terça-feira, 30 de outubro de 2018

livrinhos de outubro

pra acompanhar os posts anteriores, é só clicar aqui 😄


◇ ◇ ◇


Em algum lugar nas estrelas - Clare Vanderpool (2013)


 favorito do mês! 
me interessei pelo livro porque achei essa capa maravilhosa (darkside como sempre roubando o meu coração!), peguei pra ler sem saber muito o que esperar e: que quentinho no coração!! ♡ a história é bem bonita e as personagens principais são crianças, o que pra mim já faz o livro ganhar muitíssimos pontos. fala sobre amor, família, amizade, a dor da perda, aceitação, superação, sentimento de não pertencer... é uma graça!!!! e a mensagem é linda, de deixar a gente emocionado mesmo. senti vontadinha de chorar, fiquei ansiosa querendo saber o que aconteceria a seguir, me apeguei aos meninos, enfim. sucesso em formato de livrinho!!


Sejamos todos feministas - Chimamanda Ngozi Adichie (2014)


dando continuidade ao meu projeto de ler tudo o que a chimamanda já publicou, agora foi a vez desse texto adaptado de uma das participações dela no TED. eu amo essa mulher, amo o jeito dela de se expressar e amo descobrir um pouco mais da cultura africana (ou, pelo menos, nigeriana) a partir da visão dela. então é óbvio que essa foi uma leitura show de bola. livrinho rápido e fácil, pra terminar de uma vez só na sala de espera do consultório médico. é daqueles que todo mundo devia ler e que vale muito pra dar de presente pra quem ainda precisa abrir mais a mente e o coraçãozinho. chega naquela tia mais conservadora e entrega um desse no natal, deve ser mais efetivo - e menos cansativo - do que perguntar "você já ouviu a palavra do feminismo hoje?" :P


Olhos d'água - Conceição Evaristo (2014)


mais um pra me mostrar que livro de conto não é ruim se os contos forem bons! e esse aqui é daqueles de ler de estômago embrulhado, com uma mistura de lágrima e sangue nos zóio. pesado, bonito e dolorido. conceição bota o dedo na ferida sem dó, mas faz isso de um jeito quase poético. é leitura pra fazer a gente ver a mulher negra com olhos mais carinhosos, pra mostrar que o homem negro não tem oportunidade de crescer dentro da ideia torta da meritocracia e pra escancarar a realidade das crianças negras e pobres sem perspectiva de futuro. pra sentir empatia pelas personagens e, mais do que isso, sentir raiva do sistema que não apenas não faz nada pra que elas saiam dessa vida cheia de dificuldade e violência, mas que na verdade se alimenta disso. vou guardar esse aqui num cantinho especial. ♡ 



Harry Potter and the chamber of secrets - J.K. Rowling (1998)


edição comemorativa de VINTE ANOS (!) dessa preciosidade em forma de livrinho. comprei o da hufflepuff porque amarelo é muito a minha cor e eu achei esse bonito d+ ♡ sobre a história eu não tenho nem o que dizer pois amo do fundo do meu coraçãozinho e lembro até hoje da fissura que eu fiquei quando li pela primeira vez: meu coração quase saiu pela boca na parte da câmara secreta! hahah harry potter, né, gente: amo, sou, recomendo. ah, ler em inglês britânico é sempre uma experiência enriquecedora, porque a quantidade de palavras e expressões novas que eu aprendo é gigante. fica a dica pra quem quiser ganhar vocabulário! ;) 


Educação como prática da liberdade - Paulo Freire (1967)



em tempos difíceis que nem esses que a gente tá passando nesse país maluco, época em que dói de verdade o peito de quem, assim como eu, acredita que a educação é fundamental, só um paulo freire pra ajudar a colocar a cabeça da gente no lugar e renovar as esperanças (apesar do medo que dá). é assustador pensar que isso foi escrito antes dos anos 70, mas que dialoga perfeitamente com o que a gente tá vivendo hoje em dia. parece que a gente não saiu do lugar. não é uma leitura gostosa, nem serve como distração, porque o texto é denso e exige atenção e reflexão o tempo todo. fala sobre educação, política, diálogo, democracia, cultura, pensamento crítico e liberdade. é pra gente nunca esquecer que pedagogia democrática é amor. seguimos!

◇ ◇ ◇

em números, resumão do mês:

 livros terminados 5 x 0 livros abandonados

 literatura brasileira 2 x 3 literatura estrangeira (1 dos eua, 1 da nigéria e 1 da inglaterra)

 livros lidos no kindle 4 x 1 livros físicos

 autoras mulheres 4 x 1 autores homens

 releituras 1 x 4 livros novos

Nenhum comentário:

Postar um comentário