domingo, 1 de agosto de 2021

livrinhos de julho

 pra acompanhar os posts anteriores, é só clicar aqui 😄


◇ ◇ 


Viva o povo brasileiro - João Ubaldo Ribeiro (1984)


 favorito do mês! 
tentei ler em 2016 e não consegui (descobri que abandonei na página 150, mas na minha cabeça eu não tinha passado nem da 30 kkkk). dessa vez levei 1 mês, mas terminei e gostei demais! tô achando muito difícil fazer meu resuminho tosco do enredo. o livro cobre um período de 400 anos da história do brasil, sabe?!?! com uma escrita impecável, joão ubaldo narra o processo de formação da sociedade brasileira desde 1600 e pouco até a década de 1970. escravidão, participação brasileira nas guerras que aconteceram nesse período, o enriquecimento de alguns em detrimento de outros... sei lá, gente, é uma epopeia! daqueles que a gente lê e o olho fica brilhando mesmo, de pensar "COMO que o cara conseguiu criar ISTO???". só que o livro é gigante, né (789 páginas). não nego que cheguei a fazer umas leituras dinâmicas sim, mas foi bem pouco. de forma geral, li e aproveitei tudo o que o livro tinha a me oferecer. e é muita coisa! esse aqui é um calhamação rico demais, recomendo 100% pra quem gosta de livrão clássico, pra quem gosta de literatura brasileira e pra quem tem paciência e força de vontade pra encarar um livro tão grande. vale a pena dar uma chance e insistir se a leitura enroscar! ah, dei 4 estrelas justamente porque, PRA MIM, podia ter umas 100 páginas a menos kkk mas é excelente!!


Pessoas normais - Sally Rooney (2018)


como muito bem definiu minha amiga bê, esse livro é UM SURTO 🗣️ aliás, ganhei de presente da fefa, que sempre aparece aqui nos posts de leitura porque é a minha maior fonte de livros novos <3 essa belezinha trata de um relacionamento conturbado, cheio de idas e vindas, e muuuita situação mal resolvida. o livro acompanha esse casal desde a adolescência até a fase pós faculdade. são duas pessoas de ~mundos diferentes~ na escola que acabam ficando juntas, passam por problemas pessoais próprios e precisam se reinventar n vezes, tanto enquanto indivíduos quanto no próprio relacionamento. o livro narra episódios espaçados, nem tudo tá interligado de uma maneira óbvia, mas essa sucessão de acontecimentos vai ajudando o leitor entender mais ou menos o que tá rolando com cada um deles e, de certa forma, acaba "justificando" os desencontros na relação. gente, eu fiquei obcecada. não queria mais largar o livro!!! li prendendo a respiração, quando eu precisava parar ficava pensando nas personagens até poder voltar a ler, quis entrar na história e abraçar os dois enquanto enchia a cara deles de soco... socorro, muitas emoções! kkk tá longe de ser um livro que vai agradar todo mundo, tem muita gente que só vai achar chato mesmo, mas eu amei! só achei que faltou trabalhar mais as questões da menina. aconteceu muita coisa pesada sem aprofundamento ou sem mostrar as consequências e senti falta de ver essa parte no papel. de resto, só sucessos!


Oriente, ocidente - Salman Rushdie (1994)


li o primeiro conto desse livro em inglês, na faculdade, e adorei. agora achei disponível no app da bspdigital e não pensei duas vezes!! porém não amei a leitura :( eu não sou fã de coletânea de contos, né. sempre leio, mesmo sabendo que provavelmente vou achar apenas ok, e aqui não foi diferente. mas sigo insistindo no erro porque acho que vale a pena conhecer kkk o livro é dividido em três partes: contos sobre o oriente (a índia), contos sobre o ocidente (a inglaterra) e contos que misturam esses dois universos - o autor é um imigrante indiano que foi morar na inglaterra. gostei bastante dos contos da primeira e da terceira partes, mas os contos "ocidentais" me deram uma certa preguiça. talvez funcionasse melhor - pra mim - se eles não tivessem nessa coletânea, ou se tivessem sido apresentados antes dos contos indianos. senti uma diferença grande na maneira como o autor narrou essas histórias, ficou floreado demais, sei lá. mas também fiquei com a impressão de que eu teria uma experiência melhor se tivesse lido no original e não na tradução, não sei... #questões. minha relação com livro de contos é sempre essa: bacana, três estrelas, próximo! ¯\_(ツ)_/¯  


Os vários reflexos de mim - Thereza Andrada (2021)


conto bonitinho amorzinho quentinho no coração que dá vontade de continuar lendo e saber como a história continua ♡ a personagem principal é uma adolescente gorda que não sofre bullying nem nada do tipo, mas ainda assim sente na pele todos os dias os efeitos nocivos da gordofobia (pra gente não esquecer que violência velada e com boa intenção ainda é violência). com a ajuda de um professor da escola, ela acaba se enxergando de forma diferente e inicia uma jornada bonita de autoaceitação e amor próprio. além disso, ainda tem um clima de romance adolescente no ar que deixa tudo mais divertido de acompanhar! são poucas páginas (menos de 50, eu acho), dá pra ler de uma vez só e é uma gracinha!! :) 

◇ ◇ ◇


em números, resumão do mês:

 livros terminados 4 x 0 livros abandonados

 literatura brasileira 2 x 2 literatura estrangeira (1 da irlanda e 1 da índia)

 ebooks 2 x 2 livros físicos

 autoras do gênero feminino 2 x 2 autores do gênero masculino

 releituras 0 x 4 livros novos (não considero "viva o povo brasileiro" releitura porque da outra vez não li nem 20% do livro e não lembrava de na-da)

 ficção 0 não ficção


◇ ◇ ◇

meu ritmo de leitura esse mês diminuiu porque tô 100% em clima olímpico e não consigo me concentrar em livrinhos, só quero saber de esportes e medalhas pro brasil :D

Nenhum comentário:

Postar um comentário