quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

livrinhos de janeiro

olha nois aqui entrando no terceiro ano dessa loucurinha de registrar todos os livrinhos que eu pegar pra ler! pra ver o balanço dos anos anteriores, é só clicar: 2016 e 2017 :)

◇ ◇ ◇

antes de mais nada, resolvi testar um modelo diferente. o plano é soltar um post por mês em vez de deixar acumular durante todo o trimestre. se eu achar uma péssima ideia, depois eu mudo de novo ^^

pois bem. vocês lembram que ano passado, no terceiro trimestre do ano, eu "participei" da maratona literária de inverno? então, vou me dar mais uma licença poética pra adaptar a maratona de verão e, novamente, fazer em três meses o que deveria ser feito em bem menos tempo. dessa vez o victor se empolgou na loucura e eu é que não vou explicar tudo que o menino inventou, quem tiver curioso pra saber melhor pode ver nos vídeos, só vou deixar aqui quais as categorias que a pessoa deveria seguir: 

1) ler um livro de um autor popular; 2) ler um livro comprado em uma promoção; 3) ler um livro que, aparentemente, só você conhece; 4) ler um livro que você sempre teve medo de ler; 5) ler um livro que era pra você ter lido em 2017; 6) ler um livro com um hype antigo; 7) ler um livro nacional da atualidade (publicado nos últimos 5 anos); 8) ler um livro de um autor que você nunca leu antes; 9) ler um livro com uma protagonista feminina; 10) ler um livro de um autor que não seja nem americano, nem brasileiro; 11) ler um conto; 12) ler um livro por indicação de um booktuber.

eu me dei ao luxo de cumprir essas doze categorias do desafio entre os meses de janeiro, fevereiro e março. acho que é mais do que suficiente, né? :)


e os livrinhos de janeiro foram:


 Matilda - Roald Dahl (1988)



repeti o feito de 2017 e comecei o ano com literatura infanto-juvenil, que é sempre um sucesso. que delicinha de livro! o filme é absolutamente fiel, então se você gosta dessa história versão cinema, obviamente vai amar a versão livrinho também. as ilustrações foram a minha parte preferida, eu morri de amores pela matildinha desenhada <3
(categoria 8: ler um livro de um autor que você nunca leu antes )


 Maus: a história de um sobrevivente - Art Spiegelman (1986)


não sou muito fã de ler quadrinhos (turma da mônica é o meu único amor verdadeiro), então sempre que alguém me recomenda alguma história boa eu encaro o desafio. afinal de contas, preciso me reeducar pra aprender a gostar desse tipo de leitura! enfim. a história é bem pesada, fala sobre a vida de um judeu que sobreviveu ao holocausto, mas o livro tá cheio de metáfora e de metalinguagem, então fica tudo um pouco mais tranquilo. o autor intercala os episódios da vida do pai dele fugindo do nazismo com cenas de quando ele tava escrevendo, aí dá uma "equilibrada". se você gosta do gênero (e do tema, claro, porque holocausto não é pra todo mundo), fica aí a recomendação!


 O amor nos tempos do cólera - Gabriel García Marquez (1985)


acho que eu tenho algum problema com esse autor, só isso explica.. olha, no começo tava bem difícil, eu cheguei a pensar em abandonar a leitura, mas persisti e cheguei até o final. gente, o livro é muito arrastado!!! tem tanta informação desnecessária que dá preguicinha mesmo, eu lia pensando "tá, mas e daí?" hahah essa coisa de ficar contando muito mais do que a vida inteira das personagens em uma mesma história é meio demais pra mim. bom, se eu não me empolguei muito nem com "cem anos de solidão", imagina com esse então... sei lá, não digo que o livro seja ruim, porque não é mesmo, só não me agradou tanto assim. sem contar que teve várias coisas problemáticas na história, mas aí só vai descobrir quem ler também :D
(categoria 10: ler um livro de um autor que não seja nem americano, nem brasileiro )


 Tartarugas até lá embaixo - John Green (2017)



pra começo de conversa, queria dizer que ler john green quando você tem 17 anos (quando eu li "a culpa é das estrelas") é muito diferente de ler quando você tá mais perto dos 23 do que dos 22 (agora, no caso). a escrita dele é daquela que você SENTE que estaria aproveitando melhor caso você fosse uma menina de 15 anos, sabe? hahaha mas deixando isso de lado: é claro que eu gostei. a história tem coisas absurdas, tem umas "falhas", mas nada tão crítico a ponto de te fazer dispersar. o livro tem um mistériozinho, tem romancezinho, tem drama familiar. tudo que nois gosta num YA que se preze! sem contar que: quanto mais gente falando sobre doença mental pra conscientizar os jovens, melhor. <3 AH, já ia me esquecendo: eu apenas amei o começo. a primeira página inteira, achei BEM boa. :)
(categoria 1: ler um livro de um autor popular )


 As meninas - Lygia Fagundes Telles (1973)



✩ favorito do mês! ✩
primeiro livro de literatura brasileira do ano completado com sucesso! fechei janeiro com a leitura que eu mais gostei no mês, olha só que coisa boa :) a melhor parte do livro, pra mim, foi o jogo de narradores. a história por si é até bem simples, 2 diazinhos da vida dessas tais meninas, mas contada dessa forma ficou absolutamente interessante de ler. sem contar o pano de fundo social e político da época em que o livro foi escrito, que dá toda uma profundidade maior pra história.. pra quem gosta e/ou quer ter um contato maior com a literatura nacional, não é só pra pensar em machado de assis ou em romance contemporâneo dos anos 2000. tem que ler a lygia também, tá? não perde tempo não, vai ler essa mulher!!!
(categoria 9: ler um livro com uma protagonista feminina )


◇ ◇ ◇

em números, resumão do mês:

→ livros terminados 5 x 0 livros abandonados

→ literatura brasileira x literatura estrangeira (1 da suécia, 1 da inglaterra, 1 da colômbia e 1 dos eua)

→ livros lidos no kindle x livros físicos

→ autoras mulheres x autores homens

→ releituras x livros novos

no final de fevereiro eu volto! :D 

Nenhum comentário:

Postar um comentário