quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

balanço das leituras de 2017

enquanto eu não pensar em nada melhor, vou continuar seguindo o esquema do ano passado. pra quem quiser ver o balanço de 2016, o post é esse aqui 😉

◇ ◇ ◇

como vocês puderam perceber, eu separei as leituras por trimestres. em algum momento do ano eu cogitei fazer posts mensais, mas isso ia acabar com o padrão que eu tava seguindo e aí eu desisti hahaha mas talvez pra 2018 eu mude o esquema, vai saber, fiquemos no aguardo dos próximos capítulos! pra ver cada trimestre separado, é só clicar nos links:






foram 56 livros no total, sendo que três eu abandonei. então, pra ser mais justa, foram 53 leituras completas no ano. é mais do que eu li no ano passado e, pra melhorar, dá mais do que um livro por semana :D (já que a gente tá trabalhando com números, segundo a calculadora, dá 1,019 ^^ hahaha)

anotei a quantidade de livros, o ano em que eles foram publicados, o país de origem dos autores, se a autoria era feminina ou masculina, se o livro era novo ou releitura, se li em papel ou no kindle e se terminei ou não a leitura. agora, vamos aos famigerados gráficos (porque eu sou uma pessoa visual e, sem eles, acho difícil de realmente enxergar a diferença entre as categorias):

 categoria 1: livros terminados x abandonados
vencedor: livrinhos que eu li até o fim, ainda bem!! :D

sendo que os livros que eu larguei mão foram, por ordem de leitura: Azeitona - Bruno Miranda, O Evangelho segundo Jesus Cristo - Saramago e Caetés - Graciliano Ramos. e seguindo o mesmo padrão do ano passado, apenas escritores homens me fizeram desistir das leituras. JUST SAYING.


categoria 2: livros novos x releituras
vencedor: livrinhos novos em folha!!!

não é segredo pra ninguém que eu amo reler livros, mas conhecer coisa nova é melhor ainda :D os bonitinhos que eu escolhi reler esse ano foram, em ordem de leitura: O mistério da fábrica de livros - Pedro Bandeira, Os papéis de Lucas - Júlio Emílio Braz, O guia do mochileiro das galáxias - Douglas Adams (que é +- uma releitura, porque eu abandonei na metade), Clube dos leitores de histórias tristes - Lourenço Cazarré e Harry Potter and the philosopher's stone - J.K. Rowling. 


categoria 3: livros lidos no kindle x livros em papel
vencedor: kindlezinho que não ocupa espaço e nem pesa na mochila


categoria 4: autoria feminina x masculina
vencedor: LI MAIS MULHERES DO QUE HOMENS!!!!! 

essa foi a minha maior vitória pessoal, principalmente em comparação com o ano passado. mas o projeto é: aumentar e muito esse número. vou deixar a meta de ler mulheres em aberto e, quando eu atingir, eu vou dobrar. eu vim nessa vida pra enaltecer as autoras mulheres cada vez mais!


categoria 5: livros nacionais x estrangeiros
vencedor: livrinhos de outros países, de lavada...


gostaria de dizer que eu não me orgulho nem um pouco por ter diminuído tanto o número de livros brasileiros que eu li, mas ano passado foi muito mais fácil de ler coisa nacional porque as minhas matérias da faculdade exigiam isso. é claro que já era de se esperar que eu tivesse lido mais coisas de todos os outros lugares do mundo juntos, porém vacilei ao ponto de deixar a literatura brasileira em segundo lugar no ranking. assim como no ano passado, separei os livrinhos por países:


apesar do fracasso em relação à literatura nacional, aconteceu uma coisa boa aí no meio: cresceu bastante o número de países de origem dos autores que eu li!!! :D claro que, assim como no ano passado, inglaterra e estados unidos continuam no topo da lista porque, por mais que eu tente, é difícil pra caramba de fugir do que é hegemônico. mas teve literatura africana, asiática e latina! pro próximo ano eu pretendo ler mais coisas das américas do sul e central e, se eu criar coragem, ler alguma coisa de literatura russa!

quanto ao ano de lançamento dos livrinhos, novamente, arrasei e li muita coisa contemporânea! me dá um quentinho no coração quando eu leio livros escritos nos anos 2000, vocês não fazem ideia! hahaha e assim como aconteceu no ano passado, dessa vez eu também li mais livros escritos em 1800 e pouco do que entre 1900 e 1949. VAI ENTENDER.


agora, saindo dos gráficos de coluna, tem o acompanhamento da quantidade de livros lidos mês a mês. janeiro é sempre um fracasso, mas se levarmos em conta que em 2016 eu só li 01 livro no primeiro mês do ano, em 2017 eu até que arrasei hahaha (ah, nessa conta entram inclusive os livros abandonados, porque pelo menos alguns dias eu perdi com eles né...)


só pra comparar (porque eu acho muito legal essas duas linhas se sobrepondo hahaha), os livrinhos de 2017 e de 2016:


eu li 45 autores diferentes em 2017 e, desses todos, 28 foram novos. descobri muita gente incrível nessas minhas leituras e repeti alguns autores que eu já amava de outros carnavais. quem eu mais li esse ano foi a elena ferrante, por causa da tetralogia napolitana que se fez presente da metade do ano pra frente (li o primeiro livro da série em junho e o quarto ficou pra dezembro).

agora vem a parte da avaliação, né. ano passado eu fiz um top 5 porque quis deixar tudo padronizado (porque eu abandonei 5 livros e, portanto, achei legal falar os 5 que eu mais gostei e aqueles 5 que eu queria distância), mas nesse ano eu chutei o balde e mudei tudo. e isso aconteceu porque dessa vez foi mais difícil de escolher! mantive o número 5 pros preferidos (por mais que eu quisesse ter escolhido mais), mas elegi apenas 3 como os piores por serem livros que eu não recomendo de jeito maneira. a escolha ficou complicada porque teve muito livro +- no meio de tudo o que eu li em 2017... bom, vamos a eles:

os menos preferidos do ano foram (em ordem de leitura):

Harry Potter e a criança amaldiçoada - Jack Thorne 
 Vamos tentar! Buscando o potencial intelectual da criança - Toru Kumon
 Vá, coloque um vigia - Harper Lee

e os melhores do ano, aqueles que encheram o meu coração de amor e que eu recomendo sem pensar duas vezes (dessa vez não é por ordem de leitura, é por ordem de preferência mesmo - sendo que o primeiro é o que eu mais gostei e por aí vai):

 A guerra não tem rosto de mulher - Svetlana Alexijevich
 Dois irmãos - Milton Hatoum
 A amiga genial - Elena Ferrante
 Fangirl - Rainbow Rowell
 O guia do mochileiro das galáxias - Douglas Adams

(só um parênteses: como essas autoras já constam na lista dos preferidos, pre-ci-so recomendar a série inteira da elena ferrante e também o vozes de tchernóbil, da svetlana.)

e é isso, gente :D obrigada por terem me acompanhado por mais um ano e até a próxima!

4 comentários:

  1. Putz, eu já tava com MUITA vontade de ler a tetralogia da Ferrante, e agora com mais esse post, então... Como fazer? Haha
    (Não tem na biblioteca. SO.COR.RO.)

    Li Vozes de Tchernóbil e entrou no TOP 3 de 2017, e obviamente estou com muita gana de ler A Guerra Não Tem Rosto de Mulher também. <3

    Boas leituras! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aaaa, dá um jeitinho de conseguir a tetralogia, vale muito a pena!!! será que não tem ninguém pra te emprestar? :~ e a guerra não tem rosto de mulher é INCRÍVEL, daqueles que dá vontade de sair esfregando na cara das pessoas, sabe? hahaha

      boas leituras por aí também! :)

      Excluir
  2. EU ADORO ESSES SEUS GRÁFICOSSSS AAAAAAA
    E Fangirl <3
    (Quero ser que nem você quando crescer e conseguir ler mais mulheres)
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a empolgação que eu senti com fangirl eu não senti com nenhum outro livrinho desse ano! hahahaha
      vem comigo no projeto de ler mais livros de autoria feminina! pra te inspirar a escolher as próximas leituras: https://leiamulheres.com.br/ <3

      Excluir