exclusivamente pra gente se apaixonar e sofrer, é tudo muito triste e lindo e horrível e meio poético até. minha única ressalva é que o livro é IMENSO. eu nem acho que tenha trechos desnecessários, tanto é que não pulei nada, mas por mais que eu tivesse amando eu não conseguia me livrar da sensação de que o livro não ia acabar nunca. pode ser que eu esteja desenvolvendo um problema com calhamaços... enfim, amo livro que me faz sofrer, então esse aqui é 10/10 ♡


Um artista do mundo flutuante - Kazuo Ishiguro  (1986)


coincidentemente, esse aqui também tem a segunda guerra como pano de fundo, mas de um jeito menos óbvio. o livro se passa no japão, no pós guerra, e a personagem principal é um pintor renomado já idoso que precisa lidar com a mudança drástica de mentalidade das gerações mais novas. em meio às negociações pro casamento da filha, esse pintor acaba revisitando o seu passado, a forma como ele usou a própria arte como propaganda na época da guerra e reflete sobre as consequências disso na vida da família dele. meio que não acontece nada, as cenas do dia a dia no presente (o neto brincando, um encontro com um conhecido no ponto de ônibus etc) se intercalam com as lembranças do passado, só, mas é tão bonito! ah, vale dizer que é um narrador em primeira pessoa completamente não confiável, então você lê e fica "hm... tá, mas SERÁ???". enfim, eu gostei!! não sabia do que se tratava quando peguei, mas fiquei meio assim porque a nota do goodreads é 3.77, e me surpreendi positivamente. só que como não tem ação propriamente dita eu sei que não vai agradar muita gente kkk só recomendo pra quem se interessa pela cultura japonesa e tem paciência e sensibilidade pra acompanhar um livro delicado desse, se não for o seu caso pode pular sem dó :P li pelo app da bsp digital!  


Írisz: as orquídeas - Noemi Jaffe (2015)


 favorito do mês! 
também peguei esse aqui no app da bsp digital. foi meu primeiro contato com a obra da noemi jaffe e eu tô completamente impactada. gente, pelamor de diós, que coisa linda! é daqueles livros que enchem os olhos e fazem a gente pensar COMO É QUE PODE, sabe? é bem escrito demais! aqui a personagem principal é a írisz, que foge pro brasil depois que a união soviética ocupou a hungria e vem estudar orquídeas no jardim botânico de são paulo. por meio dos relatórios que ela faz pro trabalho, nos quais ela mistura anotações sobre as plantas com memórias e relatos pessoais, a gente descobre sobre o passado dessa personagem, tudo o que ela deixou pra trás quando se mudou e os seus conflitos internos, além de ter algumas passagens sobre a língua húngara e a forma como o idioma molda o pensamento e a cultura de um povo. outro personagem importante é o diretor do jardim, um comunista meio desiludido por ver que o seu sonho utópico não deu tão certo, que acaba se apaixonando pela írisz. enfim, o livro é INCRÍVEL. de longe uma das coisas mais bonitas que eu já li, tô doida pra ler mais coisas dela. LITERATURA BRASILEIRA É TUDO! 


A feiticeira de São Judas Tadeu dos Milagres - Isa Prospero (2019)


socorro, esse conto é especialzinho demais!!!! peguei no kindle unlimited sem pretensões e foi uma surpresa TÃO feliz que nem sei dizer. resumindo de forma tosca: uma senhora de 80+ anos que mora numa cidade do interior descobre de repente que é uma bruxa e, com a ajuda de um dos seus netos e de outro bruxo - um adolescente que ela conhece sob circunstâncias esquisitas -, vai se descobrindo e se entendendo enquanto véia feiticeira. gente, sério, é muito legal! inclusive eu gostaria de ter lido um romance de pelo menos 200 páginas disso aqui. é divertido, as personagens são uma graça e, veja bem, quem faz feitiços é uma vovó. apenas amei :~ minha única ressalva é que por ser tão curto acaba ficando meio corrido em algumas partes, dava pra ser mais bem trabalhado com umas 5 páginas a mais, mas vai ver que é só porque eu simplesmente queria passar mais um tempinho acompanhando essa vó <3


Pequena coreografia do adeus - Aline Bei (2021)


mais um que ganhei de presente da minha amiga fefa que sempre enche minha estante ♡ não faço parte do grupo de pessoas que amam "o peso do pássaro morto", o primeiro livro da autora, mas quis ler esse mesmo assim por causa da capa e do título haha nesse aqui a gente acompanha a júlia, desde criança até o início da vida adulta, e vê as consequências bizarras da violência familiar. é um saco de gatilho pra quem tem problema de relacionamento com a mãe, acho importante que isso fique bem claro. achei bem pesado, me senti mal pra caramba lendo algumas partes (a criança apanha sem dó nem piedade, tá?), é super desconfortável. mas o livro é escrito meio que ~em versos~, não é uma prosa em texto corrido, aí como é uma narrativa meio entrecortada acaba dando uma "diluída" nas cenas e fica um pouco mais palatável, digamos assim. eu gostei da história, o livro é bom, mas não adianta, não gosto dessa forma marromeno em versos. resumindo: achei melhor que o outro livro dela, mas não é pra mim não.


Brilhante - Renato Ritto (2020)


antes de mais nada: essa capa (que é A CARA do vitor martins, que foi quem ilustrou) é fofa demais, socorro :~ esse conto é tipo um filhinho do "anexos", da rainbow rowell, só que ambientado nos dias de hoje: a gente acompanha a história por meio da troca de e-mails entre colegas de trabalho. a personagem principal é o alex, estagiário numa agência de publicidade, que acaba mandando um e-mail muito do mal educado pro próprio chefe sem querer. tem um tantinho do dia a dia num ambiente corporativo, tem romance gay, é divertido e super gracinha, mas não achei incrível. a parte dos e-mails achei tudo, gostei bastante de descobrir os acontecimentos dessa forma, mas o romance em si ficou corrido demais. funcionaria melhor se tivesse mais páginas. mas vale super a leitura, é rapidinho e tem no kindle unlimited! 


A garota do banco de trás - Mary C. Müller (2020)


já começo dizendo que 1) também é um conto e 2) também peguei no unlimited :D então, aqui tem essas duas mocinhas da capa que não se conhecem, mas pegam o mesmo ônibus todos os dias. a gente acompanha uma delas (bianca, a da esquerda, que tá no último ano da escola, prestes a ir pra faculdade em outra cidade) tentando criar coragem pra falar com a outra, por quem ela tem uma paixão platônica, antes que o ano acabe e elas nunca mais se vejam. tem uma vibe adolescente super gostosinha, dá pra ler num piscar de olhos, e o final é absurdamente fofinho. a última frase do livro é de fazer a gente ficar "ownnnn", sabe? kkkkk foi pra compensar as pedradas que eu li no início do mês e fechar agosto com um sorrisinho no rosto :)


◇ ◇ ◇


em números, resumão do mês:

 livros terminados 7 x 0 livros abandonados

 literatura brasileira 5 x 2 literatura estrangeira (1 da austrália e 1 do japão)

 ebooks 5 x 2 livros físicos

 autoras do gênero feminino 4 x 3 autores do gênero masculino

 releituras 1 x 6 livros novos 

 ficção 7 0 não ficção

2 comentários:

  1. A Menina Que Roubava Livros é incrível! E Brilhante encheu meu coraçãozinho <3

    Limonada

    ResponderExcluir
  2. Ah, eu gostei demais de Um artista do mundo flutuante e acabei de ler outro livro do Ishiguro. Um autor sensível demais, que consegue tocar em tantos pontos importantes da vida, de maneira tão poética (e pouco óbvia). E agora quero ler Írisz, parece ser maravilhoso!

    ResponderExcluir