segunda-feira, 1 de outubro de 2018

livrinhos de setembro

pra acompanhar os posts anteriores, é só clicar aqui 😄


◇ ◇ ◇


Alucinadamente feliz: um livro engraçado sobre coisas horríveis -
Jenny Lawson (2015)


abri os trabalhos do setembro amarelo com esse livrinho doido, de não ficção, que é tipo uma autobiografia de uma pessoa com transtornos mentais. comecei com lagriminha nos olhos, dei umas risadas ao longo da leitura e terminei aos prantos. definitivamente não entrou pra minha lista de preferidos da vida, no geral eu achei apenas ok, mas esse é um livro MUITO IMPORTANTE. tirando a parte engraçadinha de fazer piada em meio à desgraça, fica a mensagem importantíssima de que você é bem mais do que os monstros que vivem na sua cabeça e que a sua vida vale a pena. o final é tipo um abraço quentinho, com gosto de que, de um jeito ou de outro, vai ficar tudo bem ♡ (ah, só queria registrar que não entendi porque a autora fez o marido dela parecer tão insuportável - aliás, prefiro acreditar que ele é muito melhor do que aparenta ser no livro, porque não consigo conceber aquele casamento funcionando há duas décadas se o homem for realmente daquele jeito...)


A divina comédia - Dante Alighieri (circa 1300)


esse livro, meu deus. ganhei de presente essa edição bilíngue gigantesca já faz uns 5 anos e evitava ao máximo chegar perto dele, porque sabia que seria uma leitura muito difícil, e eu estava certíssima!! eu não tava pronta pra essa leitura e sinceramente acho que nunca na vida eu teria a bagagem necessária pra ler esse troço direito hahaha essa edição tem bastante nota de rodapé pra ajudar no contexto histórico e na parte da mitologia, mas mesmo assim eu tive muito problema pra entender o que tava rolando, me perdi infinitas vezes na história etc. epopeia né, gente, não tinha como ser diferente. mas aos poucos eu fui me acostumando à leitura e foi ficando menos complicado. confesso que só não abandonei pra poder dizer por aí que já li o livro, porque gostar mesmo é um termo muito forte pra empregar aqui hahaha eu levei o mês inteiro lendo e ainda não cheguei no final, mas com muita fé e força de vontade eu chego lá!


A fantástica fábrica de chocolate - Roald Dahl (1964)


antes de tudo preciso dizer que as adaptações pro cinema dos livros desse cara são surreais de fiéis, as cenas são absurdamente parecidas!! eu amo esse filme (as duas versões) e obviamente amei o livrinho também, achei uma delícia de ler e é muito divertido! ♡ lembrando que foi escrito em outra época, então tem coisa ali que é problemática hoje em dia (gordofobia, por exemplo), principalmente considerando que é um livro infanto-juvenil.. então é legal levantar esse tipo de discussão com as crianças caso elas leiam, tem que incentivar o pensamento crítico desde sempre ;)


El principito - Antoine de Saint-Exupéry (1943)


✩ favorito do mês! ✩
esse é um dos livros que eu mais li na minha vida, que agora foi lido em três idiomas diferentes :) meu primeiro livrinho em espanhol não tinha como ser outro, OLHA ESSE NOME QUE COISA MAIS LINDICA!!!! hahahaha gente, o pequeno príncipe né. eu amo, tu amas, impossível não querer dormir abraçadinha com essa história etc e tals. gostei muito da experiência de ler em espanhol, aprendi expressões novas, enfim. fechei o mês com sorrisão no rosto! ♡


◇ ◇ ◇

em números, resumão do mês:

 livros terminados 4 x 0 livros abandonados (ainda não terminei a divina comédia, mas não vou abandonar, então já tô botando na conta!)

 literatura brasileira 0 x 4 literatura estrangeira (1 dos eua, 1 da itália, 1 da inglaterra e 1 da frança) ((me dá uma dor no coração quando eu percebo que tô falhando com a literatura nacional...))

 livros lidos no kindle 2 x 2 livros físicos

 autoras mulheres 1 x 3 autores homens

 releituras 1 x 3 livros novos

2 comentários:

  1. Li Alucinadamente Feliz na mesma época em que comecei meu tratamento pra tag, e ao mesmo tempo que morri de medo, morri de rir hahaha

    (Te indiquei pra responder isso aqui: https://limaoquenada.blogspot.com/2018/10/sunshine-blogger-award.html#comment-form)

    Limonada

    ResponderExcluir
  2. pelo menos o livro serve como alívio cômico numa hora dessa, né?

    ah, que legal! vou responder! :D

    ResponderExcluir